sexta-feira, 13 de abril de 2018

Santa Casa de Sobral empossa novo Diretor Clínico e membros da Comissão de Ética Médica

Momento da posse  novo Diretor Clínico e membros da Comissão de Ética Médica da Santa Casa na sala de reuniões
Na manhã desta quinta-feira (12/04), a Administração Geral da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), juntamente com a Comissão Eleitoral, responsável pela pleito para a escolha da Direção Clínica e Comissão de Ética Médica, deu posse aos médicos eleitos para o período 2018-2020. Na ocasião, foram empossados os médicos: Dr. Élson Linhares (Diretor-Clínico) e Dr. Rafael Queiroz (Vice-Diretor Clínico), Drª Carla Roberta Macedo, Drª Lívia Albuquerque, Dr. Janiel Ponte, Dr, Tadeu Pinheiro, Dr. João Portela e Dr. Luiz Aquino, membros do Comitê de Ética Médica. 
 Novo Diretor Clínico , Dr. Elson Arruda, e o Vice-Diretor Clínico, Dr. Rafael Queiroz,são diplomados para o cargo
Na presença do Diretor Geral da Santa Casa, Padre Francisco Júnior Melo, do Diretor Financeiro, Padre Bosco Linhares, do Diretor Técnico, Dr. Cristiano Araújo, do representante do CREMEC-Sobral, Dr. Francisco José Mont'Alverne, além dos membros da Comissão Eleitoral e convidados, os médicos eleitos foram  empossados em seus cargos, mediante a assinatura do termo de posse e diplomação.
Membros da Comissão de Ética Médica durante o momento da diplomação na sala de reuniões
Em sua fala, o Padre Junior  Melo parabenizou os médicos empossados para as suas funções, destacando o compromisso de todos para a melhoria da assistência no hospital. "Parabenizo o Dr. Elson e o Dr Rafael, bem como os membros da Comissão de Ética, reforçando o desejo do nosso Provedor, Dom Vasconcelos, para que todos tenham uma atuação exitosa e  comprometida com a melhoria da assistência dos pacientes. Além disso, deixar manifesto o nosso compromisso de proporcionar o bem-estar para a atuação dos médicos na Santa Casa. Diante da difícil situação financeira pela qual passamos,  precisamos contar com o apoio de todos que desenvolvem suas ações no hospital, sempre para somar", ressaltou o Diretor Geral.  
Momento da diplomação e posse realizada na sala de reuniões da Administração da Santa Casa
Em seguida,  o novo Diretor Clínico, Dr. Élson Arruda Linhares, agradeceu aos colegas médico pela confiança depositada em seu nome para o cargo representativo da categoria na mesa diretora do hospital."Agradeço ao apoio e a confiança dos colegas médicos para representá-los na direção clínica do hospital. Assumindo esse cargo é o meu propósito promover a união de todas as coordenações médicas do hospital e trabalhando  em conjunto com a Administração da Santa Casa encontrar o melhor caminho para que a instituição continue a cumprir a sua nobre e maior missão, que é prestar a melhor assistência para os seus pacientes. É importante, também,   termos as condições de trabalhos favoráveis, para isso esperamos contar com o apoio da Administração Geral da Santa Casa e o empenho de todos os médicos que desenvolvem suas atividades no hospital", destaca Dr. Élson Arruda.
Dr. Élson Arruda durante seu discurso de posse
Logo depois, o Dr. Luiz de D'Ascensão Aquino, eleito para a Comissão de Ética Médica, frisou a importância da atuação dos novos membros eleitos. Segundo ele, conforme a solicitação do Provedor do Hospital, Dom Vasconcelos, a nova composição será mais atuante, pautada sempre pelo respeito às normas médicas e éticas do Regimento Cínico, bem como às demais normas e legislação vigente. Finalizando o momento, a Drª Carla Roberta Macedo, que foi a mais votada entre os membros da Comissão de Ética, agradeceu a confiança dos colegas médicos em seu nome para o cargo, ressaltando a importância do novo desafio e o zelo de todos pela responsabilidade que impõe o cargo, cujo maior propósito é trabalhar em conjunto com todos para a manutenção da moral e da ética na atuação do profissional médico no hospital.  A Comissão de Ética Médica (CEM) do Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Sobral, por delegação do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC), desempenha suas atribuições sindicantes, educativas e fiscalizadoras no Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Sobral. A Comissão de Ética Médica (CEM) exerce suas funções sobre todos os médicos regularmente registrados no CREMEC, que exerçam atividades de natureza assistencial, didática, administrativa, de pesquisa, ensino ou extensão no interior do Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Sobral.  
Dr. Luiz Aquino, membro da Comissão de Ética Médica, durante seu discurso na sessão solene de posse
A Comissão de Ética Médica (CEM) da Santa Casa de Misericórdia de Sobral está diretamente vinculada ao Conselho Regional de Medicina do Ceará e deve manter a sua independência em relação ao Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Sobral, não podendo ter qualquer vinculação ou subordinação à direção da instituição. Parágrafo único. Cabe ao Diretor Técnico da Santa Casa de Misericórdia de Sobral prover as condições necessárias ao trabalho da Comissão de Ética.
Direção Clínica
 O cargo de Diretor Clínico é exercido por médico de comprovada capacidade profissional e ilibada reputação moral, em pleno exercício da profissão há mais de dez anos no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), que seja residente e domiciliado nesta cidade de Sobral, e que desenvolva atividade profissional prioritariamente na SCMS. Ao Vice Diretor Clínico aplicam-se os mesmos requisitos exigidos do Titular, a quem compete substituir nos seus afastamentos e impedimentos. O mandato do Diretor Clínico será de dois anos, sempre coincidente no início e no final com o mandato dos membros da Comissão de Ética Médica (CEM), sendo permitida a reeleição. Compete ao Diretor Clínico observar o cumprimento das Resoluções baixadas pelo Conselho Federal de Medicina e pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará e mais:I Zelar pelo corpo clínico, propagando o sentimento de responsabilidade profissional entre seus membros. Assessorar o Diretor Geral, Diretor Técnico e os órgãos administrativos no planejamento e direção das clínicas, unidades e serviços do Hospital. Desenvolver o espírito de crítica, estimulando o estudo, a atividade didática e a pesquisa nas áreas de atuação do Hospital. Constatar eventuais falhas e irregularidades em relação às instalações e aos equipamentos do Hospital, bem como às condições de higiene e às relativas à ordem, ao asseio e à conduta profissional e disciplinar dos membros do Corpo Clínico e dos funcionários em geral, com relatório circunstanciado ao Diretor Geral, com proposta das necessárias correções ou recomendações.
Desenvolver e estimular o relacionamento cordial entre os médicos e outros profissionais que exercem seus misteres no Hospital e de todos eles com a Administração. Exercer as funções de mediador, para esclarecer e conciliar as partes envolvidas em conflito de posições, com vistas a harmonizar o relacionamento entre os membros do Corpo Clínico e outros profissionais com a estrutura técnica e administrativa do Hospital, em face dos postulados da Medicina, da Ética e da Moral. Comparecer e participar, quando convocado, das assembleias e das reuniões da Diretoria da entidade mantenedora. Permanecer no Hospital no período de maior atividade do estabelecimento, dedicando a maior parte de seu tempo às suas atividades. Comunicar à Comissão de Ética Médica, para as providências cabíveis, as ocorrências que entender de competência do órgão.
 Registro do Momento








 Matéria e Fotos: Vanderley Moreira (Jornalista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário