terça-feira, 19 de dezembro de 2017

CSF do Bairro Cidade Doutor José Euclides conta com horto de plantas medicinais

OUÇA ÁUDIO AQUI

O Centro de Saúde da Família (CSF) Terrenos Novos II, situado no Bairro Cidade Doutor José Euclides, ganhou, nessa sexta-feira (15/12), um horto de plantas medicinais. O espaço conta com 12 canteiros de plantas medicinais com princípio ativo que ajudam no tratamento de várias doenças.

Para o enfermeiro Alexandro do Vale, a partir das plantas medicinais a população terá mais um espaço para trabalhar o cuidado com a saúde. “Aqui já é o espaço em que se trabalha a promoção, a recuperação e a reabilitação da saúde do individuo. Esse horto vem como estratégia importante para trabalhar a questão da promoção da saúde e o auto cuidado”, afirmou.

Por meio das oficinas e práticas desenvolvidas pela unidade de saúde, a população compreende melhor a função, as características e o modo de preparar as plantas medicinais, algo que a população já traz de geração em geração.

Para Claudia Santos, moradora do bairro Cidade Doutor José Euclides, os ensinamentos de sua avó serão colocados em prática. “É muito importante porque a gente vai tomar chá natural. Nos tempos antigos minha avó dizia que chá do mato é que era remédio”, lembrou.


Essas práticas integrativas realizadas no CSF Terrenos Novos II mostram que o município de Sobral fomenta a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.


Segundo o coordenador da assistência farmacêutica, Ajax Cardozo, “esse trabalho que está sendo feito em Sobral, na parte de fitoterapia, é uma política nacional e o município de Sobral não fica de fora, a gente trabalha para poder estruturar cada vez mais esse trabalho. Estamos de braços abertos para apoiar e ajudar essas práticas que trazem benefícios para população de Sobral”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário