quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Geoprocessamento como instrumento de prevenção, vigilância e controle da tuberculose


A equipe do Centro de Saúde da Família (CSF) Doutor Grijalba Mendes Carneiro, do bairro Coelce, está utilizando o geoprocessamento como um instrumento de gestão em saúde. No primeiro momento a ferramenta está servindo para que a equipe possa mapear os casos de tuberculose nos bairro atendidos pelo CSF.
O principal objetivo de utilizar o geoprocessamento na saúde é para poder planejar, avaliar e traçar estratégias e ações de saúde através do mapeamento e monitoramento das informações.
“Através dessa ferramenta foi possível observar quais os principais locais de ocorrência de casos de tuberculose e assim traçamos estratégias nessas áreas. Em breve iremos avaliar qual o impacto que o geoprocessamento causou na gestão de saúde do nosso território de abrangência”, afirmou Carlos Romualdo, gerente do CSF do bairro Coelce.
O geoprocessamento também é utilizado por outros setores da Secretaria da Saúde, dentre eles a Vigilância em Saúde, na vigilância das arboviroses, tanto nos dados epidemiológicos como nos entomológicos.
“Fazemos uso de uma ferramenta muito boa da Prefeitura, que é o cadastro multifinalitário. Toda a sede e três distritos do município já foram mapeados”, lembrou Francisca Leite Mendonça Escócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário