terça-feira, 28 de maio de 2019

Profissionais da Santa Casa participam de evento sobre cuidado à saúde materno infantil

A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SMCS) marcou presença no I Seminário Estadual de Boas Práticas em Planejamento Reprodutivo, Parto e Nascimento, que reuniu em Fortaleza, nos dias 23 e 24 de maio, representantes de diversos hospitais da rede de atenção ao parto e nascimento no Estado e representantes do Ministério da Saúde, com o objetivo de discutir a qualidade da assistência à gestação, parto e recém nascido e a melhoria com indicadores, monitoramento e aprimoramento das práticas através das estratégias Qualineo e Apice-On.Participaram do evento a coordenadora da Maternidade Sant’Ana da SMCS, Michele Prudêncio, a coordenadora dos Berçários, Andréa Ribeiro, e a nutricionista Kelly Tomaz. 
O evento abordou a contextualização dos processos de trabalho do Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice On) e Qualidade Neonatal (QualiNEO), projetos do Ministério da Saúde. O Seminário também tratou da atenção obstétrica e neonatal à prematuridade, e contou com plenária e discussão de temas sobre a assistência humanizada e atenção integral à mulher em situação de violência, com experiências dos atendimentos da Casa da Mulher Brasileira, Maternidade Escola Assis Chateaubriand e Hospital Gonzaga Mota de Messejana. Com a apresentação do tema “Política Estadual para Atenção Integral à Mulher em Situação de Violência”, discorreu-se ainda sobre a primordialidade da articulação para os profissionais, apontando formas de atuar integrando os eixos da proposta às instâncias de gestão. 
A coordenadora da Maternidade da Santa Casa de Sobral, Michele Prudêncio, destacou a importância da rede de cuidados que parte desde a atenção básica até o momento de parto e pós-parto, onde todos os envolvidos devem estar alinhados para o aprimoramento constante do atendimento e organização da rede para melhoria do serviço. “A rede de atenção à saúde materno e infantil, estando organizada, reduz a mortalidade materno e infantil. Todos os assuntos abordados foram importantes para que a gente possa desenvolver processos de forma que a mãe e o recém-nascido recebam uma atenção de qualidade durante a gestação, o parto e o nascimento”, afirmou Michele Prudêncio, que também concedeu entrevista ao programa Voz do Brasil destacando a contribuição do Seminário na qualificação e organização da rede de atenção para a saúde materno infantil.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Sobral
       Zaira Almeida (Jornalista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário