segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Dia Mundial do AVC: Santa Casa de Sobral promove ação para alertar sobre a doença

O Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC) é lembrado neste sábado (29/10), como uma forma de alerta para a doença. E para conscientizar os pacientes, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral – Hospital sob intervenção da Prefeitura de Sobral – realizou na sexta-feira (28/10) uma ação no Serviço de Neurologia e Neurocirurgia da instituição para abordar direcionamentos sobre a prevenção e adoção de hábitos de vida saudáveis.

A ação foi organizada por profissionais do Serviço de Neurologia e residentes multiprofissionais e abordou temas relacionados à doença que é responsável pela morte de células nervosas da região cerebral atingida, podendo se originar de uma obstrução de vasos sanguíneos, o chamado acidente vascular isquêmico, ou de uma ruptura do vaso, conhecido por acidente vascular hemorrágico.

De acordo com a enfermeira coordenadora do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia da Santa Casa, Ana Carolina Albuquerque, quando se trata de AVC, cada minuto é importante. “Minutos podem salvar memórias, minutos podem salvar a fala, minutos podem salvar a mobilidade. Por isso, devemos ficar atentos aos sinais de alerta. Entre os mais comuns, estão: fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; confusão mental, alteração da fala ou da compreensão; alteração na visão, no equilíbrio, na coordenação, no andar; tontura e dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente. O principal fator de risco para a ocorrência do AVC é a hipertensão arterial. Em seguida, vem, arritmia cardíaca, diabetes, tabagismo, colesterol alto e obesidade. Outros fatores estão relacionados à idade, raça e herança genética”, explica Carol.

CategoriasFonte: https://www.stacasa.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário