sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Semana Nacional do Idoso marca comemoração dos 66 anos de fundação do Abrigo Sagrado Coração de Jesus

O Abrigo Sagrado Coração de Jesus, uma das unidades do Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral, celebra 66 anos de fundação. Em clima festivo, entre os dias 24 de setembro e 1º de outubro, a quinta edição da Semana Nacional do Idoso foi realizada na instituição que assiste atualmente 34 idosos dependentes ou semi-independentes que necessitam dos cuidados da equipe assistencial para desenvolver atividades do dia-a-dia como alimentar-se, locomover-se ou cuidar da higiene pessoal. Celebrações eucarísticas, adoração ao Santíssimo, orações do Santo Terço, café da manhã no jardim, entretenimento lúdico por parte de funcionários e visitantes, além de momentos externos de lazer marcaram a semana comemorativa.
De acordo com a diretora do Abrigo Sagrado Coração de Jesus, Maria Eliane de Oliveira, além de celebrar o aniversário da instituição fundada por Dom José Tupinambá da Frota em 26 de setembro de 1953, a Semana do Idoso tem o objetivo de apresentar as vivências de abrigo para a sociedade: “Estamos sempre de portas abertas aguardando vocês para conhecer as ações que são motivadas por todos os funcionários, colaboradores e doadores. Todos nós, direção, coordenação, Serviço de enfermagem, todos nos envolvemos nessa ação que proporciona muita alegria para os idosos e também para nós”, enfatiza.
As comemorações se estenderam por oito dias; atividades dentro e fora do Abrigo foram realizadas. Funcionários, colaboradores, visitantes e parceiros proporcionaram momentos de extrema alegria para todos que participaram da programação festiva em alusão ao aniversário da instituição e também ao Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de Outubro.
Confira imagens das ações realizadas na Semana Nacional do Idoso 2019:
Dia 24 de setembro


Pela manhã, a missa de abertura da Semana Nacional do Idoso aconteceu na Capela do Abrigo e, contou com uma participação massiva da comunidade. Em seguida, os idosos foram conduzidos até o jardim, para iniciar o dia com um animado café da manhã. A programação continuou com louvor e Adoração ao Santíssimo. À tarde, os 34 idosos apresentaram um número de dança para os diretores das unidades do Complexo Santa Casa que se encontravam reunidos no local. O primeiro dia terminou com a apresentação da humorista “Tia Fofinha”, que divertiu a todos com seu singular senso de humor e carinho pelos moradores do Abrigo.
Dia 25 de setembro




O segundo dia de evento começou com a participação dos idosos na Santa Missa, seguida de café da manhã no jardim e Oração do Santo Terço. O momento mais marcante do dia se deu com a chegada dos residentes multiprofissionais da Escola de Saúde Visconde de Sabóia (ESVS), que integrando o Grupo de Teatro, levaram a apresentação do Capitão Balbino para alegrar e divertir o dia. À tarde, a animação foi garantida com a presença da Banda dos Residentes Multiprofissionais.
Dia 26 de setembro 


As celebrações dos 66 anos de fundação do Abrigo Sagrado Coração de Jesus começaram cedo, com a presença da Banda de Música de Sobral, que recepcionou as pessoas que chegavam para Santa Missa e os idosos com animação. A Missa em ação de graças pelo aniversário da instituição foi repleta de agradecimentos e preces. Em seguida, os idosos foram levados ao jardim onde um bolo esperava para juntos felicitarem a fundação de seu lar atual; a animação ficou por conta da Banda Judivan e Amigos. No período da tarde, a festa se estendeu com a apresentação de dança de Conceição Azevedo, e dos próprios idosos.
Dia 27 de setembro

No quarto dia da Semana do Idoso, depois de participarem da celebração eucarística, os 34 idosos assistidos pelo Abrigo Sagrado Coração de Jesus foram conduzidos até a praça em frente à instituição e, em comunhão com um grupo da terceira idade do município, rezaram a oração do Santo Terço e puderam participar de um piquenique.
Dia 28 de setembro


O sábado foi marcado pelo momento de lazer realizado no Serviço Social do Comércio (Sesc) de Sobral. Os idosos puderam tomar banho de piscina na companhia de funcionários e colaboradores do Abrigo Sagrado Coração de Jesus.
Dia 29 de setembro


O domingo foi voltado à espiritualidade com a participação dos idosos na Santa Missa e Oração do Santo Terço. O momento contou com um caprichado lanche.
Dia 30 de setembro


O sétimo dia comemorativo foi marcado pelas pinturas em tela feitas por Miriam e Raimundo, ação que encantou e divertiu os idosos. Na parte da tarde, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Meruoca visitou o Abrigo e teve um momento de atividades lúdicas com os moradores do Abrigo e funcionários.
Dia 1º de Outubro

No Dia Internacional do Idoso, o encerramento da programação da Semana Nacional do Idoso no Abrigo Sagrado Coração de Jesus foi marcado com passeio no Sobral Shopping, onde os idosos puderam se deliciar com pizzas, e conhecer o estabelecimento. Na ocasião, eles ainda receberam presentes e carinho da população.

Assessoria de Comunicação Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS)
Jornalistas: Henrique Brito e Thais Menezes
Direção Geral/SCMS: Klebson Carvalho     

Nenhum comentário:

Postar um comentário