Momento da abertura do evento no auditório do DEPE da Santa Casa de Misericórdia de Sobral |
Na noite da terça-feira (23), teve início a XVII Jornada da Enfermagem e a II Jornada Multiprofissional da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), com o tema “Boas práticas no cuidado em saúde sob o olhar da interdisciplinaridade”. A jornada tem como objetivo divulgar as boas práticas para funcionamento de serviços de saúde, fundamentados na qualificação profissional da assistência, na humanização da atenção e gestão, na redução e controle de riscos aos usuários e meio ambiente. O evento contou com a presença de mais de 120 participantes, que submeteram 87 trabalhos científicos produzidos na Santa Casa, sendo 50 selecionados para compor os Anais das jornadas e sete indicados a prêmio.
O momento aconteceu nas dependências do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da instituição. A solenidade de abertura foi conduzida pela presidente do evento, Drª. Lucila Maria de Albuquerque (Diretora da Enfermagem/SCMS), que destacou a importância da assistência multiprofissional e parabenizou a enfermagem pela semana alusiva à esta categoria.
Dentre os ilustres presentes, esteve o Bispo Diocesano Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, que fez o registro dos 100 anos da bênção da pedra fundamental, marco inicial do projeto de construção da Santa Casa. Na ocasião, parabenizou parabenizou o Hospital pelo 92 anos de fundação, que desde então tem como causa maior de existência a misericórdia ao próximo.
Dentre os ilustres presentes, esteve o Bispo Diocesano Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, que fez o registro dos 100 anos da bênção da pedra fundamental, marco inicial do projeto de construção da Santa Casa. Na ocasião, parabenizou parabenizou o Hospital pelo 92 anos de fundação, que desde então tem como causa maior de existência a misericórdia ao próximo.
Foto: Divulgação |
Em seguida, a palavra foi concedida ao Padre Francisco Júnior Melo (Diretor Geral/SCMS) que trouxe a mensagem de compromisso e amor no fazer de cada profissão e da necessidade de parcerias entre profissionais e gestores em prol do sucesso da Instituição. Logo depois, o Prof. Dr. Vicente Pinto (Diretor do DEPE/SCMS), fortaleceu o sentido do servir, do bem servir, finalizando com o agradecimento a todos que cooperaram com o evento. Também estavam presentes à solenidade de abertura os diretores da Santa Casa: Audízio de Almeida Aguiar (Financeiro)Zózimo Medeiros (Administrativo), , Dr. Cristiano Araújo Costa (Técnico), os representantes das Residências Médicas e Multiprofissionais, respectivamente, Dr. Juvenal Linhares e Prof. Ms. José Henrique Linhares.
A programação cultural foi realizada por residentes colaboradores nos processos de Educação Permanente, James Cândido e Carol. Na sequência, a palestra magna foi conduzida pela Profª Drª Michelle Alves Vasconcelos Ponte, com a temática “Boas Práticas em Saúde”, que encantou o público presente.
Temas
Temas
Na manhã da quarta-feira (24), aconteceu a palestra “Gestão da Qualidade num Hospital de Ensino”, com a professora Lidyane Parente Arruda, mestre e doutoranda em Cuidados Clínicos em Saúde, pela UECE; a mesa redonda “Gestão do Risco Hospitalar” composta pelos Gerentes de Riscos Antonio Neudimar Bastos Costa, da Santa Casa de Sobral, João Kildery Silveira Teófilo, do Hospital Regional Norte e Giovanna Randal Pompeu Silveira Veras do Hospital do Coração. A programação também contemplou a oferta de seis minicursos, todos voltados para o tema central das Jornadas.
Texto: Otávia Aragão ( Tec. Assuntos Educacionais Educação Permanente/DEPE-SCMS)
Fotos: Rosiane Marques
Nenhum comentário:
Postar um comentário