terça-feira, 5 de novembro de 2019

Comitiva de consultoria portuguesa conhece o sistema municipal de saúde


Na sexta-feira (01/11), a Secretaria da Saúde de Sobral recebeu uma comitiva portuguesa interessada em conhecer o sistema municipal de saúde, pela sua trajetória na Atenção Primária à Saúde e adequados indicadores epidemiológicos. A consultoria internacional é fruto da parceria entre Secretaria de Saúde do Ceará (SESA-CE) e Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-NA).
A comitiva cumpriu agenda no Centro de Saúde da Família (CSF) João Abdelmoumem Melo (Residencial Nova Caiçara), na Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESP-VS) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) Hugo Mendes Parente.

No CSF Nova Caiçara, a coordenadora da Atenção Primária à Saúde (APS) de Sobral, Ana Gerusia Gurgel, apresentou o sistema de saúde do município, suas estruturas, processos e resultados. Em seguida, a comitiva percorreu toda a unidade e ouviu os profissionais sobre os processos desenvolvidos.
“Um investimento na Atenção Primária à Saúde é fundamental, mas outro investimento que Sobral faz e que tem muito retorno é a aposta na formação. Aqui [em Sobral] vimos que ela é essencial para dar aos profissionais as condições necessárias para alcançar esses resultados”, afirmou André Biscaia, médico português.
Na ocasião, André Biscaia proferiu, na Escola de Saúde Pública, a palestra "Potencialidades e desafios da APS como elemento estruturante do cuidado no Sistema de Saúde". Participaram do momento o secretário da Saúde, Gerardo Cristino, coordenadores, gerentes e docentes do sistema de saúde de Sobral.
O médico português defendeu a ideia de que a saúde deve ser vista como um investimento e não como custo. Destacou como componentes de sucesso da APS em Portugal: um sistema de informações útil, responsabilização e autonomia, trabalho em equipe, formação e processos de educação permanente, contratualização de serviços e valorização da carreira profissional como formas de gerir e regular para a eficiência.
“Temos muito a crescer e a fazer para sermos referência em saúde, mas isso vem acontecendo da forma esperada. A prova disso é receber em nossa cidade uma comitiva portuguesa que veio conhecer de perto os avanços na saúde pública do nosso município”, afirmou o secretário Gerardo Cristino.
A comitiva estava em missão no Ceará desde o dia 29 de outubro, discutindo em sessões plenárias o Projeto de Lei da Autoridade Reguladora da Saúde, elaboração de um esboço da matriz de competências para a formação em Atenção Primária à Saúde e o processo de regionalização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário