segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Plicoma anal - Dr. Wendel Arruda (Médico Coloproctologista e Endoscopista)

É uma lesão cutânea externa no ânus decorrente do espessamento da pele ou dobras da mesma, onde ocorre um excesso de pele , dando o aspecto de “ pele solta ” ou de “bolha”. Podem ocorrer por atrito repetitivo, onde ocorre o espessamento da região, após a fase aguda de uma hemorroida externa que melhorou o aspecto mas se retraiu, ficando o excesso de pele no ânus como cicatriz ou até mesmo após qualquer procedimento cirúrgico anal na fase de cicatrização das feridas.
⠀⠀⠀ Geralmente não apresenta sintomas, não causa dor e nem perigo isoladamente, exceto pelo incomodo ou desconforto na região. Se o plicoma for acompanhado de alguma complicação ( como a fissura) , primeiramente faz-se o tratamento da afecção para após decidir se há necessidade de remoção do plicoma. As mulheres no pós parto e pessoas acima do peso estão mais suscetíveis a desenvolver essa alteração , além de fatores como constipação e relação anal. O diagnóstico pode ser feito após um exame na região anal pelo médico coloproctologista, especialista que pode identificar o plicoma e diferenciar de outras doenças do ânus e indicar o melhor tratamento. Na suspeita de qualquer alteração é necessário a remoção cirúrgica e encaminhamento do material retirado para biópsia, para análise do mesmo.
Agende sua consulta! Programe seu exame de prevenção e fique em paz com sua saúde! Ligue para (88) 3111- 3715 , (88) 99850- 1000 ou pelo WhatsApp: (88) 99830- 1000.


 Dr. Wendel Arruda
• Cirurgião Geral pela Santa Casa de Sobral (RQE 8995)
• Coloproctologista pelo HUWC (RQE 8997)
• Endoscopista pelo HGF (RQE 8996)
• Videolaparoscopia


Nenhum comentário:

Postar um comentário