![]() |
| Átrio do Curso de Medicina de Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
MedSobral 2.0
A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Campus Avançado de Sobral (CE), acaba de completar duas décadas de atividades letivas, fomentando o crescimento da Zona Norte do Ceará, não apenas nas áreas da saúde e da educação, mas também na economia e na cultura, dentre outras áreas. A pioneira turma de alunos selecionados para compor aquela semente germinadora, lançada num terreno fértil do bairro Derby Clube, como uma pedra fundamental de algo maior que haveria de vir, iniciou seus trabalhos numa manhã de segunda-feira, dia 2 de abril de 2001, tutoreada por um pequeno e seleto grupo de professores, incumbidos de introduzir os mais elementares conhecimentos necessários para a formação médica, assessorados por um único servidor técnico-administrativo oficial, o sr. Vanderley Moreira (do blog Encontro com a Saúde), se valendo inicialmente das instalações do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UEVA), uma das primeiras parceiras daquele projeto considerado extremamente ousado para a época, mas que seguiu adiante, com amplo apoio de setores da sociedade local e de políticos influentes.
Ousado para a época, especialmente num ano conturbado como foi 2001, para o Brasil e para o mundo. No primeiro ano do século XXI e do Terceiro Milênio, vimos o Brasil à beira de um apagão, devido à ameaça de colapso da matriz energética, que nos forçou a um penoso racionamento de energia elétrica, além de greves deflagradas em muitas universidades federais, no segundo semestre, e o mundo sob ameaça de uma nova guerra global, depois dos atentados terroristas, que derrubaram duas torres, com dois aviões, em Nova Iorque, em 11 de setembro daquele ano. Apesar de tudo aquilo, em pouco mais de um ano, a escola médica começou a ganhar vida própria, quando migrou suas instalações para os primeiros blocos prontos de sua sede própria, cada vez mais agregando gente oriunda de todos os lugares possíveis.
Em fins de 2004, os estudantes da primeira turma estavam prestes a ingressar no internato, que é o período de estágio supervisionado obrigatório em campos de práticas, que abrange os quatro últimos semestres da graduação em medicina. O internato estaria previsto para acontecer, na teoria, mas, na prática, aparentemente, ele ainda não havia sido pensado. Até porque, oficialmente, naquela altura do campeonato, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, então o maior hospital da região, embora já recebesse extraoficialmente alunos de cursos da área de saúde de Sobral e de outros lugares para estágios, ainda não era oficialmente considerado um hospital de ensino. Portanto, não poderia ainda contar com verbas governamentais para incentivos à formação de profissionais da saúde. Como os quase internos de medicina viram aquela situação e concluíram que nada ainda havia sido adequadamente preparado para recebê-los, nesse sentido, então eles se desesperaram e conclamaram os demais alunos da faculdade a deflagrar uma paralisação total das atividades acadêmicas, por algumas semanas. Parece que deu algum resultado. Os primeiros internos quase médicos puderam iniciar suas atividades práticas, em fevereiro de 2005, e, alguns anos depois, a Santa Casa se tornou o primeiro hospital do interior do Estado a receber a certificação de hospital-escola.
Escola da Vida
![]() |
| No registro, alunos das primeiras turmas em reunião conduzida pelo Centro Acadêmico Estudantil Comuna Estudantil para discutir as condições do primeiro ingresso no internato |
| Basílica de Canindé em visão noturno sob as lentes de um dos estudantes que participaram da pesquisa ministradas pelos professores Tofóli e Roberta |
![]() |
| Tradicional São João promovido pelos alunos do Curso de Medicina de Sobral da UFC o Arraial da FAMED |
Jornada nas Estrelas
![]() |
| Reunião da IFLMSA realizada em Cali na Colômbia com participação de estudante do Curso de Medicina de Sobral da UFC |
![]() |
| Lucas Rodrigues em apresentação no encontro da IFMSA, em Cali (2015) |
| Synapto o primeiro grande evento científico do Curso de Medicina de Sobral da UFC |
Já Quase nos Finalmentes
![]() |
| Tony Harrisson e os colegas da quinta turma do Curso de Medicina de Sobral sob a abóbada do pátio central do Curso de Medicina de Sobral da UFC |
Aquele cheiro de concreto armado e molhado, emanado de uma coisa nova e firme se levantando do chão, levando os olhares e os destinos de muitos a se voltarem para dentro do continente americano, colonizando outra vez com suas mentes sertões adentro, onde concentraram seus trabalhos e vidas, como até já foi comentado aqui, fez Sobral se parecer, por muito tempo, com Brasília, a atual capital federal, à época de sua inauguração, há 61 anos. Fato curioso a ser ressaltado é que, nos primórdios da existência, muitos médicos da região vieram a se agregar ao projeto e contribuir com o crescimento da causa, na condição de colaboradores, ministrando aulas teóricas e práticas, dentro e fora das instalações da faculdade.
![]() |
| Alunos da quinta turma em momento de descontração |
Destaque-se a Academia de Ginástica de Sobral (AGIS), um projeto de extensão do curso de educação física da UEVA, oferecendo à toda a comunidade da região atividades em distintas modalidades esportivas, como natação, musculação e danças de salão, por exemplo, à preços módicos. Era mais que um centro de treinamento esportivo. Era um ponto de encontro e descontração sempre alegre e muito bem frequentado. Falando em esportes, em 2010, a nossa faculdade sediou as badaladas Olimpíadas Regionais dos Estudantes de Medicina (OREM), no feriadão de 15 de novembro. Assim como em outras boas ocasiões, contamos com a participação do Cleyton, atualmente um príncipe do petróleo do Cariri, agregado e amigo da casa onde Tony, Herbert, Felipe e Adolfo moraram, há dois quarteirões da faculdade, durante aqueles anos dourados. Quando em suas missões como representante comercial de uma distribuidora de combustíveis, injetando ciência e petróleo sertão adentro, Cleyton sempre os visitava, ao passar por Sobral. Foram muitas boas histórias. Foram tempos em que os dias mais difíceis das semanas corriam com maior fluidez.
Finalizando(?)
![]() |
| Registro da formatur da quinta turma do Curso de Medicina de Sobral |
Tony Harrison cumpriu sua missão e deixou a escola médica de origem, há pouco mais de dez anos, mas sempre olhando pelo retrovisor e nutrindo a esperança de retornar um dia, de um jeito ou de outro. Ele pode não ter saído o médico mais inteligente e mais talentoso possível, mas pelo menos seu trabalho tem apresentado grande serventia para a coletividade.
O Tony vem de uma geração valente que competiu pela sobrevivência em condições mais agrestes que as atuais. Ele ainda entrou em sua faculdade de medicina por meio do tradicional vestibular, quando ainda havia menos opções e mais concorrência por vagas em cursos dessa natureza, em nossa região, quando a amplitude de recursos para estudar e competir era bem inferior, quando ainda se trabalhava pelo velho método de tentativa e erro, por anos a fio, até acertar o rumo certo na vida, e quando a Internet e os meios de comunicação em geral eram relativamente rudimentares.
As novas gerações e as vindouras podem transitar por uma estrada mais pavimentada e veloz, porém pouco segura, e não será por isso que o mundo exigirá menos de nossos descendentes do que tem exigido de nossa geração. Muito pelo contrário, mas ao menos, se assim o desejarem, elas terão meios mais planos para chegar aos seus objetivos traçados.
Antes de tudo isso, ainda lá em 2005, alguns de seus companheiros de turma, como Débora, David, Juliana, Adolfo e Herbert, por exemplo, lançaram a pedra fundamental do Espaço Novo Acadêmico (ENA), uma espécie de cursinho preparatório pré-vestibular, na ânsia de tentar dar à (ex-)alunos de escolas públicas a mesma chance que eles tiveram para acessar cursos superiores concorridos, como medicina, por exemplo. O projeto, além de ser encampado pela faculdade, que ofereceu suas instalações, contou também com o patrocínio de uma consagrada rede de colégios e faculdade particulares de Fortaleza, que entrou com material didático e que também viria a abrir uma filial em Sobral. Ou seja, a turma da Medsobral 2010 deixou um legado marcante, em Sobral.
| Espaço Novo Acadêmico (ENA), reunião de acolhimento dos estudantes do ano de 2017. Um legado da quinta turma do Curso de Medicina de Sobral |
Depois de sua partida para sua nova caminhada, aconteceram muitas coisas como, por exemplo, a construção do edifício da faculdade ficou completamente concluída, conforme projeto arquitetônico original. Dentre outras obras notáveis que Sobral ganhou, na última década, destaquem-se o primeiro shopping center da cidade, o Hospital Regional da Zona Norte, que veio a impulsionar a assistência à saúde da região, e o sistema de transportes coletivos em veículos leves sobre trilhos, os VLTs.
Além disso, em 2014, a FAMED-UFC/Sobral ganhou uma co-irmã: o curso de medicina da UNINTA, uma tradicional universidade religiosa e privada da cidade, que compôs seu corpo docente com boa parte dos professores da primeira escola médica da cidade, formou sua primeira turma médica para contribuir com a saúde da comunidade, em fins de 2019, e inaugurou um campus avançado de seu curso de medicina no município de Itapipoca, cerca de 120 km da sede, neste começo de 2021.
| O Arco de Sobral é um símbolo representativo da cidade e cenário obrigatório para as turmas que se formam no Curso de Medicina de Sobral da UFC |
![]() |
| O colaborador do Curso Ivan Lino vitimado pela Covid-19 |
https://jardimdasgarrafasdigitais.blogspot.com/2021/04/medsobral-20.html#.YIXhgR-SnIU











Nenhum comentário:
Postar um comentário