terça-feira, 9 de maio de 2017

Programas beneficiam bebês prematuros em Sobral

Na redeterapia, bebês prematuros são colocados em redes do tamanho deles (Fotos: Marcelino Júnior )
Os bebês prematuros, que nascem antes das 37 semanas de gestação, são pequenos, têm baixo peso e precisam de cuidados especiais para a respiração e alimentação. Na UTI Neonatal 2 da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, além de todos os cuidados médicos necessários, os internos contam com várias ações de humanização que aproximam a família e aceleram o processo de recuperação das crianças.
De acordo com Renides Brasil, coordenadora da UTI Neonatal, "as mães sempre ficam muito felizes e agradecidas com esse trabalho. Tentamos mostrar que a UTI Neonatal não é um lugar de sofrimento e dor, mas também de celebração por vidas em plena recuperação". Ainda segundo a coordenadora, essas técnicas, associadas a outros tratamentos humanizados, contribuem muito para o pleno desenvolvimento dos internos.
 
Foto: Marcelino Júnior
"A maior parte dos bebês prematuros que nascem na Santa Casa de Sobral são filhos de mães adolescentes, ou vêm das mais de 60 cidades circunvizinhas atendidas pelo hospital. Mas, apesar dos atendimentos de saúde nos municípios, muitas dessas mães não fazem corretamente o pré-natal para identificar alguma alteração na criança e evitar que nasçam antes do tempo normal, o que algumas vezes pode gerar a prematuridade", informa. Com suporte para atender cerca de 25 crianças por mês, a UTI Neonatal 2, da Santa  Casa, possui dez leitos disponíveis para a cobertura da região Norte, que possui outra U.T.I Neonatal em atividade, instalada no Hospital Regional. O tempo médio de internação dos bebês na Santa Casa vai de um a dois meses. O que, vez ou outra, gera superlotação. Geralmente, o perfil de crianças que aqui chegam vem de nascimentos prematuros, na maioria, com seis meses.

(com informações do Diário Regional)
via Blog Sobral em Revista

Nenhum comentário:

Postar um comentário