segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Santa Casa e Complexo Dom Walfrido promovem treinamento para suas brigadas de incêndio

Momento do treinamento dos brigadistas na Santa Casa de Sobral
No período de 20 a 22 deste mês, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral e o Complexo Dom Walfrido promoveram o primeiro treinamento do ano da brigada de incêndio, que contou com a participação de 94 colaboradores. Os brigadistas que foram treinados e orientados pelos seus assessores técnicos de Brigada de Incêndio, João Neto, Jossione Aragão, Socorro Sousa e Jonas Jorge que fazem parte da equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).
Conforme norma técnica do corpo de bombeiro, o dimensionamento da brigada de incêndio da Santa Casa, juntamente com o Complexo Dom Walfrido, conta hoje com 300 colaboradores brigadistas para os dois hospitais dimensionados por setor, área de riscos e turnos. De acordo com o cronograma de atividades, a cada três meses deverá acontecer treinamentos e reuniões de todos os brigadistas da empresa para tratar de prevenção e combate em caso de principio e incêndio.
A importância da Brigada de Incêndio nas empresas
O grupo de brigadistas possui atribuições que vão muito além dos treinamentos para evacuação em caso de incêndios. Independente do ramo de atividade, todas as empresas estão sujeitas à emergências, como incêndios. Obviamente, há setores produtivos em que o risco de incêndio é maior, não é nem necessário discutir que um posto de combustíveis apresenta muito maior risco de incêndios que um escritório de advocacia.
Contudo, por menor que seja o risco de incêndios, as ações preventivas são importantíssimas, pois até empresas com atividades das mais pacatas e burocráticas possíveis estão sujeitas aos incêndios. O número de brigadistas será estabelecido pela legislação específica de cada estado, portanto a empresa deve consultar, caso esteja obrigada a instaurar uma brigada de incêndio.
Há também uma hierarquia estabelecida para os integrantes da brigada de incêndio. Ela é composta em nível crescente de autoridade por:
    Brigadistas (membros capacitados para a prevenção e combate a incêndios, bem como para a prestação de primeiros socorros),
    Líder (responsável pela coordenação dos brigadistas de um determinado setor),
    Chefe (coordenador dos brigadistas de uma determinada edificação),
    Coordenador geral (responsável pela coordenação do trabalho de todos os brigadistas em uma planta complexa com vários edifícios).
    O que é a brigada de incêndio?
    A brigada de incêndio é um grupo formado por funcionários da empresa, que voluntariamente se credenciam a participar das ações de combate a incêndio promovidas pela organização.
    A brigada de incêndio é responsável pela coordenação da evacuação da edificação em casos de incêndios e outros acidentes, ela também é responsável pelas ações de prevenção, como por exemplo a checagem dos extintores, saídas de emergência e afins.

Informações: João Neto Bezerra (Tec. em Segurança do Trabalho SCMS/SESMT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário