segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Síndrome de Olgivie - Dr. Wendel Arruda (Médico Coloproctologista e Endoscopista)

Também conhecida como pseudo-obstrução intestinal é uma condição clínica com sinais e sintomas associados à dilatação acentuada dos cólons, sem causa mecânica identificável. Foi descrita pela primeira vez por Sir William Heneage Ogilvie, em 1948. É uma doença rara, que geralmente acomete pacientes hospitalizados portadores de alguma das condições clínicas: hipertireoidismo, infecções, uso de medicamentos que atuam no sistema nervoso, Doença de Parkinson, gravidez, etc. Traumas (como o raquimedular/coluna) e cirurgias (como as cesarianas) também podem desencadear a síndrome.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Pode ocorrer tanto de forma aguda quanto crônica, e acometer qualquer segmento do intestino, mas a forma aguda são as que exigem maior conhecimento e agilidade na tomada de decisões. O quadro clínico, assemelha-se a um quadro de abdome agudo obstrutivo mecânico. Os sintomas mais frequentes são distensão abdominal ( geralmente é o primeiro sinal que o paciente apresenta), náuseas, vômitos e dor abdominal. Também pode ocorrer a paralisação da eliminação fecal, podendo eventualmente ser intercalada com esteatorreia.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O tratamento pode ser feito de três formas: conservadora, cirúrgica ou descompressão por colonoscopia. O reconhecimento precoce e o manejo apropriado são imprescindíveis para minimizar complicações. 
Agende sua consulta! Ligue para (88) 3111- 3715 , (88) 99850- 1000 ou pelo WhatsApp: (88) 99830- 1000.


 Dr. Wendel Arruda
• Cirurgião Geral pela Santa Casa de Sobral (RQE 8995)
• Coloproctologista pelo HUWC (RQE 8997)
• Endoscopista pelo HGF (RQE 8996)
• Videolaparoscopia

Nenhum comentário:

Postar um comentário