domingo, 19 de março de 2017

Os sintomas de Alzheimer - Drª Juliana Martins (Médica Geriatra)

Você esqueceu onde você colocou suas chaves. Ou você não consegue lembrar o nome de uma atriz de um filme particular que você gosta muito. Ou talvez você está confiando mais e mais em notas para lembrar-se que você precisa fazer tarefas importantes. Se você se identificou está sofrendo de Alzheimer?

Na maioria dos casos, a resposta é provavelmente não. A maioria de nós, à medida que envelhecemos, tem a experiência de alguma perda “normal” de memória, aqueles irritantes “momentos de branco”. O esquecimento das chaves não é motivo de preocupação, mas esquecer para que as teclas do telefone são usadas, no entanto, pode ser. Com isto em mente, se você ou um ente querido está tendo problemas de memória que parecem estar piorando mais rapidamente ou acontecendo com muito mais freqüência do que antes, talvez seja hora de visitar o seu médico.

A seguir, alguns sinais de alerta da doença de Alzheimer, juntamente com ressalvas que você deve ter em mente:

Esquecimento. Pessoas com Alzheimer precoce muitas vezes encontram-se regularmente esquecendo informações importantes que acabaram de aprender. Por outro lado, provavelmente não há necessidade de se preocupar com lapsos ocasionais, como esquecer sua carteira ou o esquecimento de nomes – estes tipos de lapsos de memória são normais e acontecem a maioria das pessoas à medida que envelhecem.

Dificuldade em completar tarefas. Pessoas com Alzheimer precoce podem não ser capazes de lembrar os passos necessários para cozinhar uma refeição ou usar um programa de computador. No entanto, esquecer o que você estava indo fazer ou falar no meio do caminho, não é incomum quando isso acontece de vez em quando.

Desorientação. Se você se perder no seu bairro, ou sentir que não sabe como chegar em casa porque você esqueceu onde você está e como você chegou lá, esses são sinais que podem indicar a presença de Alzheimer. Mas lembre-se, estas duas questões são muito diferentes do que simplesmente esquecer onde estavam indo, o que pode acontecer a qualquer um de tempos em tempos.

Extravio de objetos. Colocar objetos em lugares estranhos – como as chaves do carro no microondas, ou o seu secador de cabelo na máquina de lavar – pode ser um sinal da doença de Alzheimer. Não se preocupe se você ou seu amado temporariamente esquecem onde está as chaves ou uma bolsa, por exemplo.

Lapsos de julgamento. Se você perceber que você ou seu ente querido começou a exibir alguns comportamentos estranhos – como colocar roupas de cama pesadas em um dia quente ou usar a mesma roupa dia após dia, ou ainda, dar muito dinheiro a mendigos ou pessoas desconhecidas, há motivo para suspeitar de Alzheimer.


Drª Juliana Martins - Geriatria / CRM 12113
Marque sua consulta: (88) 36772310 ou 36772311
Rua: Maestro José Pedro, 407 - Centro - Sobral-CE
(Instituto Neurológico São Lucas) - 















Foto: Marcildo Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário