terça-feira, 30 de maio de 2017

Residentes Multiprofissionais de Urgência e Emergência promovem educação em saúde como estratégia de reflexão a respeito do SUS

Foto: Divulgação
Tomando como base um dos princípios organizativos que ordena o Sistema Único de Saúde - SUS a participação popular aponta-se para a relevância da importância de inserção do usuário do sistema de saúde, nas discussões sobre seu tratamento e formulação de políticas públicas em defesa dos direitos a saúde. Diante disso o programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência(RMUE) da Santa Casa de Misericórdia de Sobral/CE composto por profissionais de diversas áreas como enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e farmacêuticos exercem um papel fundamental no cuidado ao paciente em internação hospitalar, possibilitando enquadra-se, nas discussões do processo saúde/doença e se inserido no contexto socioeconômico, através da construção e reconstrução de conhecimentos e atitudes além do aperfeiçoamento teórico prático dos residentes através da inclusão de discussões teóricos práticas sobre diferentes temáticas, dentre elas, o Sistema Único de Saúde-SUS.



Foto: Divulgação

A ação foi desenvolvida durante o mês de abril de 2017 na enfermaria de cuidados Clínicos e Traumato-ortopédicos São Joaquim pelas Residentes Multiprofissionais, Emanuella Macêdo (enfermeira), Cristina Ingrid Aguiar (Fisioterapeuta), Clarisse Silva (enfermeira), Karla Orlany (nutricionista) e Rita Patricia Machado (Fisioterapeuta) junto aos acompanhantes/cuidadores dos pacientes internados no setor em questão, através de uma roda de conversa onde os mesmos foram questionados sobre o significado do SUS, sua criação, seus princípios e formas de participação nas decisões comunitárias em saúde. 
Ainda como tema os mesmos foram questionados sobre o SUS que temos atualmente e o SUS que se quer para o futuro. Percebeu-se uma certa falta de informações relacionadas além das temáticas SUS e seus princípios. Dessa maneira, a RMUE vem a somar no serviço, estimulando os acompanhantes de pacientes a desenvolver uma reflexão ativa e crítica do processo de construção do SUS, aprimorando assim o processo de aprendizagem. Destaca-se que a experiência possibilitou aos residentes desenvolver habilidades reflexivas sobre o SUS juntamente com acompanhantes no âmbito hospitalar, sendo uma prática viável a ser realizada neste contexto. 

Texto: Rita Patricia Machado (Fisioterapeuta/Residente RMUE/SCMS-INTA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário