A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), Hospital do Coração e Hospital Dom Walfrido, passaram a utilizar uma nova ferramenta de gestão que tem como objetivo identificar problemas e traçar metas para resolução e proporcionar uma melhoria no atendimento aos pacientes das unidades. Trata-se do Ciclo PDCA — também chamado de Ciclo de Deming ou Ciclo de Shewhart — é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos por meio de um circuito de quatro ações: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act).
A partir desta sexta-feira (31/01), os coordenadores de serviços e unidades do Complexo SCMS discutirão, por meio de suas apresentações diárias, os principais problemas dos seus setores e traçar um plano de ação que poderá ter a contribuição de outros serviços do Hospital. A ação visa uma apresentação feita a partir do Relatório de Três Gerações (3G), o qual é uma peça muito importante dentro da análise do PDCA, porque resume em poucas palavras os pontos de atenção dentro de um setor ou até mesmo de uma empresa. Nele, devem constar informações sobre as ações planejadas para o período, a localização do problema, a causa raiz e as ações corretivas.
O Hospital do Coração, por meio do serviço de Gestão da Qualidade, promoveu no dia 23 de janeiro, uma reunião com as equipes assistenciais dos serviços de Pronto Atendimento, Hemodinâmica, UTI’s e com os enfermeiros do plantão administrativo. A ação, ministrada pelo coordenador de processos, enfermeiro Francisco Carneiro, tem como objetivo traçar metas para a melhoria do atendimento do paciente vítima de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).
Esta nova metodologia servirá para o aprimoramento contínuo de serviços e produtos e da matriz SWOT que se constitui um instrumento de planejamento estratégico que visa analisar o cenário por meio da identificação de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Com a implementação destas ações, o hospital pretende submeter o paciente vítima de IAM à angioplastia no tempo máximo de 90 minutos. Os primeiros resultados serão avaliados a partir do mês de fevereiro.
Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Sobral (SCMS)
Jornalistas: Thais Menezes e Henrique Brito
Direção Geral/SCMS: Klebson Carvalho
Jornalistas: Thais Menezes e Henrique Brito
Direção Geral/SCMS: Klebson Carvalho


Nenhum comentário:
Postar um comentário