terça-feira, 18 de abril de 2017

Nova droga é aprovada para tratamento da discinesia tardia

O Food and Drug Administration (FDA), agência regulatória dos EUA para medicamentos, acaba de aprovar a droga valbenazine (nome comercial Ingrezza) para o tratamento de adultos com discinesia tardia. Este é o primeiro medicamento aprovado pelo FDA para esta condição.

A aprovação do valbenazine foi baseada em um ensaio clínico com 234 participantes, que comparou a nova droga com placebo. Após seis semanas, os participantes que receberam valbenazine tiveram melhora na gravidade de movimentos involuntários anormais em comparação com aqueles que receberam placebo.

Em relação aos efeitos colaterais graves, o FDA alerta que a droga pode causar sonolência e problemas cardíacos (prolongamento do intervalo QT). Por isso, seu uso deve ser evitado em pacientes com síndrome de QT longo congênito ou com batimentos cardíacos anormais associados a um intervalo QT prolongado.

Além disso, pacientes em tratamento com valbenazine não devem dirigir, operar máquinas pesadas ou fazer outras atividades perigosas até que se saiba como a droga afetá-los.

Discinesia tardia
A discinesia tardia é uma doença neurológica caracterizada por movimentos involuntários repetitivos, geralmente da mandíbula, dos lábios e da língua. Algumas pessoas afetadas também experimentam movimento involuntário das extremidades ou dificuldade respiratória.

É um efeito secundário grave, muitas vezes observado em pacientes tratados com medicamentos antipsicóticos durante longos períodos para doenças crônicas, como a esquizofrenia e o transtorno bipolar, ou para depressão.

Além disso, a discinesia tardia também pode ocorrer em pacientes que tomam medicamentos para distúrbios gastrointestinais e outras condições. Não está claro por que algumas pessoas desenvolvem essa condição e outras não.

Pebmed
Vanessa Thees  

Nenhum comentário:

Postar um comentário