A Santa Casa de Misericórdia de Sobral promoveu, de 9 a 13 de outubro, uma ação educativa com o tema "adoro zero". A campanha, realizada pelo Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) em parceria com o Serviço de Controle de Infecção Relacionada a Assistência à Saúde (SCIRAS), tem como objetivo reforçar para todos os profissionais a importância de não utilizar, no ambiente hospitalar, acessórios como relógios, pulseiras, brincos, anéis e alianças, reduzindo riscos de infecção cruzada em pacientes, bem como, não levar as infecções para sua residência. A ação contemplou todos os serviços assistenciais da Santa Casa.
A campanha busca atualizar os termos da Norma Regulamentadora 32 (NR32) – Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, que estabelece e regulamenta as diretrizes básicas para a adoção de medidas de proteção à segurança e à saúde de trabalhadores dos serviços de saúde. A norma determina que o empregador deve vedar o uso de adornos nos postos de trabalho de todos os profissionais devido à possibilidade de aderência de micro-organismos nas superfícies desses objetos.
"A norma, além de determinar procedimentos de segurança em ambientes hospitalares, também rege as condutas dos profissionais da área, indicando a obrigatoriedade do uso de EPIs e a proibição do uso de adornos, que podem levar e/ou trazer riscos biológicos de contaminação", completou o engenheiro do trabalho, Assis Barros.
Fonte: https://www.facebook.com/stacasadesobral
Nenhum comentário:
Postar um comentário