quinta-feira, 27 de junho de 2019

Humanização: Santa Casa realiza arraial para colaboradores e familiares

Cerca de 500 pessoas, entre funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) e seus familiares e amigos, participaram do Chitão da Santa Casa, uma festa pra lá de animada promovida no último sábado (22), pelo setor de Responsabilidade Social juntamente com o grupo de Humanização do Hospital. O arraial aconteceu no Clube da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (AESC).Ao chegarem à festa, que começou por volta das 19h, os convidados foram recepcionados por um animado forró com a banda Raízes Forrozeiras. Bandeiras coloridas, barracas com utensílios e adereços decoraram os espaços do clube e deram o tom tipicamente nordestino ao arraial, além das barracas com comidas típicas. As crianças também tiveram lugar na festa, que contou com um espaço próprio para recreação, com pula-pula.

A programação contou ainda com um Casamento Matuto encenado por funcionários de vários setores, seguido de uma quadrilha improvisada. A preparação da festa em meio à agitada rotina do Hospital foi um desafio, mas segundo a coordenadora do Grupo de Responsabilidade Social, Ana Helena Vasconcelos, o resultado foi muito positivo.


“Nosso empenho foi valorizar a cultura regional e levar o funcionário a se sentir bem, sair do ambiente estressante do Hospital, e estar com a família num ambiente sadio e descontraído”, explica Ana Helena. Ela avalia que adesão dos funcionários foi muito boa. “Tivemos uma adesão muito grande dos colaboradores, participaram funcionários de todas as categorias, que atenderam ao pedido de irem caracterizados, tudo num ambiente muito sadio. Foi um desafio porque nunca havíamos feito uma festa junina desse tamanho”, destaca.

Humanização

A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) tem a assistência como um de seus principais pilares. O compromisso da instituição com a comunidade é enfatizado por meio de ações de Responsabilidade Social que são desenvolvidas durante o ano inteiro. Há uma atuação conjunta com o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) que atua conforme os objetivos da Política Nacional de Humanização do SUS (PNH), valorizando os diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores.


Há ações desenvolvidas em datas comemorativas como Carnaval, Dia da Mulher, Páscoa, Dia das Mães, Aniversário da Santa Casa, Dia dos Pais, Semana da Criança, Natal, além de homenagear o dia de cada profissão atuante no hospital. Também são realizadas campanhas educativas no Dia Mundial da Saúde, Semana Mundial do Aleitamento Materno, Outubro Rosa e Novembro Azul, além de campanhas de doação de Sangue e ações junto ao Ministério do Trabalho, no Dia do Trabalhador, com informações sobre saúde, exames de glicemia e pressão.


O grupo de humanização é responsável ainda por oficinas produtivas cujo principal objetivo é a obtenção de uma segunda renda para famílias carentes. As atividades acontecem na pediatria, maternidade e na Casa da Mamãe.
Assessoria de Comunicação da Santa Casa
Zaira Almeida (Jornalista)
Registro do Momento 































Barraca do Beijo














Nenhum comentário:

Postar um comentário