terça-feira, 31 de julho de 2018

Santa Casa promove treinamento Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC)


Momento do treinamento IHAC para profissionais de enfermagem da Maternidade Sant'Ana e acadêmicos em estágio no serviço
A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) é habilitada como Hospital Amigo da Criança desde 1994. De acordo com a Portaria nº 1.153/2014, cabe às instituições hospitalares, que possuem essa certificação capacitar permanentemente os profissionais que atuam no cuidado da mulher e da criança em ambientes obstétricos e neonatais. 
A Enfermeira Vanessa Colares durante palestra no treinamento IHAC
Com este propósito, o Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa promoveu treinamento Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC),voltado para equipes de enfermagem e acadêmicos com atividades de formação prática na Maternidade Sant'Ana do hospital. O momento aconteceu no período de 25 a  27 de julho no auditório do DEPE/SCMS e foi conduzido pelas enfermeiras Michelle Prudêncio e Vanessa Colares.

Cistos renais: entenda! - Dr. Rafael Arruda (Médico Urologista)

O cisto renal é um achado comum em rins normais, principalmente em pessoas acima dos 50 anos de idade. Na maioria dos casos, o diagnóstico é feito de forma acidental através de uma ultrassonografia ou tomografia computadorizada de abdômen. Esse achado não provoca sintomas na maioria dos casos.
Na maior parte das ocorrências, cistos renais são lesões benignas que raramente necessitam de tratamento. Porém, alguns deles possuem características que aumentam a suspeita de tumor maligno e por isso precisam ser adequadamente investigados por um especialista.
Consulte um especialista 
Dr. Rafael Arruda



- Quem é o Dr. Rafael Arruda?
Médico formado pela Universidade Federal do Ceará (2007), campus Sobral. Concluiu residência médica na área de Cirurgia Geral, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) - (Teresina-PI/2010) e especialização em Videocirurgia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) - (Teresina-PI/2011). Especializado em Urologia pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP) (Recife-PE/2015)

Registro da Inauguração da Unidade de Acolhimento José Laert Fernandes Melo.

A unidade é um componente de atenção residencial de caráter temporário, com duração máxima de 6 meses, da Rede de Atenção Psicossocial. Irá disponibilizar 15 vagas, destinadas a maiores de 18 anos de idade (residentes de Sobral), e funcionará em período integral.

  











segunda-feira, 30 de julho de 2018

Convite para a posse dos novos gerentes dos CSFs


Santa Casa realiza reunião para preparação das atividades na Semana do Aleitamento Materno em Sobral

Momento da reunião realizada no DEPE da Santa Casa de Misericórdia de Sobral
Na última quinta-feira (26/07), no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), aconteceu a reunião para o planejamento e a organização da Semana Sobralense do Aleitamento Materno que acontece no período de 3 a 10 de agosto. O encontro foi conduzido pela Enfermeiro Carlos Romualdo, gerente do Programa Trevo de Quatro Folhas da Prefeitura de Sobral. Na oportunidade, foi discutida a programação da Semana do Aleitamento Materno, abordando pontos como a divulgação do evento na mídia local, realização das atividades educativas. Destaque para as atividades voltadas para o incentivo ao aleitamento materno e mobilização dos profissionais de saúde, agentes comunitários de saúde e população em geral.

Registro da reunião dos bolsistas PIES da Maternidade Sant'Ana com coordenações do serviço

Momento da reunião com coordenadores e bolsistas do PIES realizada no DEPE da Santa Casa de Misericórdia de Sobral
O Departamento de Ensino Pesquisa e Extensão (DEPE), da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), juntamente com as coordenações médica e de enfermagem da Maternidade Sant'Ana,  realizou encontro com os bolsistas do Programa de Integração Ensino-Serviço (PIES) do setor. Com a presença do Dr. Bruno Medeiros (Coordenação Médica) e da Enfermeira Michelle Prudência (Coordenação de Enfermagem), além da representantes do DEPE: Enfª Lia Gomes e Enfª Gabriela Miranda, a reunião tratou de assuntos pertinentes às atividades dos bolsistas, bem como o alinhamento de todas ações voltadas para a assistência e o ensino na Maternidade Sant'Ana. 

Reflexão da Semana - Texto de autoria do Dr. Lima Neto (Médico Cardiologista)

Uma nova abordagem para  o cuidado com o coração.

Dr. Lima Neto
Cuidando do Coração
Cada batida e vida
alegria e magia
olhar e sorrir, sentir e cheirar
acelera e até arrepia.

O crescer, o ser, caminhos a escolher
Cuidar para preservar e não ver para crer
brigar e fumar, exceder e beber
Faz ele crescer, menos viver!

Caminhar, espairecer,
passear, namorar
Bem alimentar, bem amar
Faz tudo viver

Se dor e cansaço aparecer,
tempo não pode perder
Não pode parar de bater
Corra logo pra o doutor ver!


Do Blog: Dr. José Antonio de Lima Neto é médico egresso da segunda turma (2002) do Curso de Medicina de Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC) e desenvolve suas atividades no Hospital do Coração da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, e é Professor dos Curso Médico UNINTA e preceptor para o Internato do Curso de Medicina de Sobral da UFC.  

domingo, 29 de julho de 2018

Membros da CIPA do Complexo Dom Walfrido realizam reunião ordinária


Registro dos membros da CIPA do Complexo Dom Walfrido
Na última sexta-feira (27/7), os membro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Complexo Dom Walfrido se reuniram para tratar de assuntos voltados para a eleição dos novos membros para a gestão 2018/2019. As inscrições acontecem no período de 26 de julho a 9 de agosto, com eleição no dia 15/08. Já apuração e a divulgação dos membros eleitos acontece no dia 16/08. Na ocasião, foram  distribuidor os cipeiros para trabalhar como mesários na eleição, bem como  o curso da CIPA para a nova gestão. Na oportunidade, foi comemorado os indicadores de acidentes sem afastamento, quando o Complexo Dom Walfrido já conta com 45 dias sem acidentes que necessite afastamento do funcionário.
Informações: João Bezerra Neto (Tec. em Segurança do Trabalho SESMT/SCMS)

Melanoma - Dr. Diego Bezerra (Cirurgião Geral - Cirurgião Oncológico)

Fique atento pois diferente dos carcinomas, o melanoma é mais associado com a exposição intensa e esporádica ao sol, quando ocorrem queimaduras solares.

Apesar de ser o menos frequente, é o que possui maiores taxas de mortalidade, devido ao grande risco de metástases.

Quando o diagnóstico é precoce, a possibilidade de cura é maior.


Consulte um Especialista

visite o site: http://www.drdiegobezerra.com.br/

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Hospital Unimed realiza a sua primeira histerectomia laparoscópica

Equipe responsável pelo procedimento no HUS
Nesta sexta-feira (27/07), o Hospital da Unimed Sobral (HUS) realizou a primeira histerectomia laparoscópica. O procedimento foi conduzido pelo médico ginecologista-obstetra, Dr. Juvenal Linhares, e contou com o apoio de uma equipe de médica de vários especialistas, médico residente em GO e equipe de enfermagem. "Hoje tivemos a oportunidade, a convite da direção da Unimed Sobral, na pessoa do Dr Carlos Arcanjo e da Direção do Hospital da Unimed Sobral (HUS), na pessoa do Dr Artur Guimarães, de realizar de forma beneficente, a primeira histerectomia laparoscópica do HUS, o que mostra a preocupação social, acadêmica e de inovação da empresa Unimed Sobral", explica Dr. Juvenal Linhares. 
Dr. Juvenal Linhares
"Ficamos muito felizes de fazer parte dessa história e da família Unimed Sobral. Agradecer a toda a equipe: Dr Artur Guimarães (Cirurgião), Dr Vicente Carvalho (Anestesista), Dr Patrick Capote (Cirurgião), Dr Isaac (Residente de G.O) e toda a equipe de enfermagem, técnicos e instrumentadores. Um pequeno passo para o homem, um grande passo no caminho da melhoria da assistência às nossas mulheres", destaca.

Parabenizando a nutricionista Drª Elcia Portella


O Blog Encontro Com a Saúde parabeniza a nutricionista Drª Elcia Portella que na terça-feira, dia 24 de julho, que comemorou mais uma ano em seu calendário da vida. Élcia Mendes Portella desenvolve suas atividades na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, onde coordena as ações do Serviço de Nutrição do hospital. Pela passagem da data, foi festejado pelos seus familiares, amigos de trabalho e residentes multiprofissionais da Nutrição da Santa Casa/Uninta.

quinta-feira, 26 de julho de 2018

Santa Casa realiza mutirão de postectomia do Programa Mais Cirurgias Eletivas da Secretaria da Saúde de Sobral

Médicos urologistas e instrumentadora cirúrgica durante procedimento na Santa Casa de Sobral
No último sábado (21/07), um grupo de médicos urologistas, que realiza suas atividades na Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), realizou uma série de cirurgias de postectomia (fimose), como parte do mutirão de cirurgias eletivas da Prefeitura de Sobral, coordenado pela Secretaria da Saúde, através do Programa Mais Cirurgias Mais Exames. Na ocasião, foram realizadao 10 procedimentos cirúrgicos com a participação dos médicos: Dr. Rafael Arruda, Dr. Bruno Mapurunga, Dr. Irismar Azevedo e Dr. Luiz Antonio Solon, com o apoio dos médicos residentes do serviço de Cirurgia Geral do hospital.
Drª Talita Aquino, Enfª Sandra Melo e Drª Ana Dimitria, na manhã de sábado, durante o mutirão realizado na Santa Casa














 














Segundo a Enfª Sandra Melo, assessora técnica da Secretaria da Saúde, que coordenou as atividades do mutirão, este momento faz parte do Programa Mais Cirurgias Mais Exames, dentro da programação das comemorações dos 245 anos de Sobral, que busca reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas. “O Programa Mais Cirurgias Mais Exames foi pensando pelo prefeito Ivo Gomes, com o secretário da Saúde, Dr. Gerardo Cristino, com o objetivo de diminuir a fila de espera por cirurgias eletivas. Assim, a Secretaria da Saúde realiza uma programação de cirurgias eletivas, junto aos equipamentos de saúde credenciados”, explica Sandra Melo.

Médicos anestesiologistas  e equipe de enfermagem do centro cirúrgico da Santa Casa
“Neste sábado (21/07), a Santa Casa realizou um mutirão de cirurgias de postectomia (fimose), que contemplou dez cirurgias, com a realização de mais dez no próximo sábado dia (04/07), totalizando 20 procedimentos. Todos os pacientes são referenciados pelo Centro de Especialidades Médicas (CEM) de Sobral. Então, a Secretaria da Saúde, juntamente com a Santa Casa e a sua equipe de médicos urologistas, está possibilitando a redução da fila de espera por cirurgias eletivas de postectomia. Os pacientes são atendidos pelos médicos Dr. Rafael Arruda e Dr. Bruno Mapurunga no CEM e encaminhados para o procedimento”, destaca Sandra Melo.
Médicos residentes durante o mutirão de cirurgia de  postectomia realizado na Santa Casa

Matéria e Fotos: Vanderley Moreira (Jornalista)

Coluna ou rins? Qual o seu problema? - Dr. Rafael Arruda (Médico Urologista)


É fundamental distinguir a dor lombar causada por pedra nos rins daquela causada por doenças na coluna e musculatura da região?
Geralmente a cólica renal é unilateral, ou seja, ocorre em um dos lados das costas e aparece repentinamente. A dor é muito forte e vai piorando com o tempo, impedindo que o paciente ande, deite ou sente. Não há uma posição que ajude a acalmar a dor e podem surgir vômitos, náuseas e sangue na urina. ☑Diferente da dor renal, a de coluna ou musculatura é sentida nos dois lados da região lombar e, na maioria das vezes, piora ao movimenta-se e melhora com repouso!!
Em caso de dúvida, procure seu urologista!!
Dr. Rafael Arruda



- Quem é o Dr. Rafael Arruda?
Médico formado pela Universidade Federal do Ceará (2007), campus Sobral. Concluiu residência médica na área de Cirurgia Geral, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) - (Teresina-PI/2010) e especialização em Videocirurgia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) - (Teresina-PI/2011). Especializado em Urologia pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP) (Recife-PE/2015)


Convite para a inauguração da Unidade de Acolhimento Laert Melo


Secretaria da Saúde realiza o monitoramento de águas para consumo humano

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Saúde e da Célula de Vigilância em Saúde Ambiental, promoveu uma coleta amostral da água destinada ao consumo humano do Município para observar a existência, ou não, de agrotóxicos. O material será analisado pelo Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (NUTEC).
A ação ocorre em cumprimento a Portaria GM/MS nº 2.914, que estabelece a obrigatoriedade do monitoramento de agrotóxicos na água para consumo humano, bem como o estabelecimento do Valor Máximo Permitido (VMP) para 64 substâncias químicas que representam riscos à saúde (27 são agrotóxicos).
Uma das preocupações é a contaminação dos mananciais, que dificulta o tratamento da água, em virtude, principalmente, da eventual necessidade de tecnologias mais complexas do que aquelas normalmente utilizadas para a potabilização.
A avaliação dos potenciais riscos associados à exposição humana relacionada aos agrotóxicos é de responsabilidade do setor da saúde, por meio do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), em articulação com Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e com os responsáveis pelo abastecimento de água.
A exposição humana aos agrotóxicos representa um problema de saúde pública, para o qual o setor da saúde vem buscando definir e implementar ações voltadas para atenção integral à saúde das populações expostas a agrotóxicos.
No final de 2015 a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) apontou que o Ceará é o terceiro estado que mais consome agrotóxicos no Brasil, perdendo apenas para São Paulo e Rio de Janeiro. O mesmo estudo estima ainda que, para cada US$ 1 gasto na compra de um agrotóxico, US$ 1,28 é despendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para tratar a pessoa intoxicada pelo produto. O Brasil, desde o ano de 2009, é considerado o maior consumidor mundial de agrotóxicos.

quarta-feira, 25 de julho de 2018

Direção da Santa Casa recebe reconhecimento do Governo do Ceará pela contribuição aos transplantes no Estado

Dr. Cadmo Silton, Pe. Bosco Linhares, Dom Vasconcelos, Pe. Júnior Melo e Dr. David Carneiro apresentam certificados de reconhecimento da SESA/CE
Na manhã desta terça-feira (24/07), durante a reunião ordinária da Mesa Diretora da Santa Casa de Misericórdia (SCMS), conduzida pelo Bispo Dom José Luiz de Vasconcelos (Provedor/SCMS), foram apresentados os certificados de reconhecimento do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Saúde (SESA), pela relevante contribuição do hospital à causa dos transplantes no Ceará. 
Com a presença do Padre Francisco Júnior Melo (Diretor Geral/SCMS), Padre Bosco Linhares (Diretor Financeiro/SCMS) e os médicos Dr. Joaquim David Neto (Diretor do Hospital do Coração) e Dr. Cadmo Silton Portela (Assessoria Médica/SCMS), Dom Vasconcelos apresentou os certificados emitidos pela Central de Transplantes do Ceará, em comemoração aos seus 20 anos de atividades voltadas para o transplante de órgãos no Estado. Na ocasião, além da Direção Geral do hospital, também receberam a honrosa distinção as equipes de Transplante de Córnea e do Banco de Olhos, bem como a Comissão Intra-Hosptalar de Doação de Órgãos e Transplantes de Tecido (CIHDOTT).
Para Dom Vasconcelos, o reconhecimento do Governo do Estado Ceará/SESA à Santa Casa de Sobral, através da Central de Transplantes, é um gesto que motiva todos os colaboradores do hospital, para o trabalho de salvar vidas com muito afinco e dedicação, desde os membros da direção ao mais simples funcionário. "Mesmo com tantas dificuldades e atribulações, a Santa Casa vem cumprindo a sua missão de salvar vidas e tudo que diz respeito à vida é importante para nós. Por isso, estamos muitos felizes com este reconhecimento do trabalho do hospital em benefício dos mais carentes, dando uma nova oportunidade de vida a muitos irmãos através dos transplantes de órgãos", destacou Dom Vasconcelos.
Filantrópico

Transplante de córnea na Santa Casa de Sobral
A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), fundada em 1925, é um hospital filantrópico de caráter regional com 100% de sua área instalada a serviço do Sistema Único de Saúde (SUS). É instituição hospitalar de referência para toda a zona norte do estado do Ceará, que conta com uma população de aproximadamente 1.720.000 habitantes, oriundos de 55 municípios. O hospital dispõe de 395 leitos, ocupando uma área física de 67.000 m2, com corpo clínico e assistencial composto por 1.886 funcionários. A Santa Casa também é Hospital de Ensino, certificado pelos Ministérios da Saúde e da Educação (MS/MEC) através da Portaria Interministerial 2.576 de 10/10/2007. Além de ser referência nas diversas especialidades médicas da atenção à saúde secundária e terciária, a Santa Casa se destaca pelo pioneirismo no transplante de córneas e na doação e captação de órgãos e tecidos. 

Matéria e Fotos: Vanderley Moreira (Jornalista)

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA



EDITAL SMS Nº 21/2017
RECLASSIFICAÇÃO DE CANDIDATA
DÉCIMO TERMO DE CONVOCAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO

Mais informações a seguir: https://www.dropbox.com/s/t1if7npbotjj13y/23%C2%BA%20Reclassifica%C3%A7%C3%A3o%20e%20D%C3%A9cima_Convoca%C3%A7%C3%A3o_Edital_21_2017.pdf?dl=0


EDITAL SMS Nº 01/2018
RECLASSIFICAÇÃO DE CANDIDATO 
SEGUNDO TERMO DE CONVOCAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO PARA NOMEAÇÃO

Mais informações a seguir: https://www.dropbox.com/s/n1thxxut4gnca9d/29%C2%BA%20Reclassifica%C3%A7%C3%A3o_Segunda_Convoca%C3%A7%C3%A3o_Edital_01_2018.pdf?dl=0


EDITAL SMS Nº 05/2018
SEGUNDO TERMO DE CONVOCAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO

Mais informações a seguir: 
https://www.dropbox.com/s/wrvx55o1fyuaymy/15%C2%BA%20Segunda%20Convoca%C3%A7%C3%A3o_Edital_05_2018.pdf?dl=0

terça-feira, 24 de julho de 2018

Serviço de Urologia da Santa Casa realiza sessão clínica sobre Cistite Efisematosa

Momento da apresentação do tema Cistitite Efisematosa por estudante em fomação prática no hospital
Dando continuidade ao cronograma de atividades de estudos da sua programação científica, o Serviço de Urologia da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) realizou mais uma sessão clínica. Na noite desta segunda-feira (23/07), com a participação dos médicos urologistas que desenvolvem atividades no hospital e realizam preceptoria de médicos residentes e internos, foi abordado tema: Cistite Efisematosa (Infecção Urinária do Diabetes Descompensado). O momento aconteceu no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), sob a orientação do Dr. Rafael Arruda, contando com a presença dos médicos do serviço.

Laboratório Clínico de Sobral lança novidade em suas redes sociais para deficientes visuais #PraCegoVer

A partir deste mês de julho, nossas redes sociais terão uma novidade: o uso da #PraCegoVer. Com ela, deficientes visuais contarão com descritivos nos posts que podem ser lidos por meio de aplicativos de áudio descrição. Legal, né? 💡Isso tudo, para promover inclusão e acessibilidade e levar nossas dicas pra todo mundo. 🎯 😎

#PraCegoVer: a imagem possui fundo branco com a #PraCegoVer em verde. Em cima do nome existe a ilustração de um cão guia com uma mulher.
Na parte superior, está a logo do Laboratório Clínico de Sobral e a logomarca do símbolo Laboratório Acreditado.

******
"Ser saudável é mais do que não estar doente. É compartilhar o bom da vida! "

Realize seus exames  no Laboratório Clinico de Sobral.


Mortalidade infantil volta a crescer no Ceará e no Brasil após 26 anos; Sobral continua em queda

Ministério da Saúde atribui alta ao surto de zika e aos fatores negativos da crise econômica.  Em Sobral, não houve casos da doença, mas a recessão econômica preocupa

A mortalidade infantil, que vinha apresentando índices de redução constantes desde a década de 1990, voltou a crescer. As principais causas apontadas foram o surto de zika vírus e a crise econômica. Nacionalmente, segundo dados do Ministério da Saúde, foi registrado um aumento de 4,8% no índice em 2016 na comparação com 2015; foram 14 mortes a cada mil nascidos em 2016 contra 13,3 mortes (a cada mil) registradas em 2015. No Ceará, o índice de mortalidade infantil no Ceará foi de 14,3 óbitos a cada 100 mil habitantes em 2016 enquanto no ano anterior foram 13 óbitos por grupo de 100 mil habitantes. Em Sobral, a taxa fechou em 7,8% em 2017, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, o que mostra a continuidade de uma tendência de queda.
A alta pode ser explicada pelo surto de vírus zika, que afetou principalmente as crianças, conforme a Secretaria da Saúde do Ceará. O vírus, se contraído por uma gestante, pode ocasionar microcefalia no bebê, o que pode levar à morte da criança. Em 2016, o Ceará teve 96 casos de microcefalia.
Em Sobral, a mortalidade continua em queda, mas já há um risco maior para as famílias e para as crianças: a crise econômica. E a população já tem sentido esses efeitos, segundo a ajudante de produção Marcilane dos Santos Silva, 30, mãe de duas crianças de três e oito anos. “A crise diminui o volume de dinheiro para comprar alimentos, para a limpeza, para gastar com saúde. O desemprego aumenta e tudo fica mais caro, principalmente os produtos para as crianças”, lamenta. Ela disse que se a situação de crise continuar no Brasil, as crianças podem voltar a morrer de fome ou em virtude das doenças. “Quem é prejudicado é o povo”, diz.
Redução da mortalidade
Para incentivar a redução da mortalidade infantil em Sobral, a prefeitura criou desde 2001 a Estratégia Trevo de Quatro Folhas. O objetivo é criar políticas que contemplem as gestantes, puérperas e crianças de até 2 anos, reduzindo a mortalidade materna e infantil. Gerente do Trevo, o enfermeiro Carlos Romualdo ressaltou que a elevação dos índices de mortalidade não se observaram em Sobral porque não houve casos confirmados de zika. Além disso, a crise econômica não mostrou seus efeitos devastadores como em outras partes do País. “Não tivemos surto de zika e nossa estratégia de atenção à saúde materna e infantil tem conseguido manter a trajetória de redução da mortalidade”, garante Carlos Romualdo.
O gerente explicou que o Trevo conta com 4 enfermeiros, 2 assistentes sociais, 1 psicólogo, 2 médicas para acompanhar 246 pessoas entre gestantes, puérperas e crianças de até 2 anos. A estratégia possibilitou que a taxa de mortalidade caísse de 54,67 mortes a cada mil nascidos em 1996 para 7,8 em 2017. Dentro do Trevo de Quatro Folhas, existe o projeto Flor do Mandacaru que conta com apoio psicológico e médico para adolescentes de 10 a 19 anos desenvolvendo estratégias de saúde sexual e reprodutiva com o objetivo de evitar gravidez indesejada e DST/Aids.

O projeto Coala, que existe desde 2013, acompanha bebês prematuros até que consigam ganhar peso. “Todos os prematuros nascidos de partos antes dos sete meses e abaixo de 2 kg são acompanhados independente das condições socioeconômicas da família”, ressalta. Foram atendidos 83 bebês este ano até junho.

Além disso, segundo Romualdo, são desenvolvidas ações para reduzir a mortalidade materna. “A cada ano, em média uma mulher morre e queremos zerar essa taxa melhorando sempre a qualidade do pré-natal, de atenção ao parto e ao pós-parto”, ressalta. Também são oferecidas em parceria com outras instituições cestas básicas para as gestantes e puérperas com dificuldades econômicas. Para as puérperas, há o apoio do projeto mães sociais, mulheres da comunidade que recebem uma gratificação para auxiliarem as mães que necessitem de ajuda no ambiente familiar ou hospitalar.

Taxa de mortalidade infantil no Brasil, Ceará e Sobral
Brasil
1996 – 25,47
2016 – 14
Ceará
1996 –  37,35
2016 – 14,3
Sobral
1996 – 54,67
2017 – 7,8

Mortalidade
Assunção Braga Sousa, 51, massagista
A crise econômica e o consequente desemprego gerado podem aumentar os índices de mortalidade das crianças, segundo a massagista Assunção Braga Sousa, 51. “As condições vão ficando piores para os pais e também para as crianças devido o desemprego. Falta dinheiro para comprar comidas e nem sempre o posto tem médico”, lamenta. Ela disse ainda que a inflaçao está aumentando e mesmo quem está empregado está precisando apertar as contas porque tudo está mais caro.
Fonte: Jornal Correio da Semana
https://www.correiodasemana.com.br/noticias/mortalidade-infantil-volta-a-crescer-no-ceara-e-no-brasil-apos-26-anos-sobral-continua-em-queda/