domingo, 4 de março de 2018

Curso de Medicina de Sobral da UFC recebe a sua 27ª turma

Professores e estudantes do Curso de Medicina de Sobral da UFC da 27ª turma durante a cerimônia do jaleco
Na tarde da última sexta-feira, (02/03) a Coordenação do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Sobral, juntamente com a Direção do Campus da UFC, e a presença de representantes do seu corpo docente, realizou solenidade de acolhimento da sua 27ª turma de estudantes, para o semestre 2018.1. O evento foi realizado no auditório do Curso, aonde aconteceu a Aula Magna da Cátedra Visconde de Saboia, ministrada pelo Prof. Dr. Vicente de Paulo Pinto, com o título "Cenário atual da formação médica no Brasil: o que esperar dos novos médicos?".
Professores presentes à solenidade no Curso de Medicina de Sobral da UFC
Com a presença de docentes, familiares e amigos dos novos acadêmicos, a solenidade de acolhida teve início com o professor Dr. Juvenal Linhares, Coordenador do Curso Medicina da UFC – Sobral, que apresentou a estrutura curricular e pedagógica do Curso aos presentes.
Momento da entrega do jaleco branco pelos pais aos seus filhos
Encerrando o evento, foi realizada a Cerimônia do Jaleco Branco, onde os novos estudantes recebem das mãos dos seus pais, ou parentes, o jaleco branco que simboliza a responsabilidade e a ética da profissão médica. 
Mesa da solenidade da cerimônia do jaleco no Curso de Medicina de Sobral da UFC
Como formalidade do rito cerimonial, a palavra foi facultada aos pais dos alunos, que em discursos emocionados, falaram das dificuldades enfrentadas pelos seus filhos para ingressarem em uma escola médica tão concorrida, sintetizadas pelo sentimento de felicidade de vê-los ingressando no Curso de Medicina da UFC de Sobral. 
Orgulho
Alex Dias, seu filho Ícaro e a mãe Flávia Dias
Durante as falas, destaque para o depoimento do farmacêutico Alex Dias, pai do acadêmico Ícaro Dias, que ressaltou o empenho do seu filho, que mesmo já cursando Medicina no estado da Bahia, dedicou-se em jornada tripla, para integrar o quadro discente do Curso de Medicina da UFC de Sobral. "Meu filho você é um vencedor e nos enche de orgulho, valeu todo o seu esforço e dedicação", frisou o pai orgulhoso.  O depoimento dos pais, diante à plateia presente, é um momento de muita emoção e sensibilidade, pois faz-se uma pausa na formalidade da cerimônia para os agradecimentos e reflexões de uma árdua caminhada. Cada estudante, diante de tantas emoções, deixa fluir o sentimento de alegria da conquista, por outro lado, também aflora o sentimento de uma grande responsabilidade, pois no espaço de seis anos, serão responsáveis por salvar vidas e conviver com todas as adversidades que apresenta a saúde do País.
Prof. Dr. Vicente Pinto e Prof. Dr. Gerardo Cristino
Após a aula magna, o Prof. Dr. Vicente Pinto foi homenageado com a cátedra Visconde de Saboia, outorgada pelo Curso de Medicina de Sobral, recebendo a honraria das mãos do secretário da saúde de Sobral, Dr. Gerardo Cristino, ex-coordenador do Curso. A homenagem é merecidamente  concedida ao Prof. Dr. Vicente Pinto, já que vem desempenhando importante papel na formação dos alunos deste Curso. Ele atua como professor na Famed/Sobral desde a primeira turma e é um dos pioneiros do grupo de oito professores fundadores do Curso. Além dos gestores da UFC, em Sobral, o evento conta com a presença de professores, acadêmicos dos vários semestres, representantes do Centro Acadêmico, funcionários, pais, parentes e amigos dos alunos ingressos para o semestre 2018.1. Depois da Cerimônia do Jaleco, os novos estudantes realizam o juramento de ingresso ao Curso, fundamentado na responsabilidade, no respeito e na ética, durante todo o período de formação na academia. 
Momento do juramento
 Registro do Momento










 


Matéria e Fotos: Vanderley Moreira (Jornalista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário