![]() |
| Ao lado da equipe do CPN, a mãe Juliana Portela segura seu filho |
O Centro de Parto Normal (CPN) da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) é um espaço no hospital onde as mulheres grávidas, em trabalho de parto de baixo risco, são tratadas como “Rainhas”, como define a Enfª. Michelle Prudêncio, Coordenadora do Serviço de Enfermagem da Maternidade Sant’Ana da Santa Casa. Inaugurado oficialmente, desde o dia 14 de maio deste ano, porém já em atendimento desde janeiro, o espaço vem realizando diariamente partos humanizados e dentre as várias ações voltadas para o bem-estar da parturiente destacam-se as práticas farmacológicas para o alívio da dor, uma dieta leve à escolha da grávida, a escolha do acompanhante para assisti-la durante todo o trabalho de parto, a escolha das posições, música terapia e o contato pele a pele após o nascimento do bebê.
![]() |
| Banho de água morna para relaxamento muscular e analgesia |
Toda esta assistência diferenciada foi dispensada, a agora mamãe, Juliana Portela (25), no último dia do mês de maio (31/05), que ficou sob os cuidados e a assistência de uma equipe multiprofissional em neonatologia, composta por: Danara Alves, Layane Farias (enfermeiras), Carina Fernandes (fisioterapeuta), Roberta Araújo (nutricionista), James Oliveira (farmacêutico), com a preceptoria do Enfº Marcelo de Sousa. Sob a coordenação da Enfª Michelle Prudêncio, além da equipe do CPN, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, Juliana Portela trouxe ao mundo a sua joia mais rara, o pequeno Heitor.
![]() |
| Momento do parto normal com assistência da equipe multiprofissional do CPN |
O trabalho de parto durou em torno de seis horas e durante todo o tempo foram realizados exercícios na bola suíça, cavalinho, um banho de água morna em uma espaçosa banheira, visando o relaxamento muscular e analgesia. Após o nascimento Marcos Arruda, pai do pequeno Heitor, manifestou seu agradecimento à Santa Casa e à equipe envolvida. "Parabéns a toda a equipe eficiente, responsável e cuidadosa do Centro de Parto Normal da Santa Casa. Parabéns pelo excelente trabalho humanizado e muito obrigado por tanto cuidado e carinho com a minha esposa e com o meu filho”, agradeceu Marcos Arruda.
Informações: Danara Alves (Enfª Residente REMUNE/SCMS-UNINTA)
Informações: Danara Alves (Enfª Residente REMUNE/SCMS-UNINTA)



Nenhum comentário:
Postar um comentário