O mês de agosto, conhecido também como agosto dourado, enfatiza a importância do aleitamento materno no desenvolvimento e saúde da criança. Com o intuito de engajar profissionais e pacientes, no incentivo a essa prática, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) promoveu entre os dias 3 e 7 de agosto, uma semana repleta de atividades voltadas à conscientização sobre os benefícios que o leite materno oferece à mãe e ao bebê. Todas as atividades seguiram os protocolos de restrição e segurança devido à pandemia de Covid-19.
A abertura da semana aconteceu na segunda-feira (03/08) de forma virtual, com a divulgação de um vídeo institucional, que abordava a importância e benefícios do aleitamento materno, aos olhares da equipe multiprofissional da Neonatologia da Santa Casa, formada por médicos neonatologistas, fonoaudiólogos, enfermeiros, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e, residentes de enfermagem e farmácia. Campanhas de doação de leite materno humano e frascos de vidro para armazenamento do leite doado, além de depoimentos de profissionais sobre experiências e dúvidas com o aleitamento materno, também foram divulgados.
Rodas de conversa com pacientes e profissionais dos Serviços de Maternidade e Nutrição marcaram as atividades dentro da instituição. Ainda na segunda-feira, as mães de recém-nascidos internados, que são acolhidas na Casa da Mamãe, participaram de uma conversa sobre mitos e verdades do aleitamento em um planeta saudável.
Na terça-feira (04/08), profissionais da Maternidade Sant’Ana e do Hospital Dom Walfrido, participaram de uma conversa sobre a importância do apoio ao aleitamento materno dentro da instituição. O momento aconteceu no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE). Na tarde do mesmo dia, profissionais de várias categorias, que formam o grupo “Amigas do Peito” do hospital, se reuniram para pensar ações mensais que incentivam a prática do aleitamento na instituição e na casa das pacientes.
Na quarta-feira (05/07) foi a vez dos profissionais do Serviço de Nutrição participarem de um momento de formação sobre os benefícios que o leite materno proporciona à mãe, ao bebê e ao planeta. À tarde, a enfermeira do Serviço de Neonatologia da Santa Casa, Atilla Albuquerque, participou de uma live sobre a rede de apoio à amamentação, promovida pela Secretaria de Saúde do município de Sobral.
Na quinta-feira (06/07) a ação aconteceu na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa), ressaltando às mães os cuidados e posicionamentos corretos durante a amamentação.
A programação encerrou-se na sexta-feira (07/08), com a participação da médica neonatologista da Santa Casa, Juliana Rodrigues Pinto, no programa Santa Casa no Ar, transmitido pela rádio Educadora do Nordeste de Sobral. Em entrevista, ao jornalista Vanderley Moreira, e ao Prof. Dr. Vicente Pinto, a médica destacou a importância de incentivar o aleitamento materno, seus benefícios, além de atualizar como o processo deve acontecer atualmente, nos tempos que vivemos de pandemia de Covid-19.
Jornalistas: Thais Menezes e Henrique Brito
Diretor Geral/SCMS: Klebson Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário