O mês de outubro é reconhecido pelas iniciativas de conscientização para a prevenção e luta contra o câncer de mama. Pensando na humanização do tratamento, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral promoveu de 13 a 15 de outubro, uma série de ações direcionadas para o debate sobre o tema e o bem-estar das pacientes em tratamento no Serviço de Oncologia, Radioterapia e Quimioterapia da instituição. Na ocasião, profissionais da Enfermagem, Nutrição e Serviço Social apresentaram dicas sobre cuidados para prevenção e tratamento, e o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) sorteou vários brindes aos presentes e distribuiu lanches.
O Outubro Rosa é um movimento mundial que reforça a importância da detecção precoce para vencer a batalha contra a doença. A trajetória durante o tratamento exige esforço e dedicação física das pacientes e também das famílias. O câncer de mama é o tipo mais comum em mulheres do Brasil e do mundo, mas com grande chance de cura se detectado no início.
Um dos momentos mais emocionantes das ações foi o depoimento da enfermeira e coordenadora do Serviço de Oncologia da Santa Casa, Eveline Aguiar, que há menos de um ano descobriu a doença e enfrentou o tratamento. “Hoje, curada, me sinto mais próxima de minhas pacientes, pois com convicção senti o que cada paciente passa. Medo, angústia batem à nossa porta, uma mistura de sentimentos. Mas temos que lutar com força de viver, e aumentar nossa fé a todo momento. Assim, unidas, venceremos todos os percalços que essa doença traz. Continuemos nos cuidando”, destaca a enfermeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário