“Ano passado descobri que precisaria fazer transplante de córneas nos meus dois olhos. No início foi difícil aceitar, chorei bastante. Mas hoje estou feliz aqui na Santa Casa realizando o primeiro transplante no olho direito”, ressalta emocionada a jovem Vitória Ribeiro, 20, natural de Guaraciaba do Norte. Com o procedimento realizado em Vitória na quarta-feira (04/11), a Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) – único hospital do interior do Ceará a realizar o procedimento – atingiu a marca de 400 transplantes de córneas realizados.
Vitória foi diagnosticada com ceratocone – doença degenerativa da córnea comum entre os jovens, que vai tornando a córnea mais fina, com perca progressiva da visão – e ao ser encaminhada à Santa Casa, não imaginava que a instituição realizava o procedimento. “A cirurgia foi tranquila, não senti nada, e agradeço ao Dr. José Ribamar e a todos os profissionais que me trataram super bem. Agora é aguardar a recuperação para que possa realizar o procedimento no outro olho”, ressalta.
De acordo com o médico oftalmologista José Ribamar Fernandes Filho, que também realizou o primeiro transplante de córnea no hospital em 2011, comemorar esse tipo de procedimento realizado pela Santa Casa é sinal de desenvolvimento para a saúde de Sobral e região: “Comemoramos porque sabemos da grande dificuldade que é conseguir fazer algo diferente no interior do nordeste. E a Santa Casa, por ser um hospital de ponta, nos possibilita ofertar esse serviço à população. É com muita satisfação que conseguimos chegar à marca de 400 transplantes realizados, e por isso agradeço à direção da Santa Casa pelo apoio e parceria de sempre”, enfatiza.
Para o diretor-geral do Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Klebson Carvalho Soares, chegar a esse número de procedimentos ressalta a importância e qualidade que a Santa Casa representa para a região: “Nossa instituição vem buscando no dia a dia se desenvolver da melhor forma possível para garantir uma assistência segura e de qualidade à população. É isso que o sucesso desses procedimentos comprovam”, destaca Klebson.
Banco de Olhos
A Santa Casa foi o primeiro hospital do interior do Ceará a realizar transplantes de córneas – ainda em 2011. Hoje, o hospital conta com um Banco de Olhos, que além de realizar captação de córneas, é responsável pela avaliação, processamento, armazenamento e distribuição destes tecidos para a Central de Notificação, Captação e Doação de Órgãos do Estado do Ceará (CNCDO).
Nenhum comentário:
Postar um comentário