quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Santa Casa recebe visita do Ministério da Saúde para reavaliação do Selo Hospital Amigo da Criança

Momento da reunião da equipe técnica do Ministério da Saúde com a direção geral da Santa Casa e demais representantes da rede de saúde de Sobral
Na última segunda-feira (13/08), a Santa Casa de Misericórdia de Sobral recebeu a visita de uma equipe técnica do Ministério da Saúde (MS), que realizou reavaliação da Santa Casa, enquanto Hospital Amigo da Criança. Na ocasião, foram observadas as atividades que contemplam a assistência da gestante, da puérpera e do recém-nascido, conforme os princípio e diretrizes da Iniciativa Hospital Amigo da Criança.
Conforme  a  coordenadora do Serviço de Enfermagem da Maternidade Sant'Ana, Michelle  Prudêncio, durante a visita de reavaliação foram observadas as ações desenvolvidas de assistência  de forma humanizada  e os cuidados de assistência à gestante, à puérpera e ao bebê. Para ser certificado, o hospital deve cumprir o que preconiza a Portaria nº 1.153, de 22 de maio de 2014 do Ministério da Saúde, voltado para o Cuidado Amigo da Mulher e uma série de outros requisitos que buscam a adequada atenção à saúde da criança e da mulher. A iniciativa tem como objetivo promover, proteger e apoiar o aleitamento materno através da revisão continuada de políticas de práticas e rotinas em serviços de saúde materno-infantil. 

Drª Sandra Luna (Coordenadora SESA/LUSMAC) e o médico pediatra Dr. Pedro Olivar da Santa Casa, durante reunião

 A reavaliação visa qualificar a Santa Casa como Hospital Amigo da Criança, conforme a Portaria, tendo em vista o cuidado amigo da mulher. Durante a visita, a equipe de avaliadores do MS  realizou entrevistas com as mães que estão com bebês em locais de cuidados especiais (UTI Neonatal),  as  mães que estavam em alojamento conjunto com seus bebês, com as gestantes de alto risco internadas no hospital, além dos funcionários e demais colaboradores do setor. 

A equipe de avaliadores também se reuniu com a direção geral do hospital, quando foram apresentadas as principais dificuldades que o hospital enfrenta no atendimento às gestantes, principalmente pela superlotação e os baixos custos dos procedimentos pagos pelo SUS. Também participaram da reunião representantes da saúde do estado e do município, além dos hospitais Regional Norte e Dr. Estevam Ponte. O objetivo do encontro foi o de socializar e integrar as ações da rede de assistência à saúde da gestante e da puérpera na estratégia QualiNEO em Sobral. 
Dr. Cadmo Silton Portella, Dr. Daniel Hardy e Dr. Cristiano Araújo durante reunião com represnetante do MInistério da Saúde

Selo 

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para ser amigo da criança, o hospital deve também respeitar outros critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, garantir livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas, e cumprir a  Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).
Ações da enfermaria Mãe Canguru na Santa Casa de Misericórdia de Sobral voltadas para o cuidado Amigo da Mulher
Bebês que nascem em Hospital Amigo da Criança têm menos chance de sofrer intervenções desnecessárias logo após o parto, como aspiração das vias aéreas, uso de oxigênio inalatório e uso de incubadora. O contato pele a pele com a mãe logo após o nascimento, a amamentação na primeira hora de vida, ainda na sala de parto, e o alojamento conjunto também ocorre com mais frequência em Hospitais Amigos da Criança do que em maternidades que não têm o título.
Ações de incentivo ao aleitamento materno realizadas na Santa Casa

Matéria e Fotos: Vanderley Moreira (Jornalista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário