quarta-feira, 16 de junho de 2021

Pelo segundo mês consecutivo, Hospital do Coração de Sobral mantém indicadores de infecção hospitalar zerados

 

WhatsApp Image 2021-06-15 at 16.16.20

O Hospital do Coração de Sobral obteve bom êxito nas ações de combate às Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), conseguindo pelo segundo mês consecutivo, zerar os indicadores de micro-organismos de origem hospitalar positivados em cultura. O resultado significativo está ligado à atuação da Comissão de Controle de Infecções Relacionada à Assistência à Saúde (CCIRAS) que em parceria com o serviço de Higienização, Laboratório, unidades assistências e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desenvolvem um trabalho de prevenção e controle de infecções.

Visando promover a segurança do paciente, o hospital incentiva todas as ações de biossegurança como a prática rotineira de higiene das mãos de forma correta, limpezas terminais realizadas nos tempos e com produtos adequados, além da disponibilidade ágil do laboratório para a coleta dos exames e da escolha da terapêutica farmacológica adequada ao paciente diagnosticado com cultura positiva. Os micro-organismos positivados em culturas colhidas em ambiente hospitalar podem ter origem de duas maneiras distintas. A primeira delas e a mais comum é a de origem hospitalar, a qual está relacionada à IRAS. A segunda maneira seria aquela de origem comunitária, na qual o paciente já dá entrada na instituição com infecção instalada e a depender da gravidade do quadro apresenta uma bactéria relacionada ao quadro.

Os indicadores acompanhados pela CCIRAS apontam que nos últimos cinco meses, 75,8% dos micro-organismos presentes em cultura positiva correspondem a pacientes que já deram entrada na instituição com infecção instalada, somente 24,2% correspondem a culturas de infecções desenvolvidas em na unidade. De acordo com o enfermeiro coordenador da CCIRAS, Joaquim Ismael de Sousa Teixeira, o indicador é importante e requer uma atenção contínua a fim de prevenir surtos e micro-organismos multirresistentes na instituição. “Em virtude da ampliação de atendimentos e da mudança no perfil do hospital, temos revisado nossos protocolos, estabelecendo medidas de vigilância em relação às infecções, em especial a Sepse, que hoje se configura como principal motivo de morbimortalidade relacionada à IRAS”, explica o enfermeiro.

Há sete meses o Hospital do Coração de Sobral não registra casos de Infecção Primária relacionada à Corrente Sanguínea notificados. As taxas de Pneumonia Associada a Ventilação Mecânica (PAV) e Infecção de Sítio Cirúrgico (ISC) também se mantem abaixo do limite estabelecido nos últimos meses. “Isso reflete em bons números nos nossos indicadores e dizem muito em relação a segurança do paciente, metas que são trabalhadas transversalmente entre todos os colaboradores”, conclui o enfermeiro Joaquim Ismael.

Nenhum comentário:

Postar um comentário