O nascimento prematuro e as internações prolongadas são desafios enfrentados por muitos recém-nascidos, mas o que nem todos sabem é que essas circunstâncias podem ter um impacto significativo na organização dos sistemas sensoriais dos bebês. A falta de estímulos adequados pode prejudicar o desenvolvimento infantil.
Nas Unidades de Cuidados Neonatais da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, uma iniciativa está fazendo a diferença para esses pequenos pacientes. Trata-se de um abrangente protocolo de estimulação sensório-motora, com destaque para a estimulação visual. Segundo a fisioterapeuta residente em neonatologia, Livia Sayuri, esse protocolo é personalizado de acordo com as necessidades individuais de cada recém-nascido e baseado nos marcos de desenvolvimento apropriados para a idade.
A estimulação visual envolve o uso de imagens, objetos e figuras, proporcionando uma intervenção simples e de baixo custo. Esta abordagem visa não apenas estimular o desenvolvimento neuropsicomotor adequado, mas também favorecer a qualidade de vida do bebê e de sua família.
A coordenadora de enfermagem do serviço, Renides Brasil, enfatiza a importância dessas ações para o desenvolvimento saudável do bebê. “A estimulação visual é apenas uma das várias estratégias utilizadas nas Unidades de Cuidados Neonatais da Santa Casa”, ressalta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário