quarta-feira, 9 de maio de 2018

Santa Casa apresenta o projeto Linha de Cuidado em AVC para coordenadores de serviços do hospital

Momento da apresentação do projeto  Linha de Cuidado do AVC no DEPE da Santa Casa de Sobral
A coordenadora de Enfermagem do Serviço de Urgência e Emergência da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMA), Enfª Milena Melo, juntamente com o residente multiprofissional, Enfº Allyson Mendes, apresentou aos demais coordenadores de serviços do hospital o projeto que trata da linha de atenção multidisciplinar ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), em conformidade com a Portaria do Ministério da Saúde na Portaria  665, de 12 de abril de 2012.
O momento aconteceu no Departamento de Ensino, Pesquisa e Ex tensão(DEPE) e contou com a presença do Prof. Dr. Vicente Pinto (Diretor do DEPE/SCMS), residentes dos Programas da Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência e da Residência Multiprofissional em Neonatologia da Santa Casa de Misericórdia e Uninta, além de tutores, preceptores e coordenadores de serviços.
A Enfª Milena Melo e o Enfº Alysson Mendes durante apresentação do projeto aos presentes
O projeto apresentado trata-se da Linha de Cuidado em AVC (Acidente Vascular Cerebral, previsto na Portaria  665, de 12 de abril de 2012, que dispõe sobre os critérios de habilitação dos estabelecimentos hospitalares como Centro de Atendimento de Urgência aos Pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e aprova ações de execução voltadas para o projeto.
A proposta apresentada pela Enfª Milena Melo é a de que todos os pacientes atendidos no hospital, acometidos de AVC, sejam tratados de forma mais rápida célere, evitando que fiquem com sequelas. Neste sentido, serão tomadas uma série de providências junto aos profissionais e serviços de de saúde para evitar o atual quadro. Assim, mesmo já sendo um centro de referência à assistência ao AVC, a Santa Casa dá o primeiro passo para que venha implantar, no futuro, uma unidade específica para a assistência do AVC.
Residentes multiprofissionais presentes à apresentação do projeto no DEPE da Santa Casa
Para isto, o hospital, através do seu departamento de ensino, vai preparar e treinar um corpo de estudantes da graduação das áreas de Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem e Nutrição para o acolhimento com pacientes com suspeita ou até mesmo a confirmação de AVC. "Isto vai melhorar ainda mais a qualidade da assistência do hospital aos pacientes  com suspeita ou confirmação de AVC. A execução deste projeto, que contará com estudantes treinados especificamente ao atendimento ao AVC, vai possibilitar aos pacientes dos 55 municípios da zona Norte e toda região de Sobral, maior chance de uma sobrevida em episódios deste agravo, bem como a diminuição da morbimortalidade destes pacientes" ressalta a Enfª Milena Melo.
Prof. Dr. Vicente Pinto com a enfermeira Sandra Melo, a farmacêutica Izabely Linhares e a nutricionista Élcia Portela

Portaria Minsiterial
O objetivo principal é o de Reduzir a morbimortalidade pelo AVC no Brasil, por meio da criação da Linha de  Cuidados em AVC  na  Rede  de  Atenção  às  Urgências e  Emergências para o atendimento  integral  ao  paciente,  vislumbrando  todas  as  suas  demandas de  atenção  à saúde. Também, disseminar o conhecimento de que o AVC é uma emergência médica; melhorar o conhecimento da população sobre o AVC, seus sinais e sintomas, fatores de risco e a necessidade de controle adequado destes; Aumentar a resolutividade da  rede  básica  de  atenção à  saúde no  aspecto  do  controle adequado dos fatores de risco para doenças vasculares; entre outros.
Matéria e Fotos: Vanderley Moreira (Jornalista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário