segunda-feira, 3 de maio de 2021

20 Anos do Curso de Medicina de Sobral | Relatos de memórias do Dr. Tony Harrison egresso do Curso de Medicina da UFC de Sobral


Átrio do Curso de Medicina de Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC)

MedSobral 2.0

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Campus Avançado de Sobral (CE), acaba de completar duas décadas de atividades letivas, fomentando o crescimento da Zona Norte do Ceará, não apenas nas áreas da saúde e da educação, mas também na economia e na cultura, dentre outras áreas. A pioneira turma de alunos selecionados para compor aquela semente germinadora, lançada num terreno fértil do bairro Derby Clube, como uma pedra fundamental de algo maior que haveria de vir, iniciou seus trabalhos numa manhã de segunda-feira, dia 2 de abril de 2001, tutoreada por um pequeno e seleto grupo de professores, incumbidos de introduzir os mais elementares conhecimentos necessários para a formação médica, assessorados por um único servidor técnico-administrativo oficial, o sr. Vanderley Moreira (do blog Encontro com a Saúde), se valendo inicialmente das instalações do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UEVA), uma das primeiras parceiras daquele projeto considerado extremamente ousado para a época, mas que seguiu adiante, com amplo apoio de setores da sociedade local e de políticos influentes. 

Ousado para a época, especialmente num ano conturbado como foi 2001, para o Brasil e para o mundo. No primeiro ano do século XXI e do Terceiro Milênio, vimos o Brasil à beira de um apagão, devido à ameaça de colapso da matriz energética, que nos forçou a um penoso racionamento de energia elétrica, além de greves deflagradas em muitas universidades federais, no segundo semestre, e o mundo sob ameaça de uma nova guerra global, depois dos atentados terroristas, que derrubaram duas torres, com dois aviões, em Nova Iorque, em 11 de setembro daquele ano. Apesar de tudo aquilo, em pouco mais de um ano, a escola médica começou a ganhar vida própria, quando migrou suas instalações para os primeiros blocos prontos de sua sede própria, cada vez mais agregando gente oriunda de todos os lugares possíveis. 

No registro, de pé, os alunos da primeira turma em atividade na Santa casa de Sobral: Jáder Carvalho, Lia Dias, Juliana Bezerra, Roberto Jonathas, Eunivaldo Holanda, Joel Carvalho, Michelle Lourenço, Thiago Tomaz, Fernanda Nobre, Cruz Júnior, Rute Cavalcante, Fabrícia Torres, Késsy Aquino, Wilse Sousa. Sentados: Neiltor Torquato e Livia Albuquerque. 

Em fins de 2004, os estudantes da primeira turma estavam prestes a ingressar no internato, que é o período de estágio supervisionado obrigatório em campos de práticas, que abrange os quatro últimos semestres da graduação em medicina. O internato estaria previsto para acontecer, na teoria, mas, na prática, aparentemente, ele ainda não havia sido pensado. Até porque, oficialmente, naquela altura do campeonato, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, então o maior hospital da região, embora já recebesse extraoficialmente alunos de cursos da área de saúde de Sobral e de outros lugares para estágios, ainda não era oficialmente considerado um hospital de ensino. Portanto, não poderia ainda contar com verbas governamentais para incentivos à formação de profissionais da saúde. Como os quase internos de medicina viram aquela situação e concluíram que nada ainda havia sido adequadamente preparado para recebê-los, nesse sentido, então eles se desesperaram e conclamaram os demais alunos da faculdade a deflagrar uma paralisação total das atividades acadêmicas, por algumas semanas. Parece que deu algum resultado. Os primeiros internos quase médicos puderam iniciar suas atividades práticas, em fevereiro de 2005, e, alguns anos depois, a Santa Casa se tornou o primeiro hospital do interior do Estado a receber a certificação de hospital-escola.

Escola da Vida


No registro, alunos das primeiras turmas em reunião conduzida pelo Centro Acadêmico Estudantil Comuna Estudantil para discutir as condições do primeiro ingresso no internato 

Em 2006, o Campus da UFC em Sobral passou a crescer em ritmo mais acelerado. Vieram a se somar novos cursos, como odontologia, psicologia, economia, engenharia da computação e engenharia elétrica, por exemplo. Consequentemente, mais gente veio de mais lugares para dar mais vida àquele efervescente ambiente cultural acadêmico. Foi naquele contexto que o Diretório Central dos Estudantes (DCE), entidade que congrega os centros acadêmicos e o movimento estudantil da universidade, criou um braço a mais, com os alunos do novo campus. E o jovem acadêmico Tony Harrison teve uma atuação marcante, no movimento estudantil daquela casa. Participou da gestão do Centro Acadêmico Comuna Estudantil (que viria a se chamar Visconde de Saboia, alguns anos mais tarde), em 2006, se encarregando pessoalmente das confecções e das distribuições das carteiras estudantis de seus companheiros. Participou também da primeira gestão da sucursal do DCE no campus, no ano seguinte. Foi ainda em 2006 que Tony Harrison e sua banda marcaram presença no memorável Encontro Científico Anual dos Estudantes de Medicina (ECEM), realizado pela Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM), sob os auspícios do co-irmão curso de medicina da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Fortaleza, durante as férias de julho, onde Harriet, sua irmã, viria a ingressar também, a partir de 2007.

Basílica de Canindé em visão noturno sob as lentes de um dos estudantes que participaram da pesquisa ministradas pelos professores Tofóli e Roberta  

Ainda em 2006, T.H. viajou com sua turma de faculdade a Canindé, tradicional cidade de romarias e de turismo religioso do Ceará, coincidentemente terra natal de seu pai. Em princípios de outubro, durante os festejos do padroeiro São Francisco de Assis, a viagem foi para uma aula de campo sobre psicologia médica, ministrada pelos professores Tófoli e Roberta, visando estabelecer um link entre medicina e espiritualidade, para que os alunos pudessem tentar entender porque muitas pessoas buscam a cura pela fé.
Em princípios de 2007, coincidente com a colação de grau da primeira safra de novos médicos, foi inaugurado mais um bloco do prédio novo da faculdade, correspondente à fachada de sua sede atual, que figura no brasão da instituição, e ostentando uma estátua de Visconde de Sabóia, ilustre médico filho da terra, que viveu no século XIX. Aquele novo espaço ampliado era também compartilhado com toda a comunidade acadêmica dos novos cursos da UFC na cidade, que, após mais alguns anos, ganhariam uma nova casa própria, num espaço mais próximo do centro da cidade, no bairro Mucambinho, permanecendo no Derby apenas a Faculdade de Medicina. Em junho daquele ano, foi realizado, pela primeira vez naquele espaço, diante da estátua do Visconde, o tradicional e memorável Arraial de São João da FAMED. 


Tradicional São João promovido pelos alunos do Curso de Medicina de Sobral da UFC o Arraial da FAMED

Como dito, aquela época foi de muita efervescência acadêmica e cultural, naquele meio, impulsionada especialmente pelo REUNI, um programa de reforma universitária empreendido pelo governo federal, que visava a expansão de universidades federais, Brasil adentro, consistindo em criação de novas instituições de ensino superior e de novos cursos de nível superior e aumentos nos números de vagas dos preexistentes. Assim sendo, em poucos anos, a FAMED-UFC/Sobral, de quarenta novos médicos por ano, passou a formar oitenta, divididos em duas fornadas anuais.

Jornada nas Estrelas

Reunião da IFLMSA realizada em Cali na Colômbia com participação de estudante do Curso de Medicina de Sobral da UFC
no dia 11 de 2015

Lucas Rodrigues em apresentação no encontro da IFMSA, em Cali (2015)
No feriadão de 12 de outubro, a faculdade foi muito bem representada, num congresso de estudantes de medicina realizado em Recife (PE), pela IFLMS, a Federação Internacional de Estudantes de Medicina do Brasil, fundada há 30 anos, no curso de medicina da Universidade Estadual de Londrina (PR), graças às atuações dos alunos Herbert Félix (que também participou de intercâmbios em escolas médicas estrangeiras e abriu portas para o povoamento de Sobral por estudantes de medicina estrangeiros, nos anos vindouros), Felipe Arruda, Ana Lívia, Adolfo Fujita e, como não poderia deixar de ser, Tony Harrison, que é brasileiro mesmo da gema, apesar do nome. Uns dizem que foi uma homenagem ao George Harrison, guitarrista dos Beatles, falecido há vinte anos. Outros dizem que foi em homenagem a um consagrado tratado de medicina interna, dividido em dois tomos. Em mais algumas semanas, o Synapto, encontro acadêmico e científico anual da faculdade, foi realizado no mesmo ambiente, simultânea e conjuntamente, com uma edição especial do Outubro Médico, um congresso médico celebrado anualmente pela Associação Médica Cearense, daquela vez fora de Fortaleza, na sede da faculdade, em Sobral. Naquela ocasião, além de alunos de outros cursos médicos existentes no Ceará à época, basicamente concentrados na capital e no Cariri, a cidade também foi visitada por sumidades da medicina reconhecidas no Estado, à época. 

Synapto o primeiro grande evento científico do Curso de Medicina de Sobral da UFC 

Aquele grande encontro (Synapto + Outubro Médico) abriu alas para outros grandes encontros de médicos, de profissionais da saúde em geral e de estudantes da área de saúde, naquele mesmo espaço, para trocas de ideias e atualizações, embora essas trocas de ideias e atualizações já ocorressem, com uma certa frequência, mas em pequenas escalas e em espaços mais reservados. Eram as ligas acadêmicas, verdadeiros espaços de estudos, discussão e desenvolvimento de ideias. Dentre elas, destacaram-se a Liga de Neurologia e Neurocirurgia, a Liga do Trauma, a Liga da Dor, o Programa de Assistência Pré-Hospitalar (PAPH), a Liga de Cirurgia e Anatomia, a Liga de Clínica Médica, o Grupo de Estudos Avançados em Saúde Mental, mais conhecido como Gestus Mentis, e a Liga de Nefrologia (LUNES), que ganhou esta sigla porque foi criada numa noite de segunda-feira de lua cheia. O Tony participou destas duas últimas. Fato curioso é que apenas um dos seis primeiros fundadores da LUNES se tornou uma médica nefrologista, enquanto uma virou pediatra, outro virou ortopedista, o quarto virou cardiologista, e os dois últimos viraram psiquiatras.

Já Quase nos Finalmentes

Tony Harrisson e os colegas da quinta turma do Curso de Medicina de Sobral sob a abóbada do pátio central do Curso de Medicina de Sobral da UFC

A FAMED/UFC-Sobral já dispõe de identidade própria, praticamente. É uma faculdade própria, diga-se de passagem. Nem parece mais uma mera sucursal da UFC-Fortaleza, embora ainda dependente dela, administrativamente falando, grosso modo, mas já enche de orgulho quem fez, faz ou fará parte daquele contexto. Havia quem defendia, e ainda deve haver quem defenda, ardorosamente a ideia de que as instituições públicas de ensino superior instaladas em Sobral sejam fundidas numa só universidade federal. Independentemente disso, a comunidade acadêmica de universitários da cidade já é praticamente uma só.

Aquele cheiro de concreto armado e molhado, emanado de uma coisa nova e firme se levantando do chão, levando os olhares e os destinos de muitos a se voltarem para dentro do continente americano, colonizando outra vez com suas mentes sertões adentro, onde concentraram seus trabalhos e vidas, como até já foi comentado aqui, fez Sobral se parecer, por muito tempo, com Brasília, a atual capital federal, à época de sua inauguração, há 61 anos. Fato curioso a ser ressaltado é que, nos primórdios da existência, muitos médicos da região vieram a se agregar ao projeto e contribuir com o crescimento da causa, na condição de colaboradores, ministrando aulas teóricas e práticas, dentro e fora das instalações da faculdade.

Alunos da quinta turma em momento de descontração
Como se pode constatar, mais ligeiro que um grão de mostarda, aos poucos aquela semente brotou, cresceu, deu origem a uma elevada árvore de extensa copa, que derramou seus frutos no chão, espalhando mais sementes, que germinaram em novas plantinhas, para muito além da medicina. Fomentou o surgimento de programas de residência médica, de pós-graduações, de mestrados e de doutorados na própria cidade, inclusive abertos aos demais profissionais de saúde. Fomentou também melhorias na infraestrutura da vizinha e parceira UEVA, dentro de cujas dependências nasceu e cresceu aquela ideia, e cujas instalações foram também exaustivamente usadas pela comunidade acadêmica.

Destaque-se a Academia de Ginástica de Sobral (AGIS), um projeto de extensão do curso de educação física da UEVA, oferecendo à toda a comunidade da região atividades em distintas modalidades esportivas, como natação, musculação e danças de salão, por exemplo, à preços módicos. Era mais que um centro de treinamento esportivo. Era um ponto de encontro e descontração sempre alegre e muito bem frequentado. Falando em esportes, em 2010, a nossa faculdade sediou as badaladas Olimpíadas Regionais dos Estudantes de Medicina (OREM), no feriadão de 15 de novembro. Assim como em outras boas ocasiões, contamos com a participação do Cleyton, atualmente um príncipe do petróleo do Cariri, agregado e amigo da casa onde Tony, Herbert, Felipe e Adolfo moraram, há dois quarteirões da faculdade, durante aqueles anos dourados. Quando em suas missões como representante comercial de uma distribuidora de combustíveis, injetando ciência e petróleo sertão adentro, Cleyton sempre os visitava, ao passar por Sobral. Foram muitas boas histórias. Foram tempos em que os dias mais difíceis das semanas corriam com maior fluidez.

Finalizando(?)

Registro da formatur da quinta turma do Curso de Medicina de Sobral 

Tony Harrison cumpriu sua missão e deixou a escola médica de origem, há pouco mais de dez anos, mas sempre olhando pelo retrovisor e nutrindo a esperança de retornar um dia, de um jeito ou de outro. Ele pode não ter saído o médico mais inteligente e mais talentoso possível, mas pelo menos seu trabalho tem apresentado grande serventia para a coletividade.

O Tony vem de uma geração valente que competiu pela sobrevivência em condições mais agrestes que as atuais. Ele ainda entrou em sua faculdade de medicina por meio do tradicional vestibular, quando ainda havia menos opções e mais concorrência por vagas em cursos dessa natureza, em nossa região, quando a amplitude de recursos para estudar e competir era bem inferior, quando ainda se trabalhava pelo velho método de tentativa e erro, por anos a fio, até acertar o rumo certo na vida, e quando a Internet e os meios de comunicação em geral eram relativamente rudimentares. 

As novas gerações e as vindouras podem transitar por uma estrada mais pavimentada e veloz, porém pouco segura, e não será por isso que o mundo exigirá menos de nossos descendentes do que tem exigido de nossa geração. Muito pelo contrário, mas ao menos, se assim o desejarem, elas terão meios mais planos para chegar aos seus objetivos traçados.

Antes de tudo isso, ainda lá em 2005, alguns de seus companheiros de turma, como Débora, David, Juliana, Adolfo e Herbert, por exemplo, lançaram a pedra fundamental do Espaço Novo Acadêmico (ENA), uma espécie de cursinho preparatório pré-vestibular, na ânsia de tentar dar à (ex-)alunos de escolas públicas a mesma chance que eles tiveram para acessar cursos superiores concorridos, como medicina, por exemplo. O projeto, além de ser encampado pela faculdade, que ofereceu suas instalações, contou também com o patrocínio de uma consagrada rede de colégios e faculdade particulares de Fortaleza, que entrou com material didático e que também viria a abrir uma filial em Sobral. Ou seja, a turma da Medsobral 2010 deixou um legado marcante, em Sobral.

Espaço Novo Acadêmico (ENA), reunião de acolhimento dos estudantes do ano de 2017. Um legado da quinta turma do Curso de Medicina de Sobral 

Depois de sua partida para sua nova caminhada, aconteceram muitas coisas como, por exemplo, a construção do edifício da faculdade ficou completamente concluída, conforme projeto arquitetônico original. Dentre outras obras notáveis que Sobral ganhou, na última década, destaquem-se o primeiro shopping center da cidade, o Hospital Regional da Zona Norte, que veio a impulsionar a assistência à saúde da região, e o sistema de transportes coletivos em veículos leves sobre trilhos, os VLTs. 

Além disso, em 2014, a FAMED-UFC/Sobral ganhou uma co-irmã: o curso de medicina da UNINTA, uma tradicional universidade religiosa e privada da cidade, que compôs seu corpo docente com boa parte dos professores da primeira escola médica da cidade, formou sua primeira turma médica para contribuir com a saúde da comunidade, em fins de 2019, e inaugurou um campus avançado de seu curso de medicina no município de Itapipoca, cerca de 120 km da sede, neste começo de 2021.

E agora, finalmente, o chorinho...
O Arco de Sobral é um símbolo representativo da cidade e cenário obrigatório para as turmas que se formam no Curso de Medicina de Sobral da UFC

Como se vê, você que conhece bem Sobral de açúcar há de convir que, sem a FAMED-UFC/Sobral e tudo que ela fez crescer no seu entorno, a cidade teria uma cara completamente diferente hoje. Alguém duvida de que, não somente os serviços em saúde, mas também o mercado imobiliário e o comércio em geral da região, por exemplo, já estariam fadados à estagnação, sem a contribuição de nossa querida Faculdade de Medicina da UFC presente, muito antes mesmo da chegada da Pandemia???
O colaborador do Curso Ivan Lino vitimado pela Covid-19 
Como dizia o filósofo Gonzagão, essa que é a história. Ainda ficaram de fora muitas boas histórias a serem contadas, mas que não caberiam todas aqui neste espaço. Aqui procuramos pontuar pelo menos as mais gostosas de se ver, ouvir e sentir, como mandam as regras da boa prática da profissão médica e como no seriado mexicano Chaves. E estas mais recentes postagens ficam dedicadas à memória de Raimundo Ivan Lino, funcionário dedicado à causa da FAMED-UFC/Sobral, desde seus primórdios, que teve a vida ceifada pela COVID-19, em 31 de maio de 2020. Esperamos que Deus o tenha acolhido, em sua infinita misericórdia.



Veja um pouco mais desta história na Live realizada no dia 12/04/2021: A Casa do Visconde - Conquistas e Desafios nos 20 anos do Curso de Medicina da UFC em Sobral


Acesse o link abaixo:



Por: Dr. Tony Harisson Oliveira (Médico Psiquiatra - Egresso da 5ª turma - Blog Jardim da Garrafas Digitais)

https://jardimdasgarrafasdigitais.blogspot.com/2021/04/medsobral-20.html#.YIXhgR-SnIU

Nenhum comentário:

Postar um comentário