quarta-feira, 5 de abril de 2017

Médico oftalmologista da Santa Casa de Sobral integra corpo editorial de revista científica internacional

Publicação EC Ophthalmology tem grande relevância para a comunidade científica oftalmológica. Hospital incentiva o ensino, a pesquisa e extensão
Oftalmologista da Santa Casa de Misericórdia de Sobral há 12 anos e coordenador do Instituto da Visão do hospital, o médico Paulo Pierre Filho foi convidado a participar do conselho editorial do grupo internacional E Cronicon open access, que contempla várias revistas da área médica e está na base de dados PubMed (Medline). Integrado por pesquisadores de todo o mundo, a revista EC Ophthalmology possui apenas 5 brasileiros, sendo ele o único do Nordeste do Brasil entre a grade de editores, formada em sua maior parte por pesquisadores americanos.
Hospital de ensino, a Santa Casa incentiva o ensino, a pesquisa e a extensão. Atualmente, o médico Paulo Pierre vem atuando em um projeto de pesquisa em parceria com o também oftalmologista Ribamar Fernandes, responsável técnico pelo Banco de Olhos do hospital e estudantes do Curso de Medicina da UFC, campus Sobral. A pesquisa trata de transplante e doação de córneas e está na fase de coleta de dados.
O médico Paulo Pierre explicou que o corpo editorial do grupo internacional E Cronicon open access é responsável pelo gerenciamento, revisão e escolha dos artigos que serão publicados. “Nós entramos para o rol dos revisores da revista e temos oportunidade de publicar novos artigos, o que é academicamente algo muito relevante”.
“Tudo que for publicado sobre o assunto terá passado pela nossa avaliação. Essa referência internacional é extremamente importante, evidenciando o trabalho que realizamos na Santa Casa de Sobral”, destacou. De acordo com ele, é uma alegria e uma responsabilidade. “Estou satisfeito porque mesmo com todas as dificuldades de financiamento à pesquisa e estrutura, somos reconhecidos”, destacou.
O convite é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido em outros periódicos, onde já atuava na função de revisor para os internacionais British Journal of Ophthalmology e Indian Journal of Ophthalmology, além dos nacionais Arquivos Brasileiros de Oftalmologia e Revista de Ciências Médicas-PUCCAMP. Ele conta também com 33 artigos científicos publicados na PubMed, base de dados acadêmica disponível para o mundo inteiro.

Fonte: http://stacasa.com.br/site/
Terezinha Fernandes (Assessoria de Imprensa/SCMS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário