Visando atualizar a assistência prestada a crianças em estado de saúde crítico, médicos, residentes e enfermeiros da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) participaram nos dias 22 e 23 de agosto, do curso SAVP (Suporte Avançado de Vida em Pediatria). O curso aconteceu no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da instituição, e foi ministrado por profissionais da American Heart Association (AHA), proporcionando técnicas de trabalho em equipe para melhor atender a criança gravemente enferma.
O SAVP aborda a atualização de diretrizes para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE) em crianças. De acordo com a diretora do curso, Iara Sako, o objetivo principal é organizar o atendimento à criança gravemente doente ou ferida: “Três palavras fundamentam uma emergência: avaliar, identificar e intervir. Isso serve para que as pessoas trabalhem em equipe, organizem as suas ideias e efetivamente melhorem o atendimento da criança gravemente enferma”, destaca.
Durante os dois dias de curso, os profissionais revisaram conceitos importantes de avaliação sistemática do paciente pediátrico e, aprimoraram suas habilidades, técnicas e não técnicas, e também comportamentos de liderança que membros de uma equipe de atendimento de alto desempenho devem seguir. Segundo o médico pediatra e coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica da instituição, Domingos Barros, o curso proporciona a melhoria de toda a equipe de profissionais: “Não é somente para o médico, treinamos também a enfermagem, garantindo o mesmo nível de qualidade e conhecimento”, enfatiza.
A realização de cursos como o SAVP para os profissionais da Santa Casa põe em prática a missão da nova gestão da instituição. Como ressalta o diretor-geral do Complexo SCMS, Klebson Carvalho Soares, “Prestar assistência e formação em saúde com alto padrão de qualidade, humanização, segurança e sustentabilidade é o que buscamos. Por isso, todos os investimentos que estamos realizando caminham para esse objetivo”, enfatiza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário