As torneiras, além de fechamento automático que evita desperdício de água, vêm equipadas com arejadores, que ao misturar bolhas de ar ao fluxo economizam até 90% de água, segundo o fabricante. “A maior parte das torneiras e descargas são com temporizadores, o que reduz consideravelmente o consumo de água”, enfatiza o coordenador da Manutenção do HRN, Essuélio José Basílio Trigueiro. Outra solução inteligente do hospital de impacto ambiental foi a substituição da grama por vegetação nativa, economizando 1 mil m³ de água durante a rega.
Para a economia de energia, a unidade de Sobral substitui as lâmpadas comuns pelos modelos de LED e utiliza refletores externos com sensores. Além disso, dá preferência a equipamentos que tenham o selo Procel de economia de energia. As centrais de ar-condicionado representam uma economia superior a 60%. Além de ser possível controlar a temperatura, também permite desligar a refrigeração nas áreas administrativas entre 19h e 6h.
As torneiras com água aquecida em setores como Unidades de Terapia Intensivas (UTIs), Emergências e Centro Cirúrgico utilizam uma tecnologia sustentável por meio de aquecimento solar. O HRN utiliza um sistema que aquece a água por placas solares que captam o calor do sol. A água aquecida chega ao boiler, um reservatório térmico que, além de aquecer a água, preserva sua temperatura.
Trigueiro explica que são feitas campanhas de conscientização para que os colaboradores também possam auxiliar na redução de gastos com água e energia elétrica. Entre as medidas que contribuem para essa economia, estão fechar as portas para evitar o desperdício de ar condicionado, desligar as luzes ao sair dos ambientes, bem como equipamentos como computadores e aparelhos eletrodomésticos nas copas. Ele ressalta que aparelhos como micro-ondas continuam gastando cerca de 7% de energia apenas para manter os timers acesos.
Informações para a Imprensa:
Teresa Fernandes
Assessoria de Comunicação do Hospital Regional Norte (HRN)
Nenhum comentário:
Postar um comentário