sábado, 30 de dezembro de 2017

SESMT e coordenadores de manutenção da Santa Casa realizam capacitação para colaboradores

No último sábado (16/12), a Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), através do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), com apoio do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE/SCMS),  foi concluído o curso de capacitação que atende a NR10 (Segurança e Instalações Elétricas), em parceria com o Instituto Energia.
Segundo João Neto, técnico em segurança do trabalho SESMT/SCMS, a capacitação teve como objetivo preparar os profissionais do hospital para atender as demandas de serviços elétricos. "O curso visa capacitar nosso profissionais para atender às solicitações de serviços em sistemas de distribuição de energia, manutenções na parte elétrica e intervenções em baixa tensão, assim como para trabalhos em sua proximidade, identificando riscos inerentes e medidas de controle cabíveis, de forma a garantir a integridade das pessoas, das instalações e do meio ambiente", explica João Neto.

Com carga horária de 40 horas aulas,  o profissional formado por este curso deverá ser capaz de: Identificar e analisar os riscos inerentes aos trabalhos executados em instalações alimentadas em alta tensão ou em suas proximidades, pertencentes ao sistema elétrico de consumo ou ao sistema elétrico de potência, aplicando conhecimentos sobre as instalações, comportamento seguro e de procedimentos de análise de riscos, visando definir as medidas de controle cabíveis.

Intervenção
Também identificar as técnicas de intervenção em instalações elétricas de alta tensão energizadas, definindo as medidas de controle adequadas a cada situação de risco identificada, atendendo às normativas técnicas e de segurança pertinentes, especialmente no tocante às prioridades previstas na NR-10, a fim de garantir a segurança dos envolvidos na operação, das instalações e do meio ambiente. Revisar as condições de segurança das instalações, atendendo a procedimentos técnicos específicos, propondo as medidas corretivas necessárias, visando garantir a segurança de seus usuários. 

 Após a qualificação, os profissionais capacitados estarão aptos a elaborar programas de intervenção em instalações elétricas de alta tensão, organizando as equipes de trabalho por tarefa, elaborando as análises de risco e definindo os planos de trabalho. Responderem adequadamente aos diferentes cenários acidentais, elaborando e adotando procedimentos para o Plano de Emergência, para minimizar danos. Foram capacitados os colaboradores da manutenção, oficina eletrônica e SESMT da Santa Casa de Sobral e Hospital do coração

Nenhum comentário:

Postar um comentário