terça-feira, 27 de março de 2018

Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) realiza atualização em transporte neonatal para instrutores do Ceará

Momento da atualização em transporte neonatal realizada pela SBP para instrutores do Ceará na MEAC
O transporte do paciente, seja intra-hospitalar ou  inter-hospitalar, é uma situação bastante delicada e que envolve muitos cuidados e uma logística específica de atenção e acompanhamento. Tratando, então, de recém-nascidos, esta preocupação e cuidados redobram. Com o propósito de promover atualização aos médicos pediatras, que atuam na assistência neonatal, a Sociedade de Brasileira de Pediatria (SBP) realizou, no dia 10 de março, um momento de atualização em transporte neonatal.
O curso aconteceu na Maternidade Escola Assis Chateaubriand  (MEAC), em Fortaleza, e contemplou os instrutores do Ceará da SBP, sendo coordenado pela Drª Sidneuma  Melo e Drª Fabíola Arrais. Também participaram da atualização os instrutores da SBP no Ceará: Drª Mônica Teixeira (HCC), Drª Monique Teixeira (Hospital da Mulher ),  Drª Dilma Veras (HGF), Drª Gerly   Anne  Nóbrega (SCMS Fortaleza) Goretti Barreto (Hospital Unimed) Liliana Paes (MEAC) e Vasco Frota (SCMS de Sobral).
Dr. Vasco Frotas e médicas pediatras durante momento de atualização na MEAC
Estes profissionais são os que estão credenciados pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) para realizar treinamento de transporte neonatal no Ceará, com certificação da SBP.  O curso tem carga horária de 8h/a e orienta para o transporte intra-hospitalar e Inter-hospitalar. Segundo o Dr. Vasco Frota, que desenvolve atividades na Santa Casa de Sobral e é Professor do Curso de Medicina de Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC), o transporte neonatal tem muitas peculiaridades. Confira a entrevista com o Dr. Vasco Frota.
Dr. Vasco Frota
Blog – Sobre o curso de atualização realizado pela SBP na MEAC, em Fortaleza, quais as principais discussões?
Dr Vasco – “Nesse curso, foi apresentado estudo sobre repercussões no recém-nascido quando transportado em nossas vias públicas esburacadas e sem conservação. O prejuízo à saúde dos bebês que precisam ser transportados, bem como todas as dificuldades da equipe de acompanhamento”.
Blog – Qual a sua opinião sobre esta situação?
Dr. Vasco – “Necessário se faz que o SAMU programe treinamento para seus profissionais bem como os hospitais que fazem deslocamentos dos recém-nascidos para realização de exames em outros setores”.
Blog – Ainda sobre o curso realizado em Fortaleza.
Dr. Vasco – “Um fato que chamou a minha atenção foi que no local onde aconteceu  o curso, era aonde se realizava, antigamente, os partos normais da maternidade. Este local, atualmente, é destinado para treinamento dos profissionais de saúde tanto da área de obstetrícia como da neonatologia”.
Blog – A SBP está sempre preocupada com este tema e vem discutindo este assunto em seus congressos.
Dr. Vasco – “É uma preocupação constante, não só com o transporte neonatal, mas com todos os temas relacionados à assistência do recém nascido.  No período de 5 a 7 de abril, será realizado, em Foz de Iguaçu/Paraná, o 7º Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal abordando o novo protocolo de atendimento (consenso 2016 e as novas pesquisas), com a participação de especialista na área e convidados internacionais. Na ocasião, estarei participando desse simpósio, pois é de extrema importância a atualização e a qualificação do profissional médico que presta assistência neonatal”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário