quinta-feira, 6 de junho de 2019

Jornada de Enfermagem discute a equidade nas práticas em saúde

A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) realizou, nesta terça-feira (4), a abertura da XIX edição da Jornada de Enfermagem, da IV Jornada Multiprofissional e do II Fórum de Pesquisas, com o tema central “A equidade como princípio norteador das práticas em saúde”. O evento tem como proposta fomentar a disseminação do conhecimento produzido por meio das pesquisas produzidas e financiadas pela SCMS, que é um hospital de ensino credenciado pelo Ministério da Saúde (MS) e pelo Ministério da Educação (MEC). 

Durante toda a terça-feira, o evento contou com a apresentação de trabalhos e à noite aconteceu no auditório do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa a abertura oficial da Jornada, com a presença de gestores do Hospital e convidados.


Na oportunidade, a coordenadora de Enfermagem da Santa Casa, Lucila Albuquerque, destacou a alegria em poder participar de mais uma edição do evento e falou sobre a sistematização da assistência de Enfermagem pela qual o Hospital passa, com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento a cada paciente


O coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da SCMS, professor Henrique Linhares, também falou sobre a alegria de promover o evento a cada ano e perceber sua grandeza para o Hospital, na multidisciplinaridade e multiprofissionalidade que têm sido características da Jornada, trazendo pesquisas concluídas e financiadas pela SCMS, em parceria com as instituições de ensino superior.

De acordo com o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da Santa Casa, Vicente Pinto, a Santa Casa já financia pesquisas há 4 anos. “Todos os projetos aqui desenvolvidos atendem as demandas dos serviços e todos devolveram melhorias para o hospital”. Ele ressaltou que o cenário é favorável a essas melhorias, com uma gestão que ousa enfrentar o desafio de harmonizar, estruturar e dar eficiência ao Hospital. “Não posso enxergar uma boa formação distante da realidade da população que eu assisto, e a Santa Casa, diante da sua dimensão, complexidade e com os desafios que enfrenta, precisa de um amor zeloso nos seus processos, precisa de regra e persistência. Precisamos planejar e avaliar e só poderemos fazer isso juntos”, finalizou.

O diretor do Hospital do Coração, Davi Carneiro Neto, participou da abertura da Jornada e também destacou a importância dos processos internos da assistência. “Quando o processo é bem feito, tem resultados imediatos. Temos que querer aprender cada vez mais e sempre fazer melhor”, pontuou.

A Santa Casa está de parabéns por oportunizar que a Enfermagem possa fazer o seu melhor trabalho. Não há igual atendimento e assistência na região”, disse José Passos da Silveira, que na ocasião esteve representando a subsede de Sobral do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE).

O diretor Geral da Santa Casa, Klebson Carvalho Soares, falou da importância de compartilhar conhecimentos. “Espero que essa Jornada nos conduza a compartilhar os ensinamentos. O fracasso está em não ensinar o que se sabe, não praticar o que se ensina, e não perguntar o que se ignora”.

 Palestra Magna

A palestra magna do evento ficou a cargo do enfermeiro sanitarista e pesquisador da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Rosemiro Guimarães Ximenes Neto, doutor em Ciências pela Escola Paulista de Enfermagem/Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP.
Na sua explanação, ele explicou os impactos do Movimento Sanitário do Brasil e a 8ª Conferência Nacional de Saúde para a mudança das perspectivas sobre a Saúde e as diferentes formas de se conceber a equidade, tema que também traz a perspectiva da justiça social, das necessidades em saúde e da distribuição de recursos financeiros.
Durante toda a quarta-feira (5), acontecem as mini conferências e na quinta-feira (6) pela manhã haverá o II Fórum de pesquisas, com explanação das pesquisas produzidas e financiadas pela Santa Casa. O evento encerrará com a premiação dos melhores trabalhos apresentados.

Assessoria de Comunicação da Santa Casa
Zaira Almeida (Jornalista)

Do Blog: Registros do Momento





Nenhum comentário:

Postar um comentário