quinta-feira, 19 de maio de 2022

Segundo ciclo de combate às arboviroses termina com aumento de focos positivos do mosquito Aedes aegypti

Duas a cada 100 casas em Sobral apresentam focos do mosquito da dengue. Esses são os dados divulgados pela Unidade de Vigilância em Zoonoses após o encerramento do segundo ciclo de visitações de 2022, que compreendeu os meses de março e abril.

O índice de infestação predial ficou com uma média de 1,37%, o que significa que foram encontrados focos em 1.540 residências, conforme explica o gerente da Zoonoses, Rafael Lima. “Foram encontrados 1.689 recipientes com a presença de larvas ou mesmo do mosquito Aedes aegypti, divididos entre essas residências. O dado é muito preocupante pois evidencia que todos os bairros de Sobral estão em alerta para o aparecimento de casos de dengue, zika ou chikungunya em humanos”, explicou.

Na sede, os piores índices se encontram nos bairros do Junco, Alto do Cristo, Expectativa, Juvêncio de Andrade, Renato Parente e Belchior. Já nos distritos, os que aparecem com maior número de focos são Aprazível, Taperuaba, Patos, Baracho, Jordão e São José do Torto.

Rafael explica que a unidade faz diariamente o monitoramento e acompanhamento de todas as notificações de suspeitas de casos que chegam ao sistema. “Também estamos realizando intervenções pontuais como carro fumacê nas áreas mais críticas. É importante frisar que o uso do carro fumacê é feito em situações críticas, e ele já esteve em diversos bairros da sede e por todo o distrito de Aprazível”, pontuou.

Dentre os dados levantados, outro ponto alarmante para o gerente é a quantidade de focos em imóveis residenciais. “Aproximadamente 80% dos focos que encontramos estão em vasilhas dentro das casas, na pia de louças, no vasilhame de água do pet, até mesmo em piscinas ou geláguas. Se houver um empenho da população em tirar de cinco a dez minutos por dia para cuidar da sua residência, com certeza essa presença do mosquito vai diminuir consideravelmente”, finalizou Rafael.

Fonte: Prefeitura de Sobral - Início

Nenhum comentário:

Postar um comentário