sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Médica e professora Mary Flowers recebe título de doutora honoris causa da UFC

O cuidado com a saúde coletiva e o compromisso de salvar vidas foram as tônicas da cerimônia de entrega do título de doutora honoris causa da Universidade Federal do Ceará à médica e professora Mary Flowers. A solenidade ocorreu na noite dessa segunda-feira (14), na sala dos Conselhos Superiores, na Reitoria da UFC, em Fortaleza. A outorga da principal láurea atribuída a personalidades com sólida atuação nas ciências, letras e artes foi aprovada por meio da Resolução nº 10 do Conselho Universitário (CONSUNI), de 27 de junho de 2023. 

Imagem: Foto posada da Profª Mary Flowers e do reitor Cândido Albuquerque
A entrega do título de doutora honoris causa à médica e professora Mary Flowers ocorreu na noite dessa segunda-feira (14) na sala dos Conselhos Superiores da Reitoria da UFC (Foto: Viktor Braga)

BIOGRAFIA – Nascida em 19 de outubro de 1953, em Natal (RN), Mary Evelyn Dantas Flowers se graduou em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 1977. Fundou o Programa Nacional de Transplante de Medula Óssea no Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Rio de Janeiro, e colaborou com diversos serviços de hematologia e transplantes de medula óssea no Brasil e no exterior.

Docente da Universidade de Washington (Estados Unidos) e coordenadora do Programa de Acompanhamento Pós-Transplantes da instituição, a Profª Mary tem ministrado palestras e conferências em países da Europa, Ásia e América do Norte. Autora de mais de 300 trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais, ela desenvolve pesquisas nas áreas de tratamento de complicações do transplante de medula óssea, como a doença do enxerto contra o hospedeiro (DECH), e do uso de imunoterapia celular em recaídas de doenças malignas hematológicas.

APLAUSO – A saudação à nova doutora honoris causa da UFC foi efetuada pelo chefe da Unidade de Hematologia e Hemoterapia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e atual presidente da Sociedade Brasileira de Terapia Celular e Transplante de Medula Óssea (SBTMO), Prof. Fernando Barroso Duarte. O docente, que ressaltou o legado e a dedicação demonstrados pela homenageada, teve Flowers como orientadora de pós-doutorado no Seattle Cancer Care Alliance (EUA). Para ele, os transplantes são, “sem dúvida nenhuma, uma grande virada de chave na medicina, pois trazem uma perspectiva real de vida para todos os que têm esse tratamento como única opção curativa”.

“Esta noite, em que somos partícipes da concessão pela UFC do título de doutora honoris causa à Profª Mary Flowers, traz consigo um simbolismo muito especial não só para nós, médicos hematologistas e transplantadores de medula óssea, mas para todos os profissionais da saúde e cidadãos brasileiros”, refletiu.

Imagem: Foto da Profª Mary Flowers discursando no púlpito
A Profª Mary Flowers desenvolve pesquisas nas áreas de tratamento de complicações do transplante de medula óssea e do uso de imunoterapia celular em recaídas de doenças malignas hematológicas (Foto: Viktor Braga)

EXEMPLO – Após mais de quatro décadas residindo no exterior, Mary Flowers mencionou ter orgulho de suas raízes como mulher e nordestina. Ela agradeceu à Universidade por receber a comenda e destacou o privilégio de ter sido formada por grandes personalidades médicas no contexto nacional e internacional, como Hildebrando Marinho (1917-2007) e Edward Donnall Thomas (1920-2012), ganhador do Prêmio Nobel de Medicina em 1990.

“Eu já recebi inúmeras homenagens, mas esta tem um significado ímpar, porque vem de uma universidade nordestina, de grande porte, da qual eu me sinto filha. Estou usando esta ocasião para inspirar os jovens, particularmente as mulheres, para dizer que existem outros modelos. Nós escolhemos a trajetória de embarcar em uma vida de significância, oferecendo a oportunidade de os outros terem uma impressão melhor deles mesmos”, concluiu.

Parabenizando-a pela conquista, o reitor Cândido Albuquerque ressaltou a contribuição da Profª Mary na ciência, na melhoria de vida da população e no engrandecimento do meio acadêmico internacional. “A trajetória que a senhora construiu, levando o nome da universidade nordestina mundo afora, é algo extremamente admirável. Como fiquei orgulhoso de ser nordestino e de poder ter a oportunidade de presidir a UFC no momento em que ela confere a uma das pessoas mais notáveis que o Brasil já produziu o maior título da nossa Universidade”, afirmou o reitor.

PRESENÇAS – A solenidade teve a participação do vice-reitor da UFC, Glauco Lobo; das pró-reitoras Ana Paula de Medeiros (Graduação) e Elizabeth Daher (Extensão); do diretor da Faculdade de Medicina (FAMED) da UFC, João Macedo; da professora emérita da UFC e membra da Academia Nacional de Medicina, Helena Pitombeira; do assessor do reitor, Ademar Gondim; do chefe do Departamento de Cirurgia da FAMED, Fernando Siqueira; e da docente aposentada do Departamento de Farmácia da UFC, Vânia Barreto Aguiar.

Fonte: Cerimonial da UFC – e-mail: cerimonial@ufc.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário