sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Artigo: Mitos sobre a hemofilia atrapalham a disseminação de informações relevantes

Google Imagens


O Dia Nacional da Pessoa com Hemofilia, comemorado em janeiro, tem como objetivo aumentar a conscientização da população sobre a doença e os desafios enfrentados pelos portadores dessa condição hereditária em que há deficiência de um dos fatores necessários para a coagulação do sangue. De acordo com a Federação Mundial de Hemofilia, o Brasil possui a quarta maior população de pacientes com hemofilia registrada no mundo, o que representa aproximadamente 13 mil pessoas.

Aproveito a oportunidade para falar sobre uma série de mitos sobre a doença, que atrapalham a disseminação de informações relevantes e que podem ajudar no diagnóstico. Ainda hoje, muita gente acredita que os hemofílicos não podem, em hipótese nenhuma, praticar atividade física. A prática de esportes que envolvam riscos e embates não é segura, mas as com baixo impacto físico, como natação, hidroginástica e caminhada, podem ser praticadas desde que sejam feitas com a liberação do médico. O mais importante é que a atividade seja iniciada e sempre realizada com acompanhamento e progressão gradual, de acordo com as necessidades e habilidades individuais.

Outra ideia errônea é a de que a causa da hemofilia é 100% hereditária. Na verdade, em 70% dos casos a mutação genética é transmitida pelas mães portadoras aos filhos, ou seja, as crianças já nascem com a alteração que causa a doença. Nos outros 30% a hemofilia é resultado de uma mutação nova no organismo, sem histórico familiar da doença, logo, pode ser desenvolvida em uma pessoa sem parentes portadores - por isso, informações a respeito da doença são de interesse de toda a população.

Considero importante que os pais e responsáveis sem histórico familiar de hemofilia fiquem atentos aos sinais no corpo das crianças, tais como sangramentos em fezes e na urina, manchinhas roxas na pele aos mínimos traumas, aumento do volume, calor, dores articulares, diferenças de tamanho entre os membros e dificuldade de movimentação ou locomoção. As crianças já nascem com a doença e a sua manifestação pode ser precoce, dependendo da gravidade da deficiência de fator. Esses sintomas podem estar relacionados à doença, por isso é fundamental procurar um especialista médico e não fazer uso de medicações sem orientação médica, visto que alguns remédios podem interferir na coagulação. O tratamento das hemofilias é feito integralmente e de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Ao contrário do que se acredita, não são apenas os meninos que são atingidos pela doença, embora representem a grande maioria. A hemofilia é uma coagulopatia hereditária ligada ao cromossomo X que também pode atingir as mulheres, mesmo que esses casos sejam mais raros. As mulheres acometidas pela doença podem menstruar, mas a recomendação médica é o bloqueio dos ciclos menstruais pela possibilidade de um sangramento maior, como uma hemorragia de difícil controle. É muito importante a orientação médica a respeito dos riscos para o planejamento familiar já que as mulheres hemofílicas podem ter filhos, mas nascidos no sexo masculino certamente serão hemofílicos.

Os pacientes com hemofilia enfrentam muitos desafios, entre eles a necessidade de acompanhamento e tratamento de forma contínua e eventuais perdas de habilidades físicas em decorrência de lesões osteoarticulares crônicas. Felizmente, com tratamento e cuidados adequados, os pacientes podem levar uma vida praticamente normal.

Dra. Perla Vicari é médica hematologista do Hospital do Servidor Público Estadual, principal unidade do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe). 

 Sobre o Iamspe

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe) é o sistema de saúde do servidor público estadual. Com uma rede de assistência própria e credenciada presente em mais de 160 municípios, o Iamspe oferece atendimento a 1,3 milhão de pessoas, entre funcionários públicos estaduais e seus dependentes. São mais de duas mil opções de atendimento no Estado, incluindo hospitais, clínicas de fisioterapia, médicos e laboratórios de análises clínicas e de imagem, além de postos de atendimentos próprios no interior, os Ceamas, e o Hospital do Servidor Público Estadual, na Capital. O Iamspe é um órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital.

 Informações à Imprensa: Carla Kanamaru ( carlak@a4eholofote.com.br)

quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Sintomas de problemas na vesícula - Dr. Diego Bezerra (Cirurgião Geral - Cirurgião Oncológico)

 




Consulte um Especialista


Nas redes sociais, siga o Dr. Diego Bezerra pelos canais do Facebook e Instagram @drdiegobezerra


Dr Diego Bezerra CRM 10362 - Cirurgião Oncológico. ⠀
Vesalius Centro Médico
(88) 36772311 ou WhatsApp (88) 98007000

Tecnologia de ponta na clínica Vesalius para a realização de ultrassonografia, punção biópsia de mama, tireoide e próstata.




Solidariedade para o Serviço de Oncologia da Santa Casa de Sobral

 


A ação “Quilos de Esperança” do programa Onco do Bem arrecada alimentos não perecíveis que são distribuídos em cestas básicas e doados para os pacientes em situação de vulnerabilidade social que estão em tratamento no serviço de Oncologia do hospital. 

Mais de uma tonelada de alimentos foram arrecadados na campanha deste semestre que contou com a parceria de funcionários da Santa Casa e empresários.

Você também pode colaborar, entre em contato:

(88) 3112-0406 | (88) 3112-0449 📞

quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Registro de atividade do Dr. Janssen Loiola com estudantes da UFC de Sobral na Santa Casa

Dr Janssen Loiola com os internos da Medicina de Sobral da UFC no serviço de Oncologia da Santa Casa

O Blog Encontro Com a Saúde registrou um momento das atividades de acompanhamento do médico cirurgião oncológico, Dr. Janssen Loiola, aos estudantes do Curso de Medicina de Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC). Na oportunidade, o médico, que também é preceptor de ensino da UFC para o Internato em Cirurgia Geral, estava acompanhando os internos: Robert Ibiapina (27ª turma), Marina Magalhães (28ª turma) e Lara Carvalho (27ª turma), que estão desenvolvendo suas atividades no Serviço de Oncologia da Santa Casa de Sobral. Vale ressaltar, que o Dr. Janssen Loiola é médico egresso da 8ª turma do Curso de Medicina da UFC de Sobral e vem contribuindo efetivamente na formação dos novos médicos do Curso.

Saúde da Mulher - Sobre cólica menstrual - (Drª Carla Macedo - Ginecologia e Saúde da Mulher)


 Você já precisou recorrer ao hospital ao sentir tanta dor durante uma cólica menstrual? 😮💨

Infelizmente várias mulheres já enfrentaram ou irão enfrentar esse cenário totalmente desconfortável.

Diante disso, surge uma dúvida: Quando é que a cólica menstrual passa a representar um problema?

🚨Quando ela atrapalha suas atividades diárias, seja por conta da intensidade ou frequência.

Em casos assim, é importante avaliar para investigar a causa e assim ser feita a prescrição da medicação adequada.

Aqui vai 3 recomendações para você evitar a preocupação com as cólicas:

🔸Conheça e entenda o seu ciclo menstrual.

🔸Esteja em dia com a sua saúde ginecológica.

🔸Consulte sua ginecologista regularmente!

Por uma vida sem dor! 🧡

Consulte uma Especialista

Drª. Carla Macedo atende na Clínica Prioritá

Endereço: Av. Monsenhor José Aloísio Pinto, 1362, salas 108  e 109 
Cidade Gerardo Cristino de Menezes
(São Lucas Medical Center)
Sobral-Ceará

Para dúvidas e demais agendamentos:

📞(88) 3677.2312 / 88 9.9318-4038(WhatsApp)

  http://dracarlamacedo.com.br/agendamento

Ministério da Saúde incorpora vacina contra dengue ao SUS


O Ministério da Saúde decidiu incorporar a vacina da dengue Qdenga ao Sistema Único de Saúde (SUS). A ministra Nísia Trindade anunciou que a vacinação com o novo imunizante deve começar em fevereiro de 2024.

A vacina Qdenga, do laboratório japonês Takeda Pharma, é indicada para a faixa etária de 4 a 60 anos. Será aplicada em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. É composta por quatro sorotipos diferentes do vírus causador da doença e poderá ser aplicada em quem já teve a doença.

Inicialmente, a vacinação não será em larga escala. O SUS oferecerá 6,2 milhões de doses ao longo de 2024. Como o imunizante é aplicado em duas doses, cerca 3,1 milhões de pessoas poderão ser vacinadas.


Fonte: https://sobralemrevista.com.br/

terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Pediatras do Hias e do HRN apontam sinais de alerta para levar crianças à emergência


No período de chuvas, é comum observarmos um aumento significativo na permanência das pessoas em ambientes fechados. Associado à variação de temperatura e à umidade, isso contribui para o aumento da incidência de doenças respiratórias e infecções intestinais, sobretudo em crianças. Por isso, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), em Fortaleza, e do Hospital Região Norte (HRN), em Sobral, alerta para a importância da prevenção e destaca a necessidade de atenção especial à saúde das crianças durante esse período. O HRN é administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

Os vírus respiratórios, muitas vezes transmitidos pelo contato próximo entre as pessoas, encontram condições propícias para se proliferar em ambientes com maior umidade. Isso pode comprometer a eficácia do sistema imunológico, tornando as crianças mais suscetíveis a infecções respiratórias. Além disso, a presença de ácaros e mofo, comuns em locais úmidos, pode desencadear ou agravar condições como a asma e a rinite, afetando a qualidade de vida das crianças e aumentando a demanda por atendimento médico.

A coordenadora do Centro de Emergência do Hias, Érica Coutinho, ressalta a importância de medidas preventivas e esclarece o momento ideal para procurar atendimento médico. “Em casos mais leves, como resfriados, grande parte do tratamento é sintomático. No entanto, se a criança desenvolver febre persistente por mais de dois ou três dias, mostrar-se extremamente debilitada, recusar alimentação ou apresentar esforço significativo para respirar, é crucial buscar o Pronto Atendimento. Inicialmente, essa avaliação pode ocorrer em uma unidade básica de saúde”, explica.

A pediatra também orienta sobre medidas preventivas que os responsáveis podem adotar. “Manter uma alimentação e hidratação adequadas, evitar ambientes muito aglomerados e contato com pessoas doentes são fundamentais, além de garantir que as vacinas estejam em dia. Dentro de casa, a ênfase deve ser nas práticas de higiene, como a lavagem frequente das mãos, especialmente durante a preparação de alimentos, e o uso de álcool em gel quando água e sabão não estão disponíveis”, destaca Érica Coutinho.

No caso de crianças já apresentando sintomas de resfriado ou infecção respiratória mais leve, os pais podem intensificar a lavagem nasal para reduzir secreções e evitar complicações. Além disso, devem administrar antitérmicos e medicamentos para vômito conforme orientação do médico que acompanha a criança.

Para a pediatra, é fundamental destacar a importância de não subestimar infecções respiratórias. “Em situações como essa, cada caso adicional sobrecarrega o sistema de saúde como um todo. Neste período delicado, é crucial que cada indivíduo faça a sua parte, evitando espaços coletivos se estiver doente, para proteger tanto as crianças quanto o sistema de saúde como um todo”, disse.

HRN

Referência única para casos de urgência e emergência pediátrica na Região Norte, o perfil de atendimento da emergência pediátrica do Hospital Regional Norte (HRN) é de crianças com quadros graves. “Somos a única Emergência Pediátrica aberta em toda a macrorregião Norte”, ressalta a coordenadora médica da emergência pediátrica do HRN, Inara Araujo Leandro Gonzalez. Ela explica que crianças e adolescentes com idade até 13 anos, 11 meses e 29 dias são atendidos e estabilizadas no serviço e, dependendo do caso, encaminhadas para a Clínica, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica ou o Centro Cirúrgico do HRN — ou para outro serviço de saúde.

Além da Emergência Pediátrica, o equipamento também conta com 40 leitos de Enfermaria e dez de UTI para este perfil. Na área Neonatal, são 39 leitos de Enfermaria e dez de UTIs. Dentre as principais causas de atendimento, estão as pneumonias, dores abdominais, as questões respiratórias e as doenças sazonais, as conhecidas viroses. A equipe multiprofissional conta com médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e assistentes sociais.

A médica pediatra do HRN Ana Paula Oliveira ressalta que a febre preocupa muito os pais, mas não é o principal sinal de alerta, e sim uma defesa do organismo contra algum agente infeccioso. A febre, com temperatura a partir dos 37,5 ºC, deve ser observada. “Esse sintoma, na maioria das crianças, até os cinco anos, é de causa viral“, explica.

Uma das primeiras medidas para esses casos é a hidratação. Se após 30 minutos, a febre persistir, pode-se dar um antitérmico e observar. “O importante é observar se há outros indícios preocupantes. A criança com febre fica mais caída, mas quando passa, normalmente ela volta a brincar, a comer, fica mais esperta”, afirma Oliveira.

Se mesmo quando a febre passa, a criança continua indisposta, com irritabilidade excessiva, recusa alimentar, vômitos incoercíveis, dor no pescoço ou muita tosse e cansaço, deve ir ao pronto atendimento, pois precisa de avaliação médica. Além disso, segundo Oliveira, pacientes com menos de três meses com febre também devem ser avaliados por um médico. “Se a febre não melhora com antitérmicos ou há outros sinais de alarme, é necessário buscar atendimento”, pontua.

Informações à Imprensa: Terezinha Fernandes de Oliveira <terezinha.tfo@isgh.org.br>

Entenda os fatores que causam ou aumentam estrias nas mamas


Idealizadora do método Barbara Aguiar explica as causas e o tratamento realizado pelas gêmeas Mariely Santos e Mirella Santos para eliminar estrias após colocação de silicone

As estrias são lesões que acontecem quando as fibras da pele são rompidas. Raras ou numerosas, dispõem-se paralelamente umas às outras perpendicularmente às linhas de fenda da pele, indicando um desequilíbrio elástico localizado, o que caracteriza uma lesão. É comum que as estrias ocorram nas mamas, bem como em outras áreas do corpo. As estrias possuem geralmente uma cor rosada, roxa ou vermelha quando se formam pela primeira vez. Elas podem ou não mudarem para uma cor mais pálida ou mais branca com o tempo. Existe diferentes tipos de estrias que são categorizadas pelo tempo e causa.

A fisioterapeuta Barbara Aguiar é referência no tratamento de estrias no Brasil e criadora do método que leva seu nome, técnica que remove toda a primeira camada de pele para fazer a substituição por um novo tecido.
Famosas nas redes sociais, as gêmeas Mariely Santos, com mais de 12 milhões de seguidores, e Mirella Santos, que possui mais de 17 milhões de seguidores, realizaram com a profissional o procedimento para eliminar estrias nas mamas.

“Mariely e Mirella realizaram o procedimento nas mamas após terem surgido muitas estrias em ambas devido a cirurgia de prótese de silicone e o resultado foi excelente, conseguimos remover completamente as estrias. Indicamos em média de 3 a 5 sessões. Tudo depende da evolução de cada paciente. Os resultados que variam de 70% a 100% de remoção das estrias são definitivos na área tratada”, esclarece a criadora do método.

A especialista explica que há uma série de fatores que podem causar ou aumentar a probabilidade de desenvolver estrias nas mamas.

Puberdade: As alterações hormonais que ocorrem durante a puberdade podem desencadear um rápido crescimento do tecido mamário. As estrias são uma parte normal da puberdade para muitas meninas. Alguns também podem notar estrias nas coxas, quadris e bumbum.

Gravidez: A gravidez é outra causa excepcionalmente comum de estrias nas mamas devidos aos hormônios produzidos na gestação.

Ganho e perda de peso: Normalmente associado a ansiedade e depressão, faz com que aumente os níveis hormonais e também esse problema pode desencadear o consumo excessivo de açúcar aumento os riscos de estrias.

Cirurgia plástica: Implantes mamários e procedimentos de aumento podem esticar a pele, seja adicionando implantes ou reposicionando o tecido mamário mais a produção hormonal na fase e também medicamentos podem resultar em estrias.

Genética: alteração no metabolismo do fibroblasto pode causar estrias.

 Sobre Barbara Aguiar:

Criadora do “Método Barbara Aguiar” para remoção definitiva de estrias.Barbara é formada em Fisioterapia e Medicina Tradicional Chinesa Sistêmica e Estética, e pós-graduada em Estética e Cosmetologia. Atualmente o “Método Barbara Aguiar”, curso de extensão universitária reconhecido pelo MEC, já habilitou mais de 300 profissionais de saúde no Brasil e em países como Estados Unidos, Austrália, Canadá, Portugal, Nova Zelândia, França, Bélgica e Suíça. Instagram: @estriasbarbaraaguiar

Reflexão da Semana

 



sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Recuperação da cirurgia oncológica - Dr. Janssen Loiola (Cirurgião Oncológico / Cirurgião Geral)


Hoje, vamos explorar os aspectos surpreendentes da recuperação após uma cirurgia oncológica. A jornada não termina na sala de operação - é onde a sua resiliência brilha ainda mais. 🌟

.

1️⃣ Tempo de recuperação: O período de recuperação varia de acordo com o tipo de cirurgia e a condição de saúde do paciente. Paciência é fundamental.

.

2️⃣ A importância da equipe de cuidados: Uma equipe multidisciplinar, incluindo enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos, está pronta para apoiar você a cada passo.

.

3️⃣ Incisões e cicatrização: Cicatrizes são parte natural do processo de cura. Elas podem parecer intensas no início, mas com o tempo, tendem a desaparecer.

.

4️⃣ Reinício das atividades: Com orientação médica, gradualmente você poderá retomar suas atividades diárias, incluindo exercícios.

.

Lembrando que a recuperação é uma jornada única para cada paciente. Estamos aqui para fornecer o apoio necessário durante esse processo desafiador. 🤝

.

Câncer Tem Cura

 Consulte o Especialista

"Meu nome é Janssen Loiola, sou cirurgião oncológico e venho nos últimos anos prestando assistência oncológica, pautada em dignidade e respeito à autonomia dos pacientes com diagnóstico de câncer. Estarei com o paciente do primeiro atendimento ao pós-operatório, tendo em vista um tratamento humanizado. O meu maior desejo é levar atendimento oncológico de qualidade para o interior do Estado do Ceará."

Sobre o Dr. Janssen Loiola: Graduação Médica na UFC/campus SOBRAL. Cirurgia Geral na Santa Casa de Sobral/ UFC e Cirurgia Oncológica no Instituto do Câncer do Ceará.

Agende a sua consulta: Bio no Instagramdrjanssenloiola.99link.com.br

Vesalius Centro Médico
(88) 36772311 ou WhatsApp (88) 98007000

Nas redes sociais, siga o Dr. Janssen Loiola pelos canais do Facebook e Instagram @drjanssenloiola.

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Profissionais da OPO da Santa Casa participam de encontro voltado para doação e transportes de órgãos



Na busca contínua por aprimorar práticas e contribuir para o avanço do cenário de transplantes no estado, os profissionais da Organização de Procura de Órgãos (OPO) da Santa Casa de Sobral marcaram presença no IV Encontro de Coordenadores Intra-Hospitalares de Transplantes do Ceará. O evento, realizado na Escola de Saúde Pública do Ceará na terça-feira (05/12), em Fortaleza, reuniu especialistas e gestores do setor para discutir temas cruciais para o futuro dessa área vital da medicina.

Entre os principais assuntos abordados durante o encontro, destacam-se a projeção das Taxas de Doação e Transplante de Órgãos no Brasil, com análises prospectivas que abrangem o período de 2022 até 2028. Essa perspectiva estratégica visa orientar as ações dos profissionais envolvidos e contribuir para um panorama mais eficaz e sustentável.

Os Processos de Trabalho da OPO e CHIDOTT foram minuciosamente discutidos, proporcionando uma oportunidade para troca de experiências e boas práticas entre os coordenadores intra-hospitalares presentes. Inovações em transplante e estratégias educacionais também figuraram como pontos de destaque, demonstrando o comprometimento dos profissionais em manter-se atualizados frente às tecnologias emergentes e metodologias educacionais eficazes.

O evento contou com a presença da médica Eliana Régia Barbosa de Almeida, coordenadora da Central Estadual de Transplante do Ceará. Sua participação enriqueceu o debate, trazendo uma visão abrangente e atualizada sobre os desafios e avanços no cenário de transplantes.

🗣️ O enfermeiro Elias Farias, representando a Santa Casa de Sobral, ressaltou a importância do encontro como um marco no reconhecimento e desenvolvimento da instituição como referência em captação de órgãos. "Este momento representa não apenas uma troca de conhecimento, mas também o reconhecimento do trabalho árduo da nossa equipe, consolidando a Santa Casa como uma instituição comprometida com a vida e a solidariedade", destaca.

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Pintas podem se transformar em câncer - Dr. Diego Bezerra (Cirurgião Geral - Cirurgião Oncológico)



Sempre mantenha seu check-up em dia! Descobrir um câncer em estágio inicial aumentam as chances de cura e de uma recuperação mais branda.


Consulte um Especialista


Nas redes sociais, siga o Dr. Diego Bezerra pelos canais do Facebook e Instagram @drdiegobezerra


Dr Diego Bezerra CRM 10362 - Cirurgião Oncológico. ⠀
Vesalius Centro Médico
(88) 36772311 ou WhatsApp (88) 98007000

Tecnologia de ponta na clínica Vesalius para a realização de ultrassonografia, punção biópsia de mama, tireoide e próstata.

Natal também pode ser uma época de solidão



Doutor em psicologia explica que a data pode ser uma oportunidade de recomeçar e buscar alternativas para se sentir melhor

O Natal pode ser visto como um tempo de renascimento, seja em celebração ao nascimento de Jesus ou como uma oportunidade para o renascimento pessoal. Esta época do ano costuma ser de muitas alegrias para quem pode comemorar com a família, mas também traz um sentimento de solidão para muita gente. 

Segundo Danilo Suassuna, doutor em psicologia e idealizador do Instituto Suassuna, que organiza e realiza congressos, seminários, workshops e extensões voltadas aos profissionais da psicologia, o Natal pode ser visto como uma chance para quem quer se reorganizar e recalcular a própria rota. “Lembre-se que é sempre possível começar de novo e encontrar novas maneiras de trilhar seu caminho, mesmo em momentos de solidão”, diz. 

Para o especialista, é crucial começar reconhecendo que a solidão durante o Natal é uma experiência comum. “Isso ajuda a diminuir o estigma e permite que as pessoas se sintam mais à vontade para compartilhar seus sentimentos”, afirma. 

Uma sugestão para driblar a solidão, segundo Danilo Suassuna, é o envolvimento em eventos comunitários durante o Natal, o que pode ser uma excelente maneira de se conectar com os outros e sentir-se parte de uma comunidade. “Outra alternativa é engajar-se em atividades de voluntariado, pois a pessoa se sentirá útil e conectada com outras pessoas, combatendo a solidão”, orienta.

Quem é mais introspectivo pode aproveitar o Natal para se conectar consigo mesmo. “Adote práticas de introspecção e autocuidado, como meditação, leitura ou hobbies. Encontrar paz e conforto em atividades individuais pode ser uma fonte de força também”, aconselha. 

Confira outras sugestões de Danilo Suassuna para lidar com a solidão natalina:

  • Crie novas tradições: Incentive a criação de novas tradições que sejam significativas individualmente, como voluntariado, atividades prazerosas ou celebrações pessoais.
  • Conecte-se com os Outros: Manter contato com amigos, familiares ou grupos com interesses similares pode ajudar a combater o isolamento. Grupos de apoio online também são uma boa opção.
  • Foque no presente: Práticas de mindfulness e gratidão, focando no momento presente, podem ser úteis para lidar com sentimentos de solidão.
  • Busque apoio profissional: Quando a solidão se torna esmagadora, procurar apoio de terapeutas ou conselheiros pode ser uma estratégia eficaz.


Sobre Danilo Suassuna

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008), possui graduação em Psicologia pela mesma instituição. Autor do livro “Histórias da Gestalt-Terapia – Um Estudo Historiográfico”. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e do Curso Lato-Sensu de Especialização em Gestalt-terapia do ITGT-GO. Coordenador do NEPEG Núcleo de estudos e pesquisa em gerontologia do ITGT. É membro do Conselho Editorial da Revista da Abordagem Gestáltica. Consultor Ad-hoc da revista Psicologia na Revista PUC-Minas (2011). Para mais informações acesse o instagram: @danilosuassuna. 

Informações à Imprensa: Carolina Lara carolina@carolinalara.com.br

HRN realiza campanha para doação de sangue nesta quarta-feira (20/12), em parceria com o Hemoce


O Hospital Regional Norte (HRN), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), está promovendo uma campanha de doação de sangue. Chamada de Campanha Natal Solidário, as doações podem ser realizadas a partir desta quarta-feira (20), no ambulatório do HRN, a partir das 8h. A meta é superar 100 bolsas arrecadadas. A parceria entre as unidades da Secretaria da Saúde (Sesa) já existe há 10 anos. O HRN é administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

O mês de dezembro é o escolhido devido à proximidade com o Natal e o sentimento de solidariedade reforçado pela data. A coordenadora do Serviço Social do HRN, Iara Pinto, ressalta que, além de salvar vidas, é objetivo da campanha promover o voluntariado e o altruísmo.

As doações podem ser feitas por colaboradores da unidade, mas também pela população. Para evitar aglomerações, é necessário agendamento prévio para realizar a doação. Todos os protocolos de segurança e de distanciamento social serão respeitados. “A marcação é para evitar a aglomeração. Convidamos toda a população de Sobral e das cidades circunvizinhas para esse ato solidário, para fortalecer nossa campanha”, explica Iara Pinto.

As doações se encerram já nesta quarta-feira. Os interessados podem entrar em contato para agendamento pelos números (88) 3677-9336 / 3677-9390.

Quem pode doar sangue?

Para doar sangue basta apenas estar saudável, bem alimentado, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 67 anos e apresentar documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal. O documento está disponível no site do hemocentro. Pessoas que tiveram febre ou sintomas gripais nos últimos 14 dias não podem doar.


Fonte: https://sobralemrevista.com.br/



terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Estenose da Artéria Carótida - (Dr. Elpidio Ribeiro - Cirurgião Vascular e Endovascular)

 


O que é estenose da Artéria Carótida?

É uma doença caracterizada pelo estreitamento da parte interna da artéria carótida e acomete principalmente a região em que há bifurcação desta. A aterosclerose (placa de gordura) é a principal causa, entretanto, há outras causas como vasculite.

Quais as possíveis complicações?

Esta enfermidade pode causar, principalmente, eventos vasculares cerebrais como acidente vascular cerebral (AVC) e acidente vascular transitório (AIT), podendo levar a sequelas como perda ou redução da força muscular, redução da sensibilidade, tonturas e alteração do nível de consciência.

Quais os fatores de risco?

Os principais fatores de risco são tabagismo ativo ou passivo, dislipidemias (valores aumentados de colesterol no sangue), diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, sedentarismo e obesidade.

Há exames para diagnosticar ?

Podemos suspeitar nos casos em que há sopro na topografia da artéria carótida durante o exame físico. Os principais exames complementares para diagnostica são: a ultrassonografia doppler, angiotomografia ou angioressonância da artéria carótida. Podemos utilizar também angiografia cerebral, mas por ser um exame invasivo, é reservado para casos em que há dúvida nos exames anteriormente solicitados.

Quais pacientes devem ser tratados?

Todos os pacientes com aterosclerose da artéria carótida devem ter tratamento clínico otimizado, com controle dos fatores de risco. É preciso reduzir a exposição ao tabagismo, realizar atividades físicas, controlar a hipertensão arterial sistêmica e o diabetes mellitus. Além disso, é preciso manter uma alimentação saudável com aumento da ingestão de frutas e verduras, alimentos integrais e realizar restrição do consumo de sal e de gordura saturada. Deve-se também fazer uso de remédios antiplaquetários (ácido acetilsalicílico ou clopidogrel) e dos remédios para controlar colesterol (estatinas).

O tratamento cirúrgico deve ser considerado nos casos em que a estenose da artéria carótida está compreendida entre 70-99%, nos casos assintomáticos (nunca tiveram sintomas relacionados ou os tiveram há mais de 6 meses) ou na estenose compreendida entre 50-69% em pacientes com sintomas relacionados, e deve ser realizado nos pacientes sintomáticos com estenose compreendida entre 70-99%.

Quais os procedimentos cirúrgicos disponíveis?

Há dois tipos de tratamento cirúrgico disponíveis: a endarterectomia da artéria carótida (cirurgia convencional aberta) e a angioplastia da artéria carótida com stent (cirurgia através de cateterismo).


Consulte um Especialista

 -


Dr. Elpidio Ribeiro (CREMEC: 16.907 / RQE-CE: 11.221) - É cirurgião Vascular e Endovascular com atuação na cidade de Sobral (CE). Faz parte do corpo clínico do serviço de cirurgia vascular e endovascular do Hospital Regional Norte e da equipe de cirurgia vascular para acessos vasculares do serviço de hemodiálise da Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

Realiza atendimento no Instituto de Saúde São Francisco no São Lucas Medical Center, no Hospital Unimed Sobral e na Clínica Boghos Boyadjian Sobral.

Resumo do currículo:

- Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará - campus Sobral (UFC-Sobral).

- Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP-USP).

- Residência Médica em Cirurgia Vascular pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP-USP).

- Residência Médica em Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular d Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP-USP).

- Doutorando do Departamento de Cirurgia e Anatomia do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP-USP).

- Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e Associação Médica Brasileira (AMB).

SERVIÇO

Instituto de Saúde São Francisco 

São Lucas Medical Center - Salas 106/107

Av. Monsenhor Aloísio Pinto, 1362. Sobral - Ceará

Fone:  (88) 99802.7000

E-mail: elpidioribeiro@outlook.com

Nas redes sociais, siga o Dr. Elpidio Ribeiro pelos canais do Facebook e Instagram @institutodesaudesaofrancisco

https://linktr.ee/institutodesaudesaofrancisco

Concurso Fiocruz tem edital publicado com 300 vagas


O concurso Fiocruz teve os três editais publicados no Diário Oficial da União. No total, a Fundação Oswaldo Cruz oferece 300 vagas em cargos de nível superior. Os ganhos mensais chegam a R$12 mil, e o regime de contratação é o estatutário, com estabilidade.

As vagas são para os cargos de tecnologista em saúde pública (100), analista de gestão em saúde (100) e pesquisador em saúde pública (100).

O concurso está sendo organizado pela Fiocruz, que receberá inscrições de 22 de janeiro a 5 de março de 2024. As provas estão marcadas para 28 de abril de 2024.

  • Veja o edital para Analista de gestão em saúde : AQUI
  • Veja o edital para Tecnologista em saúde pública : AQUI
  • Veja o edital para Pesquisador em saúde pública : AQUI

Para saber detalhes sobre esse concurso, clique AQUI

Como acabar com o mau hálito? Dentista dá 4 dicas práticas

Bactérias, doenças hepáticas, renais e cânceres podem ser as principais causas do problema

Sofrer de mau hálito é um problema que atinge muitas pessoas e pode causar diversos constrangimentos. A halitose é mais comum do que pensamos e pode indicar desequilíbrios na saúde bucal, como bactérias que colonizam a boca e eliminam gases com odores desagradáveis. 

A falta de higiene bucal e a diminuição de saliva podem contribuir para o aumento das bactérias que causam o problema. Além disso, a halitose também pode ser sinal de doenças hepáticas, renais e cânceres. 

Caso o problema persista, é preciso procurar um dentista para entender sua origem para encontrar a melhor solução para esse incômodo. O cirurgião dentista Paulo Zahr, fundador e presidente do Grupo OdontoCompany, separou quatro dicas práticas para acabar de vez com o mau hálito:

Não fique horas sem comer

Uma das causas do mau hálito é ficar muitas horas sem comer. O ideal é se alimentar a cada 3 horas com alimentos de fácil digestão que passam rapidamente pelo estômago. Dietas radicais como o  jejum ou que cortam totalmente os carboidratos também podem favorecer o aparecimento do mau odor.

Beba bastante água 

A ingestão de líquidos também é fundamental para evitar o problema. Como a falta de saliva contribui para o mau hálito, é preciso beber bastante água para manter as mucosas úmidas e o hálito agradável.

“O consumo regular de sucos de frutas cítricas, como limão, laranja e tangerina também é benéfico para o hálito. Por serem ricas em ácido cítrico, essas frutas estimulam as glândulas salivares e impedem a formação da saburra”, explica  Paulo Zahr.

Escove os dentes e use fio dental 

Manter uma rotina de higiene bucal regrada é essencial para um bom hálito. Os dentes devem ser escovados sempre após as refeições e antes de dormir. Afinal, é durante a noite que as bactérias agirão por mais tempo.

O mau hálito pode, também, vir do tártaro ou de restos de comida acumulados entre os dentes. Por isso, é preciso utilizar o fio dental diariamente para limpar os locais em que a escova não tem acesso.

Não esqueça de escovar a língua

A saburra lingual nada mais é do que aquela massa branca que fica sobre a língua. Composta por bactérias, células descamadas, muco e restos de alimentos, ela é a principal fonte do mau cheiro.

“A língua precisa de um cuidado especial no momento da higiene. Ela pode ser limpa gentilmente com a escova e creme dental ou você pode optar por raspadores. O ideal é que a limpeza da língua seja realizada logo ao acordar para garantir a eliminação da saburra formada durante a noite”, explica o dentista.

Manter uma higiene bucal eficiente e seguindo essas dicas, é possível controlar as bactérias e eliminar o mau cheiro. Além disso, visitar um dentista regularmente também é de extrema importância para realizar um tratamento preventivo e evitar problemas bucais que possam provocar halitose.


Informações à Imprensa: Daniele Dutra daniele@markable.com.br

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Saúde da Mulher - Inspecione a sua calcinha - (Drª Carla Macedo - Ginecologia e Saúde da Mulher)

 


Se conhecemos o nosso corpo sabemos, exatamente, como funciona e rapidamente, percebemos quando algo está errado!

A secreção normal da preciosa é branquinha ou transparente, não tem cheiro, não arde ou coça, e fica grudadinha no fundo da calcinha, podendo variar em quantidade e textura conforme o nosso ciclo menstrual.

Peço sempre para minhas pacientes registrarem qualquer mudança de cor, textura, ou cheiro! Isso nos ajuda a diagnosticar de maneira precisa e propor um tratamento mais rápido e eficaz!

Não é normal, corrimento amarelado, esverdeada, como leite talhado, ardência, coceira ou cheirinho de peixe na preciosa!!

Se você está sentindo essas alterações, já liga para sua gineco que sua preciosa está precisando de ajuda!

Consulte uma Especialista

Drª. Carla Macedo atende na Clínica Prioritá

Endereço: Av. Monsenhor José Aloísio Pinto, 1362, salas 108  e 109 
Cidade Gerardo Cristino de Menezes
(São Lucas Medical Center)
Sobral-Ceará

Para dúvidas e demais agendamentos:

📞(88) 3677.2312 / 88 9.9318-4038(WhatsApp)

  http://dracarlamacedo.com.br/agendamento

Nootrópicos: por que prometem turbinar o cérebro?

Google Imagens


*Por Phillip Ji, co-CEO da Orient Mix  

Em um cenário onde a hiperconectividade impera e o mundo dos negócios cresce em ritmo acelerado, frente a mercados cada vez mais acirrados, a busca por soluções que impulsionem a produtividade, criatividade e o foco ganha espaço. É justamente nesse contexto que os nootrópicos estão conquistando os holofotes ultimamente, dentro e fora dos escritórios. Também conhecidos como “drogas inteligentes” ou “potencializadores cognitivos”, essas substâncias são encontradas na forma sintética ou natural e têm como objetivo otimizar o funcionamento cerebral.   

A ingestão dos sintéticos, no entanto, deve acontecer sob prescrição médica. Isso porque o perigo maior se volta à dependência química do paciente. Nomes conhecidos como Ritalina, Piracetam e Modafinil são alguns exemplos de nootrópicos químicos, com efeitos colaterais. Portanto, as melhores são as opções naturais, que também devem ser administradas com moderação e supervisão médica.  

De acordo com o relatório Nootropics Global Market Report 2023, publicado pelo Research and Markets, o mercado global de nootrópicos cresceu de US$ 3,97 bilhões em 2022 para US$ 4,64 bilhões em 2023, a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 17,0%. Ainda a expectativa é que o mercado cresça para US$ 7,87 bilhões em 2027, com um CAGR de 14,1%.  

Como atuam?  

Os mecanismos de ação dos nootrópicos podem variar, mas geralmente envolvem a modulação de neurotransmissores, o aumento do fluxo sanguíneo cerebral ou a proteção contra danos oxidativos. Algumas substâncias, como a cafeína, estimulam o sistema nervoso central, aumentando o estado de alerta. Outras, como a bacopa monnieri, melhoram a memória por meio da promoção da neurogênese, ou seja, da formação de novos neurônios.  

Opções naturais  

Algumas “smart drugs” podem ser encontradas em lojas físicas e e-commerces de produtos naturais e fitoterápicos como suplementos alimentares.   

Ginko Biloba: essa famosa planta, por exemplo, é usada para melhorar a memória e a cognição, além de atuar no tratamento contra Alzheimer e outras condições neurológicas.  

Cafeína: substância estimulante, que quando ingerida é absorvida pela corrente sanguínea e transportada até o cérebro, onde irá atuar como psicoativo. É capaz de influenciar no humor, raciocínio e estado de alerta.   

Fosfatidilserina: indicada na manutenção e aumento da capacidade mental. Ajuda no suporte do sistema nervoso e protege a saúde do cérebro contra os efeitos da idade. 

Ômega-3: auxilia a cognição e os processos mentais. Os ácidos graxos presentes nesse composto melhoram o aprendizado e a memória e apresentam uma importante função neuroprotetora.  

Cúrcuma: a curcumina é o princípio ativo do açafrão da terra (tempero) e considerada um agente anti-neuroinflamatório. Portanto, entre seus inúmeros benefícios, estão melhora da memória quando utilizada de forma regular, produção de novas células cerebrais e aumento do fluxo sanguíneo na região.  

Dicas para aderir aos suplementos alimentares  

Para escolher o melhor nootrópico, é preciso levar em consideração objetivos individuais. De qualquer forma, nesse processo, é imprescindível ainda contar com o auxílio de um médico de confiança e optar por marcas que atuem com matérias-primas certificadas e rigoroso controle de qualidade.   

Além disso, vale sempre lembrar que um estilo de vida saudável, com sono adequado, alimentação balanceada e exercícios físicos, é a base para a promoção de uma mente mais equilibrada e produtiva.  

*Phillip Ji é co-CEO da Orient Mix – orientmix@nbpress.com.br   

Informações à Imprensa:  Informações à imprensa  NB Press Comunicação

Carol Agacci annacarolina@nbpress.com.br