terça-feira, 30 de julho de 2019

CAPS de Sobral conta com linha de cuidado ao paciente em primeiro episódio psicótico


O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Geral Damião Ximenes Lopes disponibilizadiversos tipos de atendimentos em saúde mental. O psicólogo Aristides Parente, coordenador da Rede de Atenção Integral à Saúde Mental, explica que o atendimento é realizado conforme a especificidade de cada caso e que os casos classificados como prioritários demandam um cuidado mais intenso e prolongado.
“Temos como exemplo, o atendimento ao paciente em Primeiro Episódio Psicótico (PEP) que é uma linha de cuidado criada em 2016, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Damião Ximenes Lopes, para melhor atender os pacientes que vivenciam pela primeira vez sintomas de alucinações, como ouvir ou ver coisas que não existem e delírios”, lembrou Aristides Parente.
Quanto mais rápido o paciente é tratado, melhor o resultado a longo prazo, com menos prejuízo na sua funcionalidade: “Os pacientes atendidos através desta linha de cuidado no CAPS Geral de Sobral têm prioridade de agenda e rotineiramente tem atendimento multiprofissional, incluindo atendimento psiquiátrico, em no máximo uma semana”, pontou Gerardo Cristino, secretário da Saúde.
Um outro diferencial se dá na presença simultânea de várias categorias profissionais no atendimento a esse público. Uma equipe formada por psiquiatra, psicólogo, assistente social, residentes multiprofissionais, residentes de psiquiatria e internos dos cursos de medicina conferem o caráter multidisciplinar dessa linha assistencial.

NOVO ENDEREÇO
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Geral Damião Ximenes Lopes está em novo endereço para melhor atender a população. Agora o serviço está localizado na rua Tabelião Antônio Almeida, 205 - Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário