segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Registro de ação de conscientização realizada pelo Dr. Lima Neto e acadêmicos da LIACS no Dia Mundial do Coração

Dr. Lima Neto e acadêmicos da LIACS/Uninta durante ação na Boulevard do Arco no Dia Mundial do Coração
Na noite do último sábado, dia 29 de setembro, dedicado ao Dia Mundial do Coração, o médico cardiologista Dr. Antonio Lima Neto, juntamente com acadêmicos do Curso de Medicina Uninta, que integram a Liga de Cardiologia (LIACS), realizou uma ação de conscientização e prevenção na Boulevard do Arco Nossa Senhora de Fátima.
Conforme Dr. Lima Neto, a ação serviu para estimular as pessoas a se prevenires e evitarem as doenças do coração. "Além disso, é um dia especial para refletir sobre como prevenir as doenças cardiovasculares para vivermos melhor, aproveitar momentos felizes com amigos e a família", explica o médico.
Ele reforça, ainda, que é importante o controle da pressão alta, diabetes e colesterol e assim prevenir o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o infarto e procurar o cardiologista periodicamente. Criado no ano 2000 pela WHF – World Heart Federation, o Dia Mundial do Coração tem o objetivo de alertar as pessoas sobre a importância de manter uma boa saúde do coração. 
Fatores de Risco
No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil indivíduos por ano sofrem IAM- infarto agudo do miocárdio, que acaba sendo fatal para 30% deles. Os principais fatores de risco para eventos cardiovasculares são: hipertensão, diabetes, dislipidemia (níveis elevados de gordura no sangue), histórico familiar, estresse, tabagismo, obesidade, sedentarismo e doença da tireoide. O uso de drogas ilícitas, como a cocaína também pode levar ao infarto agudo do miocárdio. 
Falta de ar, cansaço que antes não eram percebidos, principalmente após a realização de algum esforço físico, dor como um aperto, queimação ou pontadas na região do tórax associada a formigamento ou dor no braço esquerdo, dor na região da mandíbula ou nas costas, devem alertar o indivíduo a procurar um cardiologista para uma avaliação mais detalhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário