Google Imagens |
O Blog Encontro Com a Saúde teve acesso a uma postagem do Prof. Dr. Vicente Pinto (Professor Titular do Curso de Medicina de Sobral da Universidade Federal do Ceará/UFC) acerca de artigo científico na Revista Médica The Lancet com uma noticia animadora sobre a Pandemia da COVID-19.
***
"Compartilho com vocês um artigo muito interessante publicado na revista médica The Lancet em 19/01/022, que defende a teoria de que a COVID-19 vai continuar, mas a pandemia está no fim. Separei alguns pontos interessantes:
✔️ estimativas de novas infecções diárias em 17/01/2022: 125 milhões de novos casos/dia.
✔️ isso é mais do que 10 vezes o pico da onda da variante Delta em abril de 2021.
✔️ mais da metade do mundo (4. bilhões de pessoas), deve estar contaminada até o final de março.
✔️ a infectividade é muito alta, assim como a velocidade de expansão da doença.
✔️ estima-se que 80 a 90% dos casos são assintomáticos.
✔️ A taxa de internação nos Estados Unidos é menor do que 50% quando comparada a picos prévios. A taxa de intubação ou mortalidade caiu em 80 a 90%.
✔️ A velocidade de transmissão da Omicron é tão alta que ações como: uso de máscaras, vacinação de reforço e até mesmo distanciamento social, provavelmente, são ineficazes.
✔️ Espera-se altas taxas de imunização contra a COVID nos próximos meses, seja por vacinação, ou por contaminação.
✔️ Com o passar do tempo novas ondas de COVID aparecerão, mas devem ter impactos menores na saúde populacional devido a fatores como: vacinação, exposição prévia ao vírus, melhores políticas públicas de saúde, e atualização das vacinas para conter as novas variantes.
✔️ A taxa de mortalidade da Omicron parece ser muito semelhante ao do vírus influenza durante a sua pior pandemia em 2017 e 2018, causando à época 1500 mortes por dia.
✔️CONCLUSÃO: após a onda da Ômicron, a COVID permanecerá, mas a pandemia, não.
Segue o artigo (editorial) original caso se interessem em ler por inteiro, pois contém outras informações interessantes que não coloquei no resumo". (Prof. Dr. Vicente Pinto)
Nenhum comentário:
Postar um comentário