quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Novembro Azul. Combate e prevenção ao câncer de próstata- Dr. Rafael Arruda (Médico Urologista)

O adenocarcinoma é o  tipo de câncer de próstata mais comum de todos, correspondendo a 95% dos casos. Podem ser de baixo grau, grau intermediário e alto grau. Os tumores de baixo grau são formados por células bem diferenciadas, que guardam certa semelhança com as células prostáticas normais. Os de alto grau são compostos de células com alto índice de proliferação, muito diferentes do tecido normal da próstata. Os demais 5% incluem tipos bem mais raros: carcinomas de pequenas células, sarcomas e linfomas. Quando alguém cita o câncer de próstata, está se referindo ao adenocarcinoma e não a esses tipos histológicos mais raros.
A causa exata do câncer de próstata não é conhecida, portanto, não é possível impedir a maioria dos casos da doença. Porém é indicado manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o médico contribuem para a melhoria da saúde em geral e podem ajudar na prevenção deste câncer.

Consulte um especialista 


- Quem é o Dr. Rafael Arruda?
Médico formado pela Universidade Federal do Ceará (2007), campus Sobral. Concluiu residência médica na área de Cirurgia Geral, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) - (Teresina-PI/2010) e especialização em Videocirurgia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) - (Teresina-PI/2011). Especializado em Urologia pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP) (Recife-PE/2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário