domingo, 8 de setembro de 2019

Hospital do Coração de Sobral inicia processo de Acreditação Hospitalar

Na área da saúde, a avaliação da qualidade dos serviços é fundamental, especialmente como referência para os pacientes, que buscam as melhores opções de tratamento e cuidados. Pensando nisso, o Hospital do Coração, uma das unidades de assistência à saúde do complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral, deu início ao processo de “Acreditação Hospitalar”. Trata-se de uma instrumento de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde, conferida aos hospitais que se destacam pela qualidade da assistência aos pacientes. Nos dias 3 e 4 de setembro, uma equipe de avaliadores designados pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e constituída de profissionais da saúde e administradores do IQG – Health Services Accreditation visitaram os setores da unidade hospitalar.

Na terça-feira (03/09), gestores e profissionais da saúde participaram da palestra de sensibilização no auditório do Hospital do Coração. O momento foi ministrado pela biomédica e avaliadora, Helen Moreira, que destacou a importância do processo de mudança cultural e comportamental para uma gestão de saúde com foco na qualidade. Ela também apresentou o modelo atual do hospital e as mudanças que a organização deseja realizar para preservar, sobretudo, a segurança e harmonia dos funcionários e pacientes.

“O desejo da direção já é o primeiro ponto essencial para qualquer serviço de saúde que quer ser acreditado. É um investimento que a instituição está fazendo no processo e nas pessoas. Vamos fazer um diagnóstico para saber em que momento o Hospital está, mas com a expectativa de que em breve ele será acreditado”, explicou a avaliadora.

A Acreditação utiliza um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. Uma vez certificado, o hospital passa a ser avaliado periodicamente para manter a certificação e promover as melhorias necessárias para avançar na qualidade dos serviços prestados à população

Também estiveram presentes, o diretor-geral do Complexo Santa Casa de Sobral, Klebson Carvalho; o diretor técnico da SCMS, Dr. Sávio Arcanjo; o diretor do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), Dr. Vicente Pinto; o assessor financeiro da SCMS, Padre Bosco e o diretor técnico do Hospital do Coração, Dr. David Carneiro Neto.

Hospital do Coração
O Hospital oferece à população serviços especializados em Cardiologia em regime ambulatorial e cirurgia cardiovascular. São realizadas consultas cardiológicas, eletrocardiograma, teste ergométrico, transtorácico, ecocardiograma com dobutamina, ecocardiograma transesofágico, ecodoppler de artérias carótidas e vertebrais, ecocardiograma fetal, holter de 24 horas e Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial (MAPA) em 24 horas. A unidade funciona com protocolos anualmente atualizados que objetivam o mais rápido e mais eficaz atendimento das urgências cardiovasculares e tem um eficiente programa de abordagem da dor torácica que envolve todos os serviços de apoio do hospital.
Assessoria de Comunicação SCMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário