quinta-feira, 21 de março de 2019

Pioneiro no Programa Brasil Sorridente, o Centro de Especialidades Odontológicas de Sobral comemora 15 anos

Sobral- A dona de casa Maria Cecília Bastos (44), moradora do distrito de Caioca, em Sobral, mantém uma certa regularidade em suas visitas ao dentista. O incentivo vem dos filhos e da própria vontade de manter a saúde da boca em dias. O atendimento é feito no posto de saúde da própria comunidade onde vive. Mas quando necessita de algum tratamento mais especializado, a dona de casa é encaminhada ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na sede do município. “ É uma oportunidade que eu não posso perder, até porque o serviço é gratuito”, explica Cecília.

Aniversário
O CEO Sanitarista Sérgio Arouca, inaugurado em março de 2004, comemora 15 anos de atendimento. A data é histórica, não só para o município de Sobral, mas para o País, pois durante a instalação do equipamento foi lançado o Programa Brasil Sorridente, dentro da Política Nacional de Saúde Bucal.

Programa
O programa do governo federal mudou a forma de atendimento no que se refere à saúde bucal no Brasil, com ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde da população. O Brasil Sorridente reúne uma série de ações para ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre as principais linhas de ação do programa estão a reorganização da atenção básica em saúde bucal, principalmente, com a implantação das equipes de saúde bucal na Estratégia Saúde da Família, e a ampliação e qualificação da Atenção Especializada, com a implantação de Centros Especialidades Odontológicas e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias, além da assistência hospitalar.

Atendimento
O CEO municipal realiza, em média, 1.851 atendimentos por mês, oferecendo à população serviços de prótese dentária; periodontia (tratamento de gengivas), endodontia (tratamento de canais), cirurgia oral menor (boca de pequeno tamanho), ortodontia (correção da posição dos dentes e dos ossos maxilares) e atendimento a portadores de necessidades especiais (doenças crônicas, distúrbios do comportamento, de comunicação, transtornos psiquiátricos, síndromes, dentre outras).

Pioneirismo
De acordo com Kátia Linhares, gerente do CEO, “todo o processo de atendimento se inicia na Unidade Básica de Saúde, nas próprias comunidades ou bairros, onde ocorrem os procedimentos mais simples. O que for mais especializado é encaminhado para o CEO. Isso de forma gratuita, diferente do que ocorria antes da implantação do Centro, já que o País não disponibilizava nenhum serviço deste tipo para a atenção especializada. Então, nós somos pioneiros dentro do Programa Brasil Sorridente”, comemora a gerente.

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