terça-feira, 30 de outubro de 2018

Dr. Cláudio Henrique um neurocirurgião made in Sobral

O médico neurocirurgião, Dr. Cláudio Henrique Sousa Moreira, que desenvolve suas atividades na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Hospital Regional Norte e está à frente da Clínica Fides, que funciona há três anos na Cameron Tower, começou seu enlace de vida com a Princesa do Norte em 1998. Natural de Fortaleza, foi durante o ensino médio no Colégio Marista que se decidiu pela Medicina. Após a aprovação no vestibular e a graduação médica na Universidade Federal do Ceará (UFC), de onde traz memórias importantes do seu estágio no Internato no hospital César Cals, mirou a zona Norte. Assim, a qualidade de vida e o clima ameno da Serra da Ibiapaba o capturou, passando a residir em Guaraciaba do Norte e dar expediente na Emergência da Santa Casa.
Adaptado à rotina da serra e do rio Acaraú, um convite tirou-lhe da zona conforto. O médico neurocirurgião, Dr. Gerardo Cristino Filho, convidou-lhe para integrar a equipe de neurocirurgia do hospital. Depois de algumas ponderações aceitou o convite inusitado que mudou a história da sua vida. “Eu tinha um projeto de ficar morando na Serra Grande e de repente eu recebo um convite do Dr. Gerardo Cristino para fazer parte do grupo da neurocirurgia. Isso nunca tinha passado pela minha cabeça, mas eu teria que abandonar meu projeto pessoal e morar de forma definitiva em Sobral. Optei pelo convite e passei a viver neurocirurgia 24 horas, acompanhando o Dr. Gerardo Cristino, numa intensa rotina do serviço, isto em 1998”, revela Dr. Cláudio Henrique.
O desdobramento desta decisão, sob a orientação sábia e generosa do Dr. Gerardo Cristino Filho, é o surgimento de um excelente e habilidoso neurocirurgião. Em 2008, submete-se à prova de título da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e logra êxito. Em seguida, realiza estágio em neurocirurgia na Fraça, em Can. Atualmente, Dr. Claudio Henrique integra um grupo de excelência de neurocirurgiões da zona Norte, coordenado pelo Dr. Gerardo Cristino Filho. Ao seu mestre do primeiro momento, do jovem médico emergencista e aprendiz da Neurocirgia, a gratidão e o reconhecimento. “Dr. Gerardo Cristino sempre será o nosso orientador e a nossa referência na profissão. A ele a minha gratidão e o reconhecimento pelo zelo com o grupo da Neurocirurgia, bem como à saúde de Sobral”, destaca Dr. Cláudio Henrique.
Há 20 anos em Sobral, casado com Juliana Magalhães Moreira, pai zeloso de cinco filhos: Ana Carolina, Aléxia, Ana Cláudia, Matheus e Mariana, Dr. Cláudio Henrique reconhece que a Medicina lhe exige muito trabalho e em algumas datas especiais está ausente, mas é na família que encontra inspiração e energia para seguir em frente. Já o exemplo de vida, ele garante que vem do seu pai Maurilio Carvalho Moreira. Numa frase de efeito, ele declara que “a família é a sua base e a Medicina a sua vida”. Assim, Dr. Cláudio Henrique segue firme no propósito do homem de bem e da profissão que escolheu, conforme o juramento de Hipócrates que proferiu em sua colação de grau do Curso Médico da UFC. “Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém”
.
Fonte: Revista Alternativa /Edição Especial Dia do Médico


(88) 99217.1313 | (88) 9 9989.7900 | (88) 3614.3783

Nenhum comentário:

Postar um comentário