segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Achado histórico é encontrado durante escavações na Santa Casa de Misericórdia de Sobral

Jornais encontrados durante escavações do setor de Radioterapia em um cilindro fechado
A história é construída por fatos que marcam uma determinada época e, recentemente, vimos boa parte da história do País ser perdida com o incêndio do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Embora não sejam considerados como documentos históricos raros, ou tão antigos, para que sejam tomadas como únicos e valiosos, o Blog Encontro Com a Saúde recebeu um pacote de jornais, datados de 1975, encontrados nas dependências da Santa Casa, guardados em um cilindro de metal, há 43 anos, que despertou muita curiosidade.
Quem explica o achado é Manoel Edson, funcionário administrativo do hospital. "Este material encontrado na Santa Casa despertou muita curiosidade, pois marcam fatos, história do tempo, há 43 anos. Foi encontrado em um aterro de construção interna e tratava-se de três jornais,  então não lidos na época, pois se encontrava em uma bombona, fechada de chapa, que ficou soterrado por todo este tempo", explica Manoel Edson.
Ele diz que o ano das publicações seria outubro de 1975, quando aconteceu a construção de uma nova edificação, onde funciona o setor de Pediatria,  em comemoração aos 50 anos da Santa Casa. "Agora, ao lado, foi construído  o setor de radioterapia e nas escavações foi encontrado o material. O fato nos causa curiosidade pela quantidade de tempo e a situação dos  jornais, dobrados intactos, com notícias da época, inclusive sobre o progresso da Santa Casa em seus 50 anos", destaca o funcionário.
O achado guarda os fatos ocorridos há 43 anos em Sobral, no Ceará e no Brasil
 Além dos jornais da época, também encontrava-se no cilindro uma nota de um cruzeiro, uma nota de cinco cruzeiros, uma nota de dez cruzeiros,  moedas de centavos de cruzeiros e um chaveiro comemorativo dos 50 anos da Santa Casa de  Misericórdia de Sobral. "O achado significa o encontro com a história da Santa Casa, de Sobral, do Ceará e do Brasil, há 43 anos. A vida seguiu e agora ressurgem os jornais Correio da Semana, o Povo e Tribuna do Ceará, que contam os fatos daquela época e tinha como governantes: Ernesto Geisel (presidente do Brasil), Adauto Bezerra (governado do Ceará) e José Parente Prado (prefeito de Sobral). O diretor da Santa Casa era o Padre José Linhares Ponte e o seu provedor era Dom Walfrido, bispo da cidade", revela Manoel Edson.
Frei Damião
Ao se deter nas manchetes políticas dos jornais datados de outubro de 1975, embora o tempo tenha passado, o contexto e os interesses dos políticos não mudaram. Assim, muito chama atenção uma matéria da época em que um deputado propõe a candidatura de Frei Damião à Assembleia Legislativa. Não sei bem na época, mas hoje soa como um disparate, haja vista que Frei Damião é reconhecidamente um servo de Deus e de ações cristãs voltadas para os mais pobres, cuja vida é conhecida pela sua devoção e dedicação à Igreja. Diz a manchete "Deputado quer convidar Fr. Damião à Assembléia", ou seja, para os políticos brasileiros, de qualquer época, nunca houve escrúpulos. 
Local das escavações aonde foram encontrados os jornais de 1975 e demais objetos do cinquentenário do hospital

 Informações: Manoel Edson (Funcionário do Setor de Patrimônio/SCMS)
Fotos: Vanderley Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário