A amamentação é um ato milenar que impacta potencialmente na saúde da mulher que amamenta e do bebê que recebe o leite materno. Por isso, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), sendo uma instituição que faz parte da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), se baseia nos 10 passos do aleitamento materno e conta com uma equipe multiprofissional focada na intervenção, conscientização e contribuição para uma assistência de qualidade. A fonoaudiologia possui um papel fundamental dentro do processo, pois cabe ao fonoaudiólogo orientar sobre o envolvimento da musculatura orofacial na hora da amamentação, advertir quanto aos prejuízos e consequências do uso de bicos artificiais, bem como avaliar estruturas orofaciais do bebê: posição de língua, lábios e bochechas, sucção, pega, postura e posicionamento, anatomia e condições das mamas, além do ganho de peso do bebê.
De acordo com o fonoaudiólogo da Santa Casa, Dr. Brisamar Azevedo, o fonoaudiólogo é o profissional mais indicado para avaliar com precisão de detalhes o padrão de sucção do bebê, identificando a ação muscular desempenhada pelas estruturas orofaciais durante a extração do leite no seio materno. “Ele é capaz de identificar as causas das alterações no padrão de sucção e deglutição, realizando estímulos musculares excitatórios ou inibitórios, a fim de promover o equilíbrio e garantir uma mamada eficiente para o recém-nascido”, explica.
A amamentação vem ganhando um olhar especial nos últimos anos. “O ato de amamentar é o fator que mais estimula a produção de leite e a própria sucção do bebê. Quanto melhor a sucção, deglutição e respiração do recém-nascido, mais correta a pega e maior será o estímulo e produção de leite materno”, ressalta Dr. Brisamar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário