| Professores e estudantes do Curso de Medicina de Sobral da UFC da 27ª turma durante a cerimônia do jaleco |
Na tarde da última
sexta-feira, (02/03) a Coordenação do Curso de Medicina da
Universidade Federal do Ceará (UFC), em Sobral, juntamente com a Direção
do Campus da UFC, e a presença de representantes do seu corpo docente, realizou solenidade de acolhimento da sua
27ª turma de estudantes, para o semestre 2018.1. O evento foi realizado
no auditório do Curso, aonde aconteceu a Aula Magna da Cátedra Visconde de
Saboia, ministrada pelo Prof. Dr. Vicente de Paulo Pinto, com o título "Cenário atual da formação médica no Brasil: o que esperar dos novos médicos?".
| Professores presentes à solenidade no Curso de Medicina de Sobral da UFC |
Com a presença de docentes, familiares e amigos dos novos acadêmicos, a solenidade de acolhida teve início com o
professor Dr. Juvenal Linhares, Coordenador do Curso Medicina da UFC –
Sobral, que apresentou a estrutura curricular e pedagógica do Curso aos presentes.
| Momento da entrega do jaleco branco pelos pais aos seus filhos |
Encerrando o evento, foi realizada a Cerimônia do Jaleco Branco, onde os novos
estudantes recebem das mãos dos seus pais, ou parentes, o jaleco branco que
simboliza a responsabilidade e a ética da profissão médica.
| Mesa da solenidade da cerimônia do jaleco no Curso de Medicina de Sobral da UFC |
Como formalidade do rito cerimonial, a palavra foi facultada aos pais dos alunos, que em discursos
emocionados, falaram das dificuldades enfrentadas pelos seus filhos para
ingressarem em uma escola médica tão concorrida, sintetizadas pelo sentimento de felicidade de
vê-los ingressando no Curso de Medicina da UFC de Sobral.
Orgulho
| Alex Dias, seu filho Ícaro e a mãe Flávia Dias |
Durante as falas, destaque para o depoimento do farmacêutico Alex Dias, pai do acadêmico Ícaro Dias, que ressaltou o empenho do seu filho, que mesmo já cursando Medicina no estado da Bahia, dedicou-se em jornada tripla, para integrar o quadro discente do Curso de Medicina da UFC de Sobral. "Meu filho você é um vencedor e nos enche de orgulho, valeu todo o seu esforço e dedicação", frisou o pai orgulhoso. O depoimento dos pais, diante à plateia presente, é um momento de muita emoção e sensibilidade, pois faz-se uma pausa na formalidade da cerimônia para os agradecimentos e reflexões de uma árdua caminhada. Cada estudante, diante de tantas emoções, deixa fluir o sentimento de alegria da conquista, por outro lado, também aflora o sentimento de uma grande responsabilidade, pois no espaço de seis anos, serão responsáveis por salvar vidas e conviver com todas as adversidades que apresenta a saúde do País.
| Prof. Dr. Vicente Pinto e Prof. Dr. Gerardo Cristino |
Após
a aula magna, o Prof. Dr. Vicente Pinto foi homenageado com a cátedra
Visconde de Saboia, outorgada pelo Curso de Medicina de Sobral,
recebendo a honraria das mãos do secretário da saúde de Sobral, Dr. Gerardo Cristino, ex-coordenador do Curso. A homenagem é merecidamente concedida ao Prof. Dr. Vicente Pinto, já que vem desempenhando
importante papel na formação dos alunos deste Curso. Ele atua como
professor na Famed/Sobral desde a primeira turma e é um dos pioneiros do grupo de oito professores fundadores do Curso. Além dos
gestores da UFC, em Sobral, o evento conta com a presença de
professores, acadêmicos dos vários semestres, representantes do Centro Acadêmico, funcionários,
pais, parentes e amigos dos alunos ingressos para o semestre 2018.1.
Depois da Cerimônia do Jaleco, os novos estudantes realizam o juramento de ingresso ao Curso, fundamentado na responsabilidade, no respeito e na ética, durante todo o período de formação na academia.
| Momento do juramento |
Registro do Momento
Matéria e Fotos: Vanderley Moreira (Jornalista)
Veja mais fotos do evento no site Festa Hits: http://novo.festahits.com.br/index.php?pg=eventos&cat=1&exibindo=galeria&id=877
Nenhum comentário:
Postar um comentário