Na fase inicial, o câncer de ovário não causa sintomas específicos. À medida que a neoplasia se desenvolve, pode causar dores no abdômen, pelve, costas, pernas, dores durante relação sexual, alterações menstruais. Contudo, é mais frequente o aparecimento de sintomas quando a doença se espalhou para outros órgãos.
⠀Causados pelo câncer de ovário, os sintomas tendem a persistir por mais frequência ou são mais severos. Caso a mulher sinta esses sintomas de forma persistente, deve consultar um ginecologista ou médico que a acompanhe.
⠀A detecção do tumor pode ser feita por meio de investigação com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença. Da mesma maneira, em exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas, mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença, como mulheres de idade avançada, por exemplo.
⠀E caso exames apontem o surgimento de tumores, busque um/uma cirurgião/cirurgiã oncológico para sanar todas as suas dúvidas e indicar a melhor linha de tratamento.
Nas redes sociais, siga o Dr. Diego Bezerra pelos canais do Facebook e Instagram @drdiegobezerra
CENTRO MÉDICO VESALIUS
São Lucas Medical Center
Avenida Monsenhor José Aloísio Pinto, nº 1362. Salas 103 e 104. Vizinho ao Fórum.
Telefones: (88) 99209 3615 - (88) 3677- 231
Nenhum comentário:
Postar um comentário