terça-feira, 21 de novembro de 2023

Doença Arterial Obstrutiva Periférica Crônica (DAOP) - (Dr. Elpidio Ribeiro - Cirurgião Vascular e Endovascular)


O que é doença arterial crônica dos membros ?

É uma doença caraterizada por uma redução do fluxo sanguíneo para membros inferiores, devido a uma estenose ou a uma oclusão das artérias que levam sangue do coração aos membros. A arterosclerose (placa de gordura) é a principal causa, entretanto há outras causas, como vasculites. Acomete mais frequentemente os membros inferiores.

Quais os fatores de risco?

Os principais fatores de risco são tabagismo, hipercolesterolemia, diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica e sedentarismo.

Quais as manifestações clínicas?

A maior parte dos pacientes é assintomática. Entre os sintomáticos, o sintoma mais característico é a dor tipo câimbra durante exercício, chamada de claudicação (para maior esclarecimento, acessar artigo desta sessão "Claudicação dos Membros"). 

Pacientes podem apresentar também rarefação de pelos, palidez, alterações de unhas, peles finas no membro acometido. Nos casos mais avançados, pode haver dor em repouso e lesão de pele com úlceras e necrose.

Quais tratamentos?

Todos os pacientes devem seguir tratamento clínico, com caminhadas frequentes (preferencialmente supervisionados), controle do colesterol, da pressão arterial e do diabetes mellitus e cessar exposição ao tabagismo. Também é preciso manter uma alimentação saudável, com aumento da ingestão de frutas e verduras, alimentos integrais e realizar restrição do consumo de sal e de gordura saturada. Além disso, fazer uso de remédios antiplaquetários (ácido acetilsalicílico ou clopidogrel) e de remédios para controlar colesterol (estatinas).

Alguns pacientes são candidatos a procedimento cirúrgico de revascularização do membro acometido, que pode ser por via aberta ou via endovascular, dependendo das características anatomoradiológicas da lesão e das condições clínicas do paciente. O procedimento cirúrgico é reservado para casos com necrose ou feridas isquêmicas que não cicatrizam, bem como casos de dor em repouso no membro, e também pode ser considerado nos casos de claudicação limitante para atividades laborais ou recreacionais.


Consulte um Especialista

 -


Dr. Elpidio Ribeiro (CREMEC: 16.907 / RQE-CE: 11.221) - É cirurgião Vascular e Endovascular com atuação na cidade de Sobral (CE). Faz parte do corpo clínico do serviço de cirurgia vascular e endovascular do Hospital Regional Norte e da equipe de cirurgia vascular para acessos vasculares do serviço de hemodiálise da Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

Realiza atendimento no Instituto de Saúde São Francisco no São Lucas Medical Center, no Hospital Unimed Sobral e na Clínica Boghos Boyadjian Sobral.

Resumo do currículo:

- Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará - campus Sobral (UFC-Sobral).

- Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP-USP).

- Residência Médica em Cirurgia Vascular pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP-USP).

- Residência Médica em Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular d Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP-USP).

- Doutorando do Departamento de Cirurgia e Anatomia do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP-USP).

- Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e Associação Médica Brasileira (AMB).

SERVIÇO

Instituto de Saúde São Francisco 

São Lucas Medical Center - Salas 106/107

Av. Monsenhor Aloísio Pinto, 1362. Sobral - Ceará

Fone:  (88) 99802.7000

E-mail: elpidioribeiro@outlook.com

Nas redes sociais, siga o Dr. Elpidio Ribeiro pelos canais do Facebook e Instagram @institutodesaudesaofrancisco

https://linktr.ee/institutodesaudesaofrancisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário