As atividades iniciaram na segunda-feira (15), com ações de sensibilização no Centro de Saúde da Família (CSF) Dom Expedito. No dia 23, será a vez do Centro de Educação Infantil (CEI) Guaracy Parente. No dia 24, no CSF Sinhá Sabóia, haverá uma oficina de ordenha e de cuidados com o armazenamento de leite humano, além de uma roda de conversa com as mães da Neonatologia do HRN sobre a importância da amamentação. O hospital também irá promover uma palestra sobre a temática aos agentes comunitários de saúde do município de Santana do Acaraú, no dia 29 de maio. A iniciativa é uma alusão ao Dia Internacional de Doação de Leite Humano, celebrado em 19 de maio. E a campanha do HRN tem o objetivo de divulgar o trabalho do BLH na coleta e pasteurização do líquido, além de orientar acerca de problemas mamários, por meio do Ambulatório de Aleitamento Materno.
Doações
Para suprir as necessidades dos bebês prematuros internados na UTI Neonatal da unidade, é necessário coletar 60 litros mensais de leite materno, porém, a coleta gira em torno de 20 litros por mês. “Temos muitos bebês que nascem antes do tempo. Por isso, pedimos a quem tem excedente de leite que se torne uma doadora e possa beneficiar esses recém-nascidos. Qualquer volume é importante. Doando o alimento, as mamães doam amor e salvam vidas”, ressalta a coordenadora do BLH do HRN, Renata Karen Oliveira.
Complemento
Quando nasceu, Samuel tinha pouco mais de 800g e hoje já passa dos 2kg. “Falta pouco para irmos para casa”, comemora a mãe da criança, a microempresária Antonia Elani Alves, 33 anos. O bebê já consegue mamar, mas ainda recebe como complemento o leite doado por outras mães e pasteurizado no BLH do Hospital Regional Norte. “As mães que puderem doar ajudarão muito nossos filhos”, diz.
Alves teve pressão alta, pré-eclâmpsia e síndrome Hellp, complicação grave de pressão arterial elevada durante a gravidez. Ela foi acompanhada no pré-natal de sua cidade de origem, Quiterianópolis, mas com os problemas de saúde, precisou ser internada no HRN e realizar uma cesárea. “É um dos melhores hospitais devido ao cuidado que recebemos dos profissionais”, avalia.
Como doar
O leite humano doado é pasteurizado no Banco de Leite para que esteja apto a ser consumido por outros bebês. Para ser doadora, é necessário estar amamentando, ter um excedente de leite materno e entrar em contato com o BLH pelo WhatsApp (88) 8883-4079 para fazer um pré-cadastro. Os documentos podem ser enviados pelo canal e os exames rápidos são realizados na primeira visita domiciliar.
A doadora faz testes de sangue para identificar hepatites B e C, HIV e sífilis, recebe o “kit doadora” com máscara, gorro, gases e frascos, além de orientações para uma ordenha segura.
As doações também podem ser agendadas para que a equipe busque os frascos na casa de quem faz a doação. Outra forma de doar é fazer a ordenha diretamente na sala de coleta do BLH do hospital.
Serviço
Banco de Leite do HRN
Para doar leite materno: (88) 3677-9467 / (88) 9 8883-4079 (Whatsapp)
Para agendar Ambulatório de aleitamento: (88) 3677-9507 / 9411 / 9544
Informações para a Imprensa: Teresa Fernandes (Assessoria de Comunicação do Hospital Regional Norte (HRN)
Nenhum comentário:
Postar um comentário